segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Contos de fadas: a única verdade da vida.


"Os contos de fadas são assim. Uma manhã, a agente acorda e diz: "era só um conto de fadas..." E a gente sorri de si mesma. Mas, no fundo, não estamos sorrindo. Sabemos muito bem que os contos de fadas são a única verdade da vida". Antoine de Saint-Exupery

É verdade: fábulas não são contos de fada, apesar de, tanto uma como a outra, apostarem na fantasia e na extensão do imaginário. Mas, se Saint-Exupery afirma que os contos de fadas "são a única verdade da vida", as fábulas têm - ao longo do tempo - mostrado que são muito mais: porque, além de espraiar a imaginação, ensinam e perpetuam as lições que permitiram à humanidade chegar ao atual estágio de desenvolvimento.

As 100 maisbelas fábulas da humanidade é um livro especial.
Condensa em um só volume o referencial teórico sobre o assunto, as principais fábulas já elaboradas desde os idos de antes de Cristo, enfocando este rico, mágico e onírico universo.
Desta forma, conceitos e definições, as principais características deste gênero literário, o panorama da evolução das fábulas através dos tempos até romper no Brasil dos dias presentes, todo este referencial teórico encontra-se sistematizado e hierarquizado no primeiro capítulo.
Este capítulo apresenta uma panorâmica de como este gênero mantêm-se sintonizado com a atualidade: Monteiro Lobato, Millôr Fernandes, Rodoux Faugh, Manuel Maria Barbosa du Bocage, este escrita e, ainda, Esopo e Jean de La Fountaine.
O segundo capítulo mergulha no universo do mais importante escritor de fábulas de todos os tempos: o grego Esopo – o grande precursor. No total são mais de cem narrativas ilustradas expressando todas as nuances e facetas desta modalidade artística que provoca, instiga e ensina.
Para comprar o livro, clique aqui.