Dawn Prince-Hughes diz que aprendeu a ser humana com os gorilas.
Ela tem Síndrome de
Asperger, uma forma branda de autismo, e desde criança apresentava dificuldade
de interação social.
À medida que crescia, foi
vítima de bullying na escola, se envolveu com drogas e acabou indo morar na
rua, se tornando dançarina de shows eróticos para sobreviver.
Em entrevista à jornalista
Jo Fidgen, do programa de rádio Outlook, da BBC, Prince-Hughes conta como uma
ida ao zoológico mudou sua vida.
Ela não só aprendeu com os
gorilas as regras sociais do comportamento humano, como acabou se tornando uma
respeitada antropóloga especializada em etologia e primatologia, autora de
vários livros.
Aos 36 anos, a americana
Dawn Prince-Hughes foi diagnosticada com Síndrome de Asperger, condição também
conhecida como autismo de alto desempenho.
Embora tenha as habilidades
intelectuais preservadas, quem tem Asperger pode apresentar dificuldade de
interação social - sobretudo, de interpretar o comportamento de outras pessoas.
O diagnóstico dela pode ter
sido tardio, mas desde a infância Prince-Hughes teve que lidar com os desafios
impostos pela condição, como a sensibilidade sensorial.
"Tudo era mais intenso
para mim do que para as outras pessoas. A luz era mais brilhante; o som mais
alto; o toque, doloroso; minhas roupas arranhavam, embora o tecido fosse
macio."
Ela também apresentava
padrões repetitivos de comportamento:
"Eu queria que as
coisas fossem muito previsíveis, a gente tinha que fazer tudo num determinado
horário, pegar um determinado caminho para a escola", relembra.
E acabou se tornou um alvo
fácil para outras crianças que praticavam bullying na escola.
"Eles pensavam que eu
era uma aberração. E entrei em uma espécie de espiral decadente, à medida que
me sentia cada vez mais rejeitada. Quanto mais estranha eu me tornava, mais
eles me rejeitavam."
O fato é que o bullying foi
se tornando mais agressivo, o que levou Prince-Hughes a beber como forma de
lidar com a situação - ela conta que tomava vinho entre uma aula e outra.
"Eu bebia muito. As
coisas se tornaram perigosas para mim na escola. As pessoas começaram a me
atacar fisicamente, ameaçando me matar."
Foi assim que, aos 16 anos,
ela acabou largando os estudos e indo morar na rua.
"Eu simplesmente
comecei a vagar por aí, ia para qualquer lugar com qualquer pessoa que tivesse
uma casa ou me oferecesse drogas e álcool", conta. "Eu só queria
ficar drogada ou chapada. Era tudo o que eu queria fazer até morrer. Só ficava
olhando meu relógio esperando a hora de morrer."
E por cinco anos, essa foi
sua vida. Até que foi convidada para ser dançarina de um Peep Show.
"As pessoas colocavam
moedas em uma máquina, e uma janela se abria - por 25 centavos você teria, sei
lá, 20 segundos, para ver as dançarinas nuas no palco", explica.
"Eu era a mulher
selvagem. Costumava usar peles de animais, um biquíni micro e corria como um
animal selvagem; me lembro de saltar pelo palco."
E, quando recebeu seu
primeiro pagamento, ela decidiu ir ao zoológico.
"Eu estava apavorada.
Para alguém com Asperger, a ideia de pegar um ônibus, receber o troco certo,
interagir com outras pessoas - todas essas pequenas coisas são aterrorizantes.
Mas consegui chegar ao zoológico."
Ela só não podia imaginar
que sua vida estava prestes a dar uma grande guinada.
Ao avistar os gorilas pela
primeira vez, ela conta que teve uma epifania.
"Imediatamente percebi
que eram seres que me entenderiam, e que eu os entenderia. Ali, perto deles,
com todas as informações sensoriais chegando, o som que era muito alto, a luz
demasiado brilhante - tudo apaziguou. E eu descansei pela primeira vez na minha
vida", revela.
