sexta-feira, 25 de abril de 2025

A resistência cultural durante a ditadura militar brasileira


           Durante os anos sombrios da ditadura militar no Brasil (1964-1985), em que a liberdade de expressão foi severamente cerceada e a censura se instaurou como política de Estado, a cultura brasileira viveu um de seus momentos mais paradoxais: ao mesmo tempo em que era reprimida, florescia em resistência, inteligência e coragem. Não foram poucos os artistas que ousaram enfrentar o autoritarismo, não com armas, mas com palavras, música, imagens e encenações carregadas de significado. Essa resistência cultural se revelou essencial não apenas como denúncia das injustiças, mas como ferramenta de mobilização, educação e transformação social. E hoje, ao olharmos para trás, encontramos nessa história uma fonte profunda de inspiração, mostrando que mesmo sob opressão, a arte é capaz de abrir janelas para a liberdade.

O teatro foi, sem dúvida, um dos palcos mais vibrantes dessa resistência. Em São Paulo, o Teatro de Arena desempenhou papel central, ao apresentar peças engajadas, politizadas e críticas. Sob direção de nomes como Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri, o Arena optou por levar à cena o cotidiano do povo brasileiro, suas dores e contradições, frequentemente camuflando críticas sociais em alegorias para driblar a censura. Peças como Arena Conta Zumbi (1965) e Arena Conta Tiradentes (1967) são exemplos claros de como o teatro foi usado para discutir temas de liberdade, opressão e identidade nacional, mesmo em tempos de vigilância e repressão.

Outro polo de resistência foi o Teatro Oficina, também em São Paulo, liderado por José Celso Martinez Corrêa, o lendário Zé Celso. Transgressor, visionário e irreverente, Zé Celso usava o corpo, a palavra e a música para provocar reflexões intensas sobre a condição humana, a política e a liberdade. Peças como O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, adaptada por ele em 1967, tornaram-se atos públicos de desafio à ordem vigente. O Oficina transformou o palco em trincheira cultural e espiritual, desafiando não só a censura, mas as próprias estruturas formais do teatro convencional.

No centro-oeste brasileiro, um movimento singular também se erguia: o Teatro Espantalho, em Goiânia, foi uma das frentes de resistência mais criativas e resilientes fora do eixo Rio-São Paulo. Criado em meio ao conservadorismo político e social da região, o Espantalho unia estudantes, professores e artistas na criação de peças que discutiam temas sociais, sempre utilizando metáforas e simbolismos como estratégias de sobrevivência cultural. Um de seus principais dramaturgos, Antônio Carlos dos Santos, é figura de destaque da resistência cultural brasileira. Suas peças, como O Carrasco, O Dia do Abutre e A Chibata, foram sistematicamente proibidas pela Divisão de Censura do Departamento de Polícia Federal, por tratarem diretamente da repressão, da tortura e da corrupção.

Antônio Carlos não apenas escreveu textos potentes, como também desenvolveu metodologias criativas e pedagógicas que serviram de base para a formação de artistas e cidadãos críticos. A primeira delas, chamada MAT – Mindset, Ação e Teatro, propunha uma abordagem integrada entre o pensamento crítico, o agir coletivo e a arte teatral como meio de despertar a consciência política e emocional. A MAT transformava o teatro em ferramenta de empoderamento, permitindo que jovens e adultos compreendessem suas realidades e se sentissem protagonistas de suas histórias, mesmo em meio ao silêncio imposto pelo regime.

Outra inovação metodológica criada por ele foi o ThM – Theater Movement, que combinava o teatro com movimentos corporais inspirados na dança, no cotidiano do trabalhador e nas expressões populares. O objetivo era acessar a memória corporal dos atores e espectadores, fazendo com que a experiência artística fosse mais visceral e libertadora. Com isso, o teatro deixava de ser apenas um lugar de fala e se tornava um lugar de sentir, de recordar e de transformar. A ciência hoje confirma a eficácia dessas abordagens: segundo estudos em neurociência cognitiva e educação (como os de António Damásio e Howard Gardner), as experiências sensório-motoras têm grande poder de fixação e aprendizagem significativa.

