domingo, 17 de junho de 2018

BID recomenda que burocracia seja digitalizada na América Latina


A digitalização dos processos burocráticos reduz a corrupção e pode diminuir os custos dos governos da América Latina e do Caribe, apontou um estudo divulgado nesta pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O relatório "Fim dos Trâmites Eternos: Cidadãos, Burocracia e Governo Digital" revelou que a realização presencial de procedimentos custa até 40 vezes mais aos governos locais do que um serviço equivalente feito em uma plataforma digital.
Por esse motivo, o BID recomendou aos países da região dar passos para evoluir na digitalização da democracia. Enquanto na União Europeia é possível iniciar 81% dos processos pela internet, na América Latina apenas 7% das pessoas realizaram seu último procedimento burocrático através de ferramentas digitais.
Além disso, a análise do BID descobriu que somente a metade dos processos é resolvida em apenas uma interação entre cidadão e órgão público. Em mais de 25% deles são precisos pelo menos três interações entre as partes.
Os pesquisadores também descobriram que o custo da burocracia é maior para as pessoas de menor renda, já que elas têm menos flexibilidade em seus horários de trabalho e perdem dinheiro quando precisam passar horas nas filas dos órgãos públicos.
Para atenuar a situação, o BID aconselhou os governos da região a eliminar procedimentos "desnecessários, redundantes e obsoletos", destinando assim recursos para a digitalização da burocracia.
"Esse estudo apresenta um roteiro para fazer reformas de simplificação e digitalização de trâmites focados na experiência dos cidadãos e fazendo uso estratégico de instrumentos digitais", afirmou a gerente do Departamento de Instituições para o Desenvolvimento do BID, Ana María Rodríguez-Ortiz.
EFE


Teatro completo