quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Em 5 anos, houve mais assassinatos no Brasil que na Síria, diz estudo


Em 2015, 58.383 pessoas foram assassinadas no Brasil. Equivale a dizer que o país teve um assassinato a cada 9 minutos, ou que 160 pessoas morreram de forma violenta e intencional por dia. No período de 2011 a 2015, o país matou mais pessoas que a Síria: foram 278.839 brasileiros mortos pela violência, número ainda maior que os 256.124 mortos pela guerra.

Os dados inéditos fazem parte do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que será lançado no dia 3 de novembro pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Dos mais de 58 mil mortos, estima-se que só 8% dos casos tenham sido solucionados.

Além de divulgar os dados de 2015, o anuário também revisou os de 2014; foram 59.086 homicídios registrados naquele ano, número maior que o divulgado anteriormente, de 58,5 mil.


Por isso, embora o dado de 2015 seja 1,2% menor que o de 2014, não dá para falar em redução das mortes violentas intencionais, conceito que engloba os crimes de homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte, mortes causadas por confronto com as polícias e policiais mortos.

'Usamos como base as informações enviadas pelos Estados, e eles sempre atualizam. Pode ser que esse número de 2015 também aumente. Então não falamos em queda, mas em estabilização dos homicídios', explica Samira Bueno, diretora-executiva Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Nas estatísticas da violência, o Brasil também se destaca tanto no alto número de policiais que matam quanto dos que morrem. Em 2015, enquanto Honduras e África do Sul tiveram, respectivamente, 98 e 582 vítimas que morreram por violência policial, a polícia brasileira acumula 3.345 mortes.


Por outro lado, entre 2009 e 2015, 733 policiais foram assassinados em serviço no Brasil, mais que o dobro do registrado nos EUA, 344. Já o número de policiais que morreram fora de serviço no Brasil— em folga ou trabalhando em 'bicos' para complementar a renda' — subiu de 186 em 2009 para 290 em 2015, alta de 55%. De 2009 a 2015 1.839 policiais foram assassinados fora do horário de expediente.

Não dá para comparar esse número com o de outros países, segundo Samira, uma vez que o fato de existir policiais que trabalham em outras atividades é uma espécie de 'jabuticaba' brasileira.


Governo

O alto número de homicídios no Brasil está no centro da agenda do governo federal esta semana. O presidente Michel Temer convocou para esta sexta-feira uma reunião com representantes de todos os Poderes para tratar de segurança pública no país. Após o debate entre Executivo, Legislativo e Judiciário, devem participar do encontro os presidentes do Senado, Renan Calheiros; da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia. Também são esperados o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e os ministros da Justiça, Alexandre de Moraes; da Defesa, Raul Jungmann; e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sergio Etchegoyen.

Enquanto o país não tem uma política clara para reduzir homicídios, o governo Temer descumpre determinação do Tribunal de Contas da União, que estabeleceu prazo até o início de outubro para que o Ministério da Justiça encaminhasse um plano de ação para implementar o Programa Nacional de Redução de Homicídios, carro-chefe da política de segurança pública da presidente afastada Dilma Rousseff.


Violência nos Estados

Outro dado apontado pelo estudo é que, em 2015, Sergipe ultrapassou Alagoas e tornou-se o Estado mais violento do país em número de mortes violentas.

A taxa de mortes intencionais a cada grupo de 100 mil pessoas subiu 18,2% em Sergipe de 2014 para 2015 e chegou a 57,3, bem acima da taxa do Brasil, que é de 28,6 mortes intencionais violentas a cada grupo de 100 mil pessoas.

Alagoas, por outro lado, teve a maior redução entre os Estados, de -20,8%, ao passar da taxa de 64,1 mortes violentas intencionais a cada grupo de 100 mil pessoas em 2014 para 50,8 em 2015. Mesmo com a retração, Alagoas é o Estado com a segunda maior taxa de mortes violentas a cada 100 mil habitantes.

No Ceará, a taxa caiu de 50,8 para 46,1 mortes violentas intencionais a cada grupo de 100 mil pessoas, baixa de 9,2%.

Rio Grande do Norte registrou a terceira maior taxa de mortes violentas intencionais, 48,6 por grupo de 100 mil habitantes, apresentando também o maior crescimento na taxa (39,1%).