Prince-Hughes percebeu que
tinha algo em comum com os gorilas:
"Eles são muito
lentos. Fazem tudo de forma deliberada. A comunicação humana acontece rápido
demais, e não há nada de frenético em relação aos gorilas."
"Sempre achei difícil
o contato visual porque quando você olha realmente para alguém, a quantidade de
informação que vai e volta é uma experiência intensa. Quando vi os gorilas pela
primeira vez, eles ficavam apenas olhando para mim por cima do ombro. Era nessa
velocidade que eu precisava ir", afirma.
Depois daquele dia,
Prince-Hughes voltaria ao zoológico sempre que podia. E começou a devorar toda
informação que encontrava sobre gorilas.
"Eu só queria estar
com eles. É engraçado porque as pessoas que estão no espectro (do autismo),
quando se interessam por algo, precisam saber tudo sobre aquilo. É por isso que
deve ter tantos professores dentro do espectro que não foram
diagnosticados", brinca.
Logo, ela começaria a
trabalhar como voluntária no zoológico. E foi por meio da observação dos
gorilas que ela diz ter aprendido as regras sociais da convivência humana:
"Eu senti, observando
os gorilas, que a interação social podia ser muito significativa. Tive essa
sensação de repente de querer compartilhar mais com outras pessoas. E copiei o
que os gorilas faziam."
"Por exemplo, quando
vi que um gorila estava triste, e outro gorila veio e deu um tapinha nas costas
dele. Só isso bastou, e ele foi embora. Eu copiei esse comportamento e usei em
uma situação na minha vida, funcionou muito bem. Foi a primeira vez que me
senti realmente confortável estendendo a mão e tentando confortar alguém,
fazendo esse tipo de contato", explica.
E um dos momentos mais
marcantes da sua relação com os gorilas a pegou de surpresa.
Ela conta que estava
concentrada colocando morangos na jaula para alimentá-los, quando de repente um
dos animais - chamado Congo - tocou seu dedo.
"Foi simplesmente o
momento mais mágico da minha vida. Senti que o toque era algo maravilhoso e
essencial, e até então eu não gostava. Soube naquele momento que era possível
apreciar o toque de outro ser vivo."
Foi assim que um mundo novo
se abriu para Prince-Hughes - um mundo em que o contato com outros humanos e
regras sociais não parecia mais tão aterrorizante.
Ao mesmo tempo, seu
profundo conhecimento sobre o comportamento dos gorilas começou a chamar
atenção. E o diretor de pesquisa do zoológico a procurou para saber quais eram
seus planos para o futuro:
"O futuro? Meus
planos? Eu nunca tinha pensado nisso. E ele disse: 'Você deveria ir para a
escola'. Minha reação imediata foi muito negativa. Eu nunca voltaria para a
escola, aquele lugar horrível e cruel."
"Mas ele falou: 'Vamos
ver o que podemos fazer. Por que você não faz alguns cursos básicos? Sem compromisso,
só para ver como vai ser'. E com a ajuda dele, comecei a faculdade",
relembra.
Prince-Hughes é hoje
doutora em Antropologia, especializada em etologia e primatologia.
Ela escreveu ainda vários
livros sobre seu trabalho com os gorilas e a experiência de ser diagnosticada
com autismo.
"É engraçado que fui
acusada de antropomorfizar gorilas. Mas acho que, na verdade, o que fiz foi
atribuir características dos gorilas aos seres humanos. Eu não via todos esses
atributos maravilhosos nos seres humanos até enxergá-los nos gorilas",
avalia.
"Os gorilas me deram
meu lado humano."
Da BBC
_ _ _ _ _ _
No mecanismo de busca do site amazon.com.br, digite "Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia” e acesse os 24 livros da coleção. Ou clique aqui.
No mecanismo de busca do site amazon.com.br, digite "Antônio Carlos dos Santos" e acesse dezenas de obras do autor. Ou clique aqui.
