quinta-feira, 6 de julho de 2023

Conheça as celebridades do cinema que já escreveram livros


Nem todo livro escrito por uma estrela de cinema é necessariamente uma autobiografia. Disso as livrarias já estão abarrotadas, com inúmeras publicações de atores chorosos contando suas histórias tristes. Felizmente algumas celebridades tem mais que isso para nos apresentar, e escondido entre as prateleiras das lojas, se esconde diversos títulos escritos por artistas que esboçam talento também do outro lado da câmera. Embora alguns desses livros soem mais como uma boa ideia que foi mal executada, outros são surpreendentemente bons. A ponto de ter chegado a lista dos mais vendidos.

Aqui estão alguns livros escritos por celebridades do cinema que, de uma forma ou de outra, merecem a sua atenção, mesmo que você não goste do trabalho deles na telona.

Gillian Anderson – Uma Visão do Fogo
Quando ela não está negando a existência de vida extraterrestre em Arquivo X, Gillian Anderson está reclusa em seu sótão escrevendo livros. O seu primeiro trabalho foi recebido com entusiasmo pelos fãs que encontraram em sua escrita uma narrativa densa, facilmente relacionada a série que protagonizou.

Em meio a um incidente diplomático que pode ter consequências catastróficas para o mundo oriental como o conhecemos, acompanhamos a especialista Caitlin O’Hara, psicóloga infantil contratada sob sigilo absoluto por um renomado embaixador que, após passar pelo trauma de uma tentativa de assassinato, vê a sua filha desenvolver estranhas atitudes após o acontecimento. A jovem Maanik começa a se autoflagelar, falar línguas obscuras e cometer outras excentricidades dignas da menina do filme ‘O Exorista’. Enquanto luta para salvar a própria filha, o embaixador Ganak Pawar precisa agir como representante da Índia no palco das Nações Unidas para evitar uma tensa guerra nuclear que arma suas trincheiras contra o Paquistão na região da Caxemira.

Com o tempo, a psicóloga O´Hara vem a descobrir que Maanik não é a única jovem a apresentar esses sintomas, e logo surge dezenas de outros jovens com problemas similares em lugares diferentes do mundo. E agora eles podem estar lidando com uma questão bem mais nociva do que as armas nucleares apontadas para os seus países.
O primeiro romance de Gillian Anderson, protagonista da série Arquivo X no papel da agente Scully, é um thriller de ficção científica de proporções épicas (Editora Leya).

Ethan Hawke – Quarta-Feira de Cinzas
Esse é o segundo livro do ator indicado ao Oscar, Ethan Hawke. Uma história que modela os seus personagens cofiantes no cinema, e um roteiro digno de ser transformado em filme.

Escrito pelo ator de cinema Ethan Hawke, que estrelou o filme ‘Sociedade dos Poetas Mortos’, ‘Quarta-Feira de Cinzas’ é um romance ágil e envolvente, que mostra os bastidores de um relacionamento tumultuado, algo muito comum na sociedade americana do século XXI.

Protagonizado por um casal de personagens que se amam, mas acabam se separando, o autor mostra, primeiramente como Jimmy e Christy sobrevivem separados. Ele afoga suas mágoas em bebidas e drogas, enquanto ela tenta fugir de tudo e voltar para o Texas, onde passou grande parte de sua vida. (Editora Ediouro)

Chris Colfer – Terra De Histórias: O Feitiço Do Desejo
Apesar de ter apenas 25 anos de idade, Chris Colfer, mais conhecido como o Kurt Hummel da série de TV Glee, está estabelecendo uma reputação literária para coincidir com sua premiada carreira de ator.

Os irmãos gêmeos Alex e Conner estão vivendo os piores dias de suas vidas. Para tentar alegrá-los, no aniversário de 12 anos, a avó os presenteia com o antigo livro de histórias que o pai costumava ler para eles, quando crianças, antes de dormir. E a magia volta a tomar conta da vida dos dois – de verdade! Assim como Alice chegou ao País das Maravilhas após cair num buraco do coelho, Alex e Conner são sugados pelo livro e vão parar dentro do mundo dos contos de fadas. Lá, descobrem o que aconteceu com os personagens após o “E foram felizes para sempre!”. Cachinhos Dourados, por exemplo, é uma fugitiva, Chapeuzinho Vermelho tem seu próprio reino e Cinderela, agora rainha, está prestes a se tornar mãe.

Mesmo em meio a tantas surpresas, os gêmeos não têm tempo a perder: precisam voltar para casa antes que o livro se feche e a mãe dê queixa do desaparecimento deles. Para que o Feitiço do Desejo se cumpra, Alex e Conner têm de desvendar as pistas deixadas em um diário. Eles só não podiam imaginar que mais alguém estava no rastro e faria de tudo para atravessar para o mundo real no lugar deles: a Rainha Diabólica. (Editora Benvirá)


Para saber sobre o livro, clique aqui.


Steve Martin – Nascido para Matar… De Rir
Steve Martin passou décadas nos arrancando risadas com filmes que povoaram a Sessão da Tarde, e conseguiu manter a mesma pegada agindo como escritor. Além de produzir ensaios excelentes, ele também surpreende passeando por diversos outros gêneros, incluindo o infantil.