Os Estados que registraram as menores taxas de mortes violentas intencionais foram São Paulo (11,7), Santa Catarina (14,3) e Roraima (18,2). No total, em 2015, foram mortas 5.196 pessoas em São Paulo, 622 (10,7%) a menos do que no ano anterior.

Santa Catarina e Roraima, embora estejam entre as menores taxas de mortes violentas intencionais, apresentaram crescimento de 4,5% e 15,9%, respectivamente.

Letalidade policial

A cada dia, ao menos 9 pessoas foram mortas por policiais no Brasil em 2015, o que totaliza 3.345 pessoas. O número é 6,3% superior ao registrado no ano anterior e 'demonstra um padrão de atuação que precisa ser revisto urgentemente', de acordo com o Fórum de Segurança Pública.

Considerando-se os números absolutos, São Paulo e Rio de Janeiro concentram sozinhos 45% do total de mortes decorrentes de intervenções policiais registrado no país. Foram 848 mortes em São Paulo e 645 no Rio, em 2015.

As maiores taxas de letalidade policial registradas no último ano foram nos estados de Amapá (5), Rio de Janeiro (3,9) e Alagoas (2,9).

Ligia Guimarães, no Valor Online/SP

___________________


Você não pode deixar de ler Amor e ódio, não esqueçamos de Aylan Kurdi


A peça teatral “Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi” é um tríler que retrata a atual crise migratória no continente europeu.

O embate das civilizações - a histórica rivalidade entre os extremistas que utilizam o radicalismo religioso para destilar ódio e intolerância, a busca dos fundamentalistas pela hegemoniado pensamento - compõe o substrato em que se desenvolve a trama.

O Estado Islâmico decide promover, na Alemanha, o ato terrorista que ficaria marcado, na história da humanidade, como o maior e mais aterrador de todos os já perpetrados no planeta.
 

Contextualizando a filosofia e a geopolítica, a história e as ciências sociais, as políticas de estado e o planejamento estratégico, as personagens movimentam-se provocando, desafiando o leitor a mergulhar fundo na reflexão sobre os mais caros valores à cultura cristã-ocidental: a democracia e a liberdade, a justiça e aos direitos individuais.

Três mulheres homossexuais protagonizam tensas e intensas discussões sobre este traumático universo onde imperam - por maiores que tenham sido os avanços na política – a cólera, o ódio, a intransigência, o sectarismo, a desmedida violência e o fanatismo.

Mulás, imãs, califas, aiatolás, fundamentalismo islâmico de um lado; do outro, as experiências autoritárias no ocidente como o nazismo e o comunismo, a KGB e a Stasi, estruturando o cenário que alimenta a besta-fera da violência, embasa o fortalecimento do nacionalismo, o fechamento das fronteiras, a construção de muros, o desprezo pela cultura do ‘outro’, pelas referências do ‘estranho’, o desdém para com a dor e o suplício por que passam os refugiados e excluídos.

Os terroristas do EI planejam explodir seis bombas nucleares em Berlim, pulverizando a Alemanha e destruindo toda a Europa central. Conseguirão levar a cabo o plano terrífico? Nesta ambientação são sopesados os debates sobre a beleza e a fealdade, o ódio e o amor, o autoritarismo e a democracia, a sexualidade e as liberdades individuais, o fundamentalismo islâmico e os direitos civis.

Kazal al-Atassi - a poeta que teve os membros amputados e o corpo desfigurado por atentados terroristas sofridos na Síria – e sua ex-companheira, Manal al-Atassi, cuja descomunal beleza hipnotiza e encanta, são suspeitas de integrar a brigada terrorista do Estado Islâmico. Anna Decker, a oficial da inteligência militar encarregada de desvendar a sórdida trama. Bismarck Adenauer, ex agente da Stasi, a agência de inteligência da antiga República Democrática Alemã. E mais os personagens saídos das sombras da CIA e da KGB, do Mossad e das agências russa e chinesa...
 

Mergulhe, caro leitor, neste tríler que – ao denunciar a mais grave crise migratório desde a 2ª Grande Guerra - interage, de maneira vibrante e perturbadora, a realidade e a ficção. 


Para saber mais, aqui