Clique aqui para acessar os livros em inglês. |
-----------
Para saber mais, clique aqui. |
Para saber mais, clique aqui. |
Coleção Greco-romana com 4 livros; saiba aqui. |
Coleção Educação e Democracia com 4 livros, saiba aqui. |
Coleção Educação e História com 4 livros, saiba mais. |
Para saber sobre a Coleção do Ratinho Lélis, clique aqui. |
Para saber sobre a "Coleção Cidadania para crianças", clique aqui. |
Para saber sobre esta Coleção, clique aqui. |
Clique aqui para saber mais. |
Click here to learn more. |
Para saber mais, clique aqui. |
Para saber mais, clique aqui. |
Para saber mais, clique aqui. |
Para saber mais, clique aqui. |
As obras do autor que o
leitor encontra nas livrarias amazon.com.br:
A
– LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS:
Livro 1. As 100 mais belas fábulas da
humanidade
Livro 2. O dia em que as crianças
decidiram lutar contra o câncer de mama
Livro 3. O vovô vai ao médico
Livro 4. O coelhinho que aprendeu a
dizer as coisas
Livro 5. Ui Gur – o ursinho que
libertava livros
Livro 6. Bichinhos felizes
Livro 7. Telas? Só com saúde –
Computadores: entre a liberdade e a escravidão
Livro 8. O dia em que as víboras,
através das telas, escravizaram as corujinhas – dramaturgia
Livro 9. Bullying, as lágrimas de Deus
– dramaturgia
Livro 10. Anhangá, o espírito protetor
da natureza: a lenda indígena – dramaturgia
I – Coleção Educação, Teatro e Folclore
(peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O coronel e o juízo final
Livro 2. A noite do terror
Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo
roqueiro
Livro 4. Cobra Honorato
Livro 5. A Mula sem cabeça
Livro 6. Iara, a mãe d’água
Livro 7. Caipora
Livro 8. O Negrinho Pastoreiro
Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo
Livro 10. Saci Pererê
II – Coleção Infantil (peças teatrais
infanto-juvenis):
Livro 1. Não é melhor saber dividir?
Livro 2. Eu compro, tu compras, ele
compra
Livro 3. A cigarra e as formiguinhas
Livro 4. A lebre e a tartaruga
Livro 5. O galo e a raposa
Livro 6. Todas as cores são legais
Livro 7. Verde que te quero verde
Livro 8. Como é bom ser diferente
Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo
de Chamberleim
Livro 10. Quem vai querer a nova escola
III – Coleção Educação, Teatro e
Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. A bruxa chegou... pequem a
bruxa
Livro 2. Carrossel azul
Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo
não agrada ninguém
Livro 4. O dia em que o mundo apagou
IV – Coleção Educação, Teatro e
História (peças teatrais juvenis):
Livro 1. Todo dia é dia de
independência
Livro 2. Todo dia é dia de consciência
negra
Livro 3. Todo dia é dia de meio
ambiente
Livro 4. Todo dia é dia de índio
V – Coleção Teatro Greco-romano (peças
teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O mito de Sísifo
Livro 2. O mito de Midas
Livro 3. A Caixa de Pandora
Livro 4. O mito de Édipo.
VI – Coleção A bruxinha de mil caras
ensina a viver melhor
Livro 1: Planejar
Livro 2: Organizar
Livro 3: Estudar
Livro 4: Exercitar
Livro 5: Leitura
Livro 6: Cultura
Livro 7: Meditar
Livro 8: Interagir
Livro 9: Fazer amigos
Livro 10: Respeito e motivação.
VII – Coleção Cidadania para crianças
Direitos das crianças
Livro 1: Gratidão, a lei do universo
Livro 2: A honestidade vale a pena
Livro 3: O anjinho que semeava
tolerância
Livro 4: O menino que disse não ao
bullying
Livro 5: Toda criança tem direitos
Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos
respirar
Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava
queijo
Livro 8: Educação de qualidade é
direito das crianças
Livro 9: Respeitando as leis de
trânsito a cidade fica legal
Livro 10: A união faz a força
Sustentabilidade ambiental
Livro 11: Um dos maiores tesouros da
terra, a água
Livro 12: A preservação do meio
ambiente
Livro 13: Dez maneiras de ajudar a
preservar o meio ambiente
Livro 14: A árvore faz o meio ambiente
sorrir
Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar
‘bom dia’ ao meio ambiente
Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a
reciclagem
Livro 17: Lixo, o supervilão do meio
ambiente
Livro 18: Com o saneamento básico o
meio ambiente fica feliz
Livro 19: O dia em que a coruja de
pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição
Livro 20: Os tempos difíceis da
quarentena
Democracia, liberdades e constituição
O ratinho Lélis explica:
Livro 21: O que é democracia?