A terceira metodologia desenvolvida por Antônio Carlos foi o TBMB – Teatro de Bonecos Mané Beiçudo, uma genial adaptação do teatro da commedia dell’art ao contexto brasileiro, especialmente voltado ao público infantil, popular e corporativo. Usando personagens caricatos, com linguagem simples e humor mordaz, as histórias abordavam questões como injustiça social, opressão e valores éticos. O boneco Mané Beiçudo, figura icônica desse movimento, era uma espécie de “trickster” rural: meio ingênuo, meio malandro, que sempre acabava desmascarando os poderosos com sua esperteza e bom senso. O uso dos bonecos também permitia que temas sensíveis fossem tratados de forma indireta, escapando do radar da censura enquanto educavam e conscientizavam.

Além do teatro, outras expressões culturais também se ergueram em resistência: a música, a literatura, o cinema e até mesmo as artes visuais. Artistas como Geraldo Vandré, Chico Buarque, Raul Seixas, Elis Regina, Nara Leão e Milton Nascimento foram vozes fundamentais que atravessaram gerações. Suas canções tornaram-se hinos da luta democrática, embora muitas tenham sido censuradas ou vetadas em sua época. Essas músicas, entretanto, foram passadas de mão em mão, cantadas em reuniões secretas, estudadas nas universidades e mantidas vivas pela memória coletiva do povo.

A resistência cultural não era apenas sobre protesto, mas sobre preservação de identidade e esperança. Ao manter viva a cultura popular, os contadores de histórias, os poetas de cordel, os sambistas de raiz, os artistas plásticos que pintavam murais e grafites, todos contribuíam para afirmar que a alma brasileira não poderia ser silenciada. Como mostram estudos da UNESCO sobre cultura e resistência, a arte em contextos autoritários é uma forma de afirmação existencial, um modo de dizer: “Estamos aqui, somos humanos, pensamos, sentimos e resistimos”.

Hoje, ao relembrarmos essas histórias, não o fazemos apenas por saudosismo ou homenagem. O fazemos porque elas nos ensinam que mesmo nas horas mais escuras, a arte é luz. E mais do que isso: é bússola, é farol, é ponte para o futuro. A resistência cultural durante a ditadura militar brasileira é um exemplo poderoso de como a criatividade pode ser mais forte que o medo, e como o espírito humano pode encontrar, na cultura, as ferramentas para sobreviver, lutar e florescer.

Portanto, que as gerações atuais e futuras conheçam essas histórias não como lendas do passado, mas como inspiração para os desafios do presente. Que os palcos, as salas de aula, os centros culturais e as comunidades reconheçam na arte um território de liberdade, e nos artistas da resistência não apenas mártires, mas mestres da coragem, da pedagogia e da humanidade. Porque, como ensina Antônio Carlos dos Santos, “enquanto houver arte, haverá resistência; e enquanto houver resistência, haverá esperança”.

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O autor:

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A – LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS:

Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade

Livro 2. O dia em que as crianças decidiram lutar contra o câncer de mama

Livro 3. O vovô vai ao médico

Livro 4. O coelhinho que aprendeu a dizer as coisas

Livro 5. Ui Gur – o ursinho que libertava livros

Livro 6. Bichinhos felizes

Livro 7. Telas? Só com saúde – Computadores: entre a liberdade e a escravidão

Livro 8. O dia em que as víboras, através das telas, escravizaram as corujinhas – dramaturgia

Livro 9. Bullying, as lágrimas de Deus – dramaturgia

Livro 10. Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena – dramaturgia

 

I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. O coronel e o juízo final

Livro 2. A noite do terror

Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro 

Livro 4. Cobra Honorato

Livro 5. A Mula sem cabeça

Livro 6. Iara, a mãe d’água

Livro 7. Caipora

Livro 8. O Negrinho Pastoreiro

Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo

Livro 10. Saci Pererê

 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. Não é melhor saber dividir?

Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra

Livro 3. A cigarra e as formiguinhas

Livro 4. A lebre e a tartaruga

Livro 5. O galo e a raposa

Livro 6. Todas as cores são legais

Livro 7. Verde que te quero verde

Livro 8. Como é bom ser diferente

Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim

Livro 10. Quem vai querer a nova escola

 

III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa

Livro 2. Carrossel azul

Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém

Livro 4. O dia em que o mundo apagou

 

IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):

Livro 1. Todo dia é dia de independência

Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra

Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente

Livro 4. Todo dia é dia de índio

 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. O mito de Sísifo

Livro 2. O mito de Midas

Livro 3. A Caixa de Pandora

Livro 4. O mito de Édipo.

 

VI – Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor

Livro 1: Planejar

Livro 2: Organizar

Livro 3: Estudar

Livro 4: Exercitar

Livro 5: Leitura

Livro 6: Cultura

Livro 7: Meditar

Livro 8: Interagir

Livro 9: Fazer amigos

Livro 10: Respeito e motivação.

 

VII – Coleção Cidadania para crianças

Direitos das crianças

Livro 1: Gratidão, a lei do universo

Livro 2: A honestidade vale a pena

Livro 3: O anjinho que semeava tolerância

Livro 4: O menino que disse não ao bullying

Livro 5: Toda criança tem direitos

Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos respirar

Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava queijo

Livro 8: Educação de qualidade é direito das crianças

Livro 9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal

Livro 10: A união faz a força

Sustentabilidade ambiental

Livro 11: Um dos maiores tesouros da terra, a água

Livro 12: A preservação do meio ambiente

Livro 13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente

Livro 14: A árvore faz o meio ambiente sorrir

Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente

Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem

Livro 17: Lixo, o supervilão do meio ambiente

Livro 18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz

Livro 19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição

Livro 20: Os tempos difíceis da quarentena

Democracia, liberdades e constituição

O ratinho Lélis explica:

Livro 21: O que é democracia?

Livro 22: O que são eleições

Livro 23: O que é política?

Livro 24: O que são partidos políticos?

Livro 25: Censura X Liberdade de expressão?

Livro 26: Ditadura X Liberdades individuais?

Livro 27: Redes sociais e democracia?

Livro 28: Minorias e democracia?

Livro 29: O que é abuso do poder econômico?

Livro 30: O que é demagogia?

Livro 31: O que é ética?

 

VIII – Coleção Mundo contemporâneo

Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades

Livro 2: O puma explica trabalho e renda

Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global

Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas

Livro 5: O bicho-preguiça e a migração

Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia

Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal

Livro 8: A harpia confronta o racismo

Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade

Livro 10: O boto exige democracia e cidadania

 

IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia

Livro 1: Boitatá

Livro 2: O boto

Livro 3: O caipora

Livro 4: O cairara

Livro 5: A cidade encantada

Livro 6: O curupira

Livro 7: A galinha grande

Livro 8: O guaraná

Livro 9: Iara, a mãe d’água

Livro 10: O lobisomem

Livro 11: A mandioca

Livro 12: A princesa do lago

Livro 13: Saci-Pererê

Livro 14: O uirapuru

Livro 15: O velho da praia

Livro 16: O velho e o bacurau

Livro 17: A vitória-régia

Livro 18: O açaí

Livro 19: As amazonas

Livro 20: Mapinguari

Livro 21: Matinta Perera

Livro 22: Muiraquitã

Livro 23: O rio Amazonas

Livro 24: Anhangá

 

X – Coleção Filosofia para crianças

Livro 1: O que é filosofia?

