Brasil não avançou em índice internacional da avaliação da educação e o ambiente escolar pode estar relacionado a este quadro.
Os casos de bullying, indisciplina e solidão dentro
das escolas do Brasil ocorrem em percentuais acima da média internacional, de
acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla
em inglês). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (3) pela Organização
para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Para a OCDE, o ambiente pouco receptivo
afeta o desempenho dos estudantes. Os resultados do
Pisa 2018 do Brasil apontam que 68% dos
estudantes não sabem o básico de matemática; 50,1% apresentam
baixo desempenho em leitura e 55,3%, baixo desempenho
em ciência.
"As escolas não são apenas locais
onde se aprende conteúdo, mas também espaços de desenvolvimento social e
emocional", aponta o documento da OCDE.
Para 29% dos estudantes
brasileiros que participaram da avaliação, há ofensas nas escolas. Outros 41% dizem perder tempo de
aula por causa da indisciplina e 13% relataram
se sentir sempre sozinhos durante o período escolar.
O
Pisa é uma avaliação mundial com provas de leitura,
matemática e ciência. Além disso, os estudantes, professores, diretores
de escolas e pais respondem a questionários. São estes questionários que trazem
o diagnóstico das escolas. A mais recente edição, de 2018, foi aplicada a
10.691 alunos de 638 escolas do Brasil.
De
acordo com os dados do Pisa 2018:
·
29% dos estudantes brasileiros relataram terem sofrido bullying. A média da OCDE é de
23%
·
41% dos estudantes disseram que há indisciplina nas
salas: os professores precisam esperar muito tempo até a sala se acalmar. No
Brasil, eles tiveram 19 pontos a menos em leitura do que os estudantes que não
relataram este cenário
·
50% dos estudante faltaram a
pelo menos um dia de aula e 44% chegaram atrasados na quinzena que
antecedeu o Pisa. A média da OCDE é 21% e 48%
·
23% dos estudantes no Brasil concordam ou concordam plenamente que se
sentem sozinhos na escola. A média
da OCDE é 16%.
·
13% dos estudantes brasileiros afirmam que se
sentem sempre tristes na escola
Camila
de Moraes, analista de educação da OCDE, ressalta que os estudantes que
relataram ter indisciplina em sala de aula tiveram desempenho 19 pontos abaixo
dos demais.
"Alunos de escolas com mais disciplina tendem a
ir melhor em provas de leitura, porque o tempo escolar é gasto com
aprendizagem, e não para conter os estudantes. Quem sofre bullying tende a
faltar mais à escola e, por isso, perdem mais conteúdo" – Camila de Moraes,
analista de educação da OCDE
Para
a OCDE, não basta que os estudantes atinjam altos níveis de proficiência nas
áreas de conhecimento, mas também é importante que se sintam felizes,
confidentes e integrados.
Como o Pisa avaliou o ambiente escolar?
A
OCDE avaliou como os estudantes se sentem no ambiente escolar considerando três
dimensões: o senso de pertencimento à escola, a habilidade de superar falhas e
a satisfação com a vida.
Sobre
indisciplina, no questionário os estudantes responderam a perguntas como:
"Os alunos não ouvem o que o professor diz ”; "Há barulho e
desordem"; “O professor precisa esperar muito tempo para os alunos se
acalmarem”; “Os alunos não podem estudar bem"; e "Os alunos não
começam a estudar após um longo tempo após o início da aula".
"Um clima escolar positivo é pré-requisito para
o melhor desempenho dos alunos e um forte indicador de desenvolvimento social e
emocional", afirma o documento.
O
desenvolvimento da habilidade emocional é, inclusive, uma das competências
gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que pretende orientar a
educação no Brasil. A BNCC do ensino infantil e fundamental foi aprovada em
2017 e,
do ensino médio, em 2018.
Como é feito o Pisa?
·
O
Pisa é uma avaliação mundial feita em
dezenas de países, com provas de leitura,
matemática e ciência, além de educação financeira e um questionário com
estudantes, professores, diretores e escolas e pais;
·
O resultado é divulgado a cada três anos –
a edição mais recente foi aplicada em 2018 com uma amostra de 600 mil
estudantes de 15 anos de 80 países diferentes. Juntos, eles representam cerca
de 32 milhões de pessoas nessa idade;
·
No Brasil, 10.691 alunos de 638 escolas
fizeram a prova em 2018. São 2.036.861 de estudantes, o que representa
65% da população brasileira que tinha 15 anos na data do exame;
·
O
mínimo de escolas exigidas pela OCDE é 150;A prova
é aplicada em um único dia, é feita em computadores, e tem duas horas de
duração. As questões são objetivas e discursivas;
·
A
cada edição, uma das três disciplinas principais é o foco da avaliação – na edição de 2018, o foco é na leitura;
·
O Brasil participou de todas as edições do
Pisa desde sua criação, em 2000, mas continua muito abaixo da
pontuação de países desenvolvidos e da média de países da OCDE, considerada uma
referência na qualidade de educação.
Do G1.globo.com
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