Livro 22: O que são eleições
Livro 23: O que é política?
Livro 24: O que são partidos políticos?
Livro 25: Censura X Liberdade de
expressão?
Livro 26: Ditadura X Liberdades
individuais?
Livro 27: Redes sociais e democracia?
Livro 28: Minorias e democracia?
Livro 29: O que é abuso do poder
econômico?
Livro 30: O que é demagogia?
Livro 31: O que é ética?
VIII – Coleção Mundo contemporâneo
Livro 1: O jacaré debate educação e
oportunidades
Livro 2: O puma explica trabalho e
renda
Livro 3: A anta luta contra o
aquecimento global
Livro 4: O tucano denuncia a corrupção
e os narcoterroristas
Livro 5: O bicho-preguiça e a migração
Livro 6: O sapinho Krock na luta contra
a pandemia
Livro 7: A onça pintada enfrenta as
queimadas na Amazônia e no Pantanal
Livro 8: A harpia confronta o racismo
Livro 9: A ariranha combate a pobreza e
a desigualdade
Livro 10: O boto exige democracia e
cidadania
IX – Coleção As mais belas lendas dos
índios da Amazônia
Livro 1: Boitatá
Livro 2: O boto
Livro 3: O caipora
Livro 4: O cairara
Livro 5: A cidade encantada
Livro 6: O curupira
Livro 7: A galinha grande
Livro 8: O guaraná
Livro 9: Iara, a mãe d’água
Livro 10: O lobisomem
Livro 11: A mandioca
Livro 12: A princesa do lago
Livro 13: Saci-Pererê
Livro 14: O uirapuru
Livro 15: O velho da praia
Livro 16: O velho e o bacurau
Livro 17: A vitória-régia
Livro 18: O açaí
Livro 19: As amazonas
Livro 20: Mapinguari
Livro 21: Matinta Perera
Livro 22: Muiraquitã
Livro 23: O rio Amazonas
Livro 24: Anhangá
X – Coleção Filosofia para crianças
Livro 1: O que é filosofia?
Livro 2: A filosofia do amor
Livro 3: O aviãozinho feliz
Livro 4: O trenzinho feliz
Livro 5: A lagartinha feliz
Livro 6: A borboletinha feliz
Livro 7: O encontro com Pitágoras
Livro 8: A vida em um pinguinho de água
Livro 9: O pequeno ponto azul
Livro 10: Gentileza, o mel da vida
XI – Coleção Ciência e espiritualidade
para crianças
Livro 1: Panda Zen e a menina azeda
Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor
Livro 3: Panda Zen e as mudanças
Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as
outras
Livro 5: Panda Zen e a estrelinha
cintilante
Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta
Livro 7: Panda Zen e o teste das 3
peneiras
Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da
vovó
Livro 9: Panda Zen e os cabelos
penteados
Livro 10: Panda Zen e a magia da vida
feliz
Livro 11: Panda Zen e as paixões
enganosas
Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e
a ação
Livro 13: Panda Zen e o mais importante
Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano
Livro 15: Panda Zen e a indecisão
Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume
Livro 17: Panda Zen e a busca da
identidade
Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e
a omissão
Livro 19: Panda Zen e o trabalho
Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade
XII – Coleção Ensinando as crianças e
seus papais a pensar
Livro 1: O segredo da felicidade
Livro 2: A gentileza pode tudo
Livro 3: A mulher bela e rica e sua
irmã feia e pobre
Livro 4: O pequeno cachorro zen
Livro 5: O pequeno gato zen
Livro 6: O pequeno panda zen
Livro 7: O pequeno sapo zen
Livro 8: É melhor pensar antes de falar
Livro 9: Os desafios são necessários
Livro 10: A paz é a base de tudo
XIII – Amazon
collection: the green paradise
Book 1 - The
amazon rainforest
Book 2 - The
jaguar (A onça pintada)
Book 3 - Macaw
(Arara-canindé)
Book 4 - Golden
Lion Tamarin
Book 5 - The
button (O boto)
Book 6 - Frogs
Book 7 - Heron
(Garça-real)
Book 8 -
Swallowtail (Saí-andorinha)
Book 9 -
Jacaretinga
Book 10 - Harpy
Book 11 - Tapir
(Anta)
Book 12 -
Snakes
Book 13 - Puma
Book 14 - Sloth
(Bicho Preguiça)
Book 15 -
Toucan (Tucano-toco)
Book 16 -
Amazonian Caburé
Book 17 -
Pisces
Book 18 -
White-faced spider monkey