Livro 2: A filosofia do amor

Livro 3: O aviãozinho feliz

Livro 4: O trenzinho feliz

Livro 5: A lagartinha feliz

Livro 6: A borboletinha feliz

Livro 7: O encontro com Pitágoras

Livro 8: A vida em um pinguinho de água

Livro 9: O pequeno ponto azul

Livro 10: Gentileza, o mel da vida

 

XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças

Livro 1: Panda Zen e a menina azeda

Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor

Livro 3: Panda Zen e as mudanças

Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras

Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante

Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta

Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras

Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó

Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados

Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz

Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas

Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação

Livro 13: Panda Zen e o mais importante

Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano

Livro 15: Panda Zen e a indecisão

Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume

Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade

Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão

Livro 19: Panda Zen e o trabalho

Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade

 

XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar

Livro 1: O segredo da felicidade

Livro 2: A gentileza pode tudo

Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre

Livro 4: O pequeno cachorro zen

Livro 5: O pequeno gato zen

Livro 6: O pequeno panda zen

Livro 7: O pequeno sapo zen

Livro 8: É melhor pensar antes de falar

Livro 9: Os desafios são necessários

Livro 10: A paz é a base de tudo

 

XIII – Amazon collection: the green paradise

Book 1 - The amazon rainforest

Book 2 - The jaguar (A onça pintada)

Book 3 - Macaw (Arara-canindé)

Book 4 - Golden Lion Tamarin

Book 5 - The button (O boto)

Book 6 - Frogs

Book 7 - Heron (Garça-real)

Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha)

Book 9 - Jacaretinga

Book 10 - Harpy

Book 11 - Tapir (Anta)

Book 12 - Snakes

Book 13 - Puma

Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça)

Book 15 - Toucan (Tucano-toco)

Book 16 - Amazonian Caburé

Book 17 - Pisces

Book 18 - White-faced spider monkey

Book 19 - Irara

Book 20 - Red macaw

Book 21 - Otter (Ariranha)

 

XIV – The cutest pets on the planet collection

Book 1 - Black Eyes, the panda bear

Book 2 - The happy kitten

Book 3 - The aquarium fish

Book 4 - Doggy, man's best friend

Book 5 - The feneco

Book 6 - The rabbit

Book 7 - The chinchilla

Book 8 - The Greenland Seal

Book 9 - The dolphin

Book 10 - The owl


XV – Collection “Folk legends play with numbers”

Book 1: Saci plays with numbers

Book 2: The Werewolf plays with decimal numbers

Book 3: The Headless Mule plays with addition Book 4: Yara plays with subtraction

Book 5: Cobra Honorato plays with additions of tens

Book 6 : Cuca plays with subtractions from tens

Book 7: O Negrinho shepherd plays with multiplication

Book 8: Romãozinho plays with division

Book 9: Caipora plays with geometry

Book 10: Cairara plays with measurements

 

XVI – Coleção Planeta Criança

Livro 1 – O meu planeta

Livro 2 – Os meus oceanos

Livro 3 – A minha floresta

  

B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS

XVII – ThM-Theater Movement:

Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro

Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia

Livro 3. Amor de elefante

Livro 4. Gravata vermelha

Livro 5. Santa Dica de Goiás

Livro 6. Quando o homem engole a lua

Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski

Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos

Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement

Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios

Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei

Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina

Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi

Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo

Livro 15: Irena Sendler, minha Irena

Livro 16: O juiz, a comédia

Livro 17: A comédia do mundo perfeito

Livro 18: O dia do abutre

Livro 19: A chibata

Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle

Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil

 

XVIII – Shakespeare & accountability

Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça

Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações 

Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare

Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações

Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações

Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare

 

C - PLANEJAMENTO

IX – Planejamento estratégico e administração

Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico

Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia

Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública

Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão

Livro 5: As máximas do empreendedor

Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh

Livro 7: Mindset, Ação e Teatro - MAT: a nova estratégia do sucesso profissional: teoria e 370 exercícios, jogos e laboratórios teatrais 

 

D – OUTROS

XX – A pena e o amor como espada

Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance

Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem

Livro 3: Sobre flores e amores – poemas

Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia

Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente

Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto

Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas

 

Sobre o autor

Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias:

©Planejamento Estratégico Quasar K+;

©ThM – Theater Movement; e

©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo. 

Acompanhe o autor no facebook e nos blogs:

1.   Cultura e educação: culturaeducacao.blogspot.com/

2.   Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/

3.   Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/

4. Educação infantil: https://letrinhasgigantes.blogspot.com/


https://www.amazon.com/author/antonio santos


antoniocarlosescritor1@gmail.com