Book 19 - Irara
Book 20 - Red
macaw
Book 21 - Otter
(Ariranha)
XIV – The
cutest pets on the planet collection
Book 1 - Black
Eyes, the panda bear
Book 2 - The
happy kitten
Book 3 - The
aquarium fish
Book 4 - Doggy,
man's best friend
Book 5 - The
feneco
Book 6 - The
rabbit
Book 7 - The
chinchilla
Book 8 - The
Greenland Seal
Book 9 - The
dolphin
Book 10 - The owl
B
- TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
XV –
ThM-Theater Movement:
Livro 1. O
teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de
teatro
Livro 2. 555 exercícios, jogos e
laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia
Livro 3. Amor de elefante
Livro 4. Gravata vermelha
Livro 5. Santa Dica de Goiás
Livro 6. Quando o homem engole a lua
Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de
Maiakovski
Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20
contos dramáticos
Livro 9: Teatro total: a metodologia
ThM-Theater Movement
Livro 10: Respiração, voz e dicção:
para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram
a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios
Livro 11: Lampião e Prestes em busca do
reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o
coronel tornado um fora da lei
Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira
que incendeia é a mesma que ilumina
Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos
de Aylan Kurdi
Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e
matemática na escola de filosofia que mudou o mundo
Livro 15: Irena Sendler, minha Irena
Livro 16: O juiz, a comédia
Livro 17: A comédia do mundo perfeito
Livro 18: O dia do abutre
Livro 19: A chibata
Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai
Gogol – accountability pública, fiscalização e controle
Livro 21: A noite mais escura: o
hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil
XVI – Shakespeare & accountability
Livro 1: Medida por medida, ensaios
sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça
Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre
a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 3: A liderança e a oratória em
Shakespeare
Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a
inveja destroi pessoas, famílias e organizações
Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre
a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 6: Ética & Governança à luz
de Shakespeare
C
- PLANEJAMENTO
XVII – Planejamento estratégico e
administração
Livro 1: Quasar K+ planejamento
estratégico
Livro2: Ouvidoria pública: instrumento
de participação e aprofundamento da democracia
Livro 3: Pregão: economia e eficácia na
administração pública
Livro 4: Comunicação estratégica: da
interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e
em situações de extrema pressão
Livro 5: As máximas do empreendedor
Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar
segundo Rodoux Faugh
D
– OUTROS
XVIII – A pena e o amor como espada
Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus –
romance
Livro 2: Moving Letters – a arte de
escrever bem
Livro 3: Sobre flores e amores – poemas
Livro 4: 300 maneiras corajosas de
dizer bom dia
Livro 5: Revolucione amando
incondicionalmente
Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto
Livro 7. A coroa de mil espinhos -
poemas
Sobre o autor
Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador
das seguintes metodologias:
©Planejamento Estratégico
Quasar K+;
©ThM – Theater Movement; e
©Teatro popular de bonecos
Mané Beiçudo.
Acompanhe o autor no facebook e nos
blogs:
1. Cultura e educação:
culturaeducacao.blogspot.com/
2. Teatro popular:
teatromanebeicudo.blogspot.com/
3. Planejamento:
https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/
4. Educação
infantil: https://letrinhasgigantes.blogspot.com/