Em meados dos anos 70. o nome de Steve Martin estourou no cenário da comédia nos Estados Unidos. Em 1978, ele já atraia as maiores plateias da história da stand-up comedy. Em 1981. deixou os palcos para sempre. O que este livro conta, nas palavras do próprio Martin, é “por que eu fui parar na stand-up e por que eu sai de lá”. Martin mostra todo o sacrifício, disciplina e originalidade que fizeram dele um ícone e que continuam transparecendo no seu trabalho até hoje. Um livro muito divertido. Uma obra-prima de quem leva a sério a profissão de fazer rir.

Diferente da imagem louca que cultivamos de Martin pelo seu trabalho na TV, neste livro ele revela-se com um homem reservado, pensativo e com um apetite voraz por conhecimento em diversas áreas. Suas memórias com certeza irão surpreendê-lo. (Matrix Editora)

Hugh Laurie – O Vendedor de Armas
O ator Hugh Laurie estava tão preocupado com o seu trabalho na série House, que ele inicialmente apresentou a sua primeira publicação sob um pseudônimo. Mas logo a aclamação universal do livro trouxe o homem mais conhecido como Dr. Gregory House para fora do seu casulo.

Quando Thomas Lang, ex-militar de elite, recebe uma proposta de 100 mil doláres para assassinar um empresário norte-americano, ele decide alertar a futura vítima – uma boa ação que não ficará impune. Em questão de horas, Lang terá de se defender com uma estátua de Buda, jogar cartas com bilionários impiedosos e colocar sua vida nas mãos de mulheres fatais, enquanto tenta salvar uma linda moça e impedir um banho de sangue mundial.

Encontramos nesta história muito do que se vê em um episódio de House, o mau espiríto salvador e a réplica assassina de Hugh Laurie, a serviço de uma intriga apaixonante e de um personagem memorável. Um ator que saiba escrever bem é algo raro, mas Hugh Laurie, misturando humor com uma eficácia hollywoodiana, faz uma entrada talentosa no mundo da literatura. (Editora Planeta)

Para saber mais, clique na capa do livro.


Evangeline Lilly – Os Molambolengos
Evangeline Lilly é uma atriz conhecida por seus importantes papéis tal como a Kate, na premiada série Lost, a elfa Tauriel de O Hobbit, e a Vespa em Homem-Formiga, mas o que muitos não sabem, é que ela também atua como escritora.

Selma é uma garotinha esperta, mas muito mimada. Um dia Selma encontra, por acaso, uma colorida banda de marionetes, Os Molambolengos, que vão ensiná-la que nem sempre as coisas acontecem do jeito que ela quer.

Evangeline Lilly é mais conhecida por seu trabalho como atriz, mas sua paixão mais antiga é a escrita. Os Molambolengos é seu primeiro livro. Ilustrado por Johnny Fraser-Allen, essa excêntrica e visualmente encantadora fábula vai agradar tanto crianças quanto adultos. (Editora Aleph)

Marlon Brando – Fan-Tan
Mais conhecido como o eterno Padrinho do clássico O Poderoso Chefão, o charmoso ator Marlon Brando também já se aventurou pela literatura com esse romance único que resume bem diversos papéis dele no passado.

Fan-Tan e uma obra inédita, saída diretamente da imaginação de um ator que e uma verdadeira lenda: Marlon Brando. Escrito a partir de um roteiro de cinema, o romance tem todas as características de um filme épico. Uma incrível historia de pirataria no seculo XX, que traz todos os elementos de uma boa aventura: perigos no mar, vinganca, prisioneiros rebeldes, criminosas sedutoras e lugares paradisíacos. Um enredo repleto de opostos: amor e ódio, covardia e coragem, lealdade e traição, que revela os tormentos e desejos da alma deste ator brilhante e enigmático. (Editora Nova Fronteira)

Por Fábio Mourão, no Dito pelo Maldito


Para saber mais, clique na capa do livro



_____________

Para saber mais, clique na capa do livro




____________



Clique na capa do livro para saber mais.



Para saber mais, clique na figura

Dramaturgo, o autor transferiu para seus contos literários toda a criatividade, intensidade e dramaticidade intrínsecas à arte teatral. 

São vinte contos retratando temáticas históricas e contemporâneas que, permeando nosso imaginário e dia a dia, impactam a alma humana em sua inesgotável aspiração por guarida, conforto e respostas. 

Os contos: 
1. Tiradentes, o mazombo 
2. Nossa Senhora e seu dia de cão 
3. Sobre o olhar angelical – o dia em que Fidel fuzilou Guevara 
4. O lugar de coração partido 
5. O santo sudário 
6. Quando o homem engole a lua 
7. Anos de intensa dor e martírio 
8. Toshiko Shinai, a bela samurai nos quilombos do cerrado brasileiro 
9. O desterro, a conquista 
10. Como se repudia o asco 
11. O ladrão de sonhos alheios 
12. A máquina de moer carne 
13. O santuário dos skinheads 
14. A sorte lançada 
15. O mensageiro do diabo 
16. Michelle ou a Bomba F 
17. A dor que nem os espíritos suportam 
18. O estupro 
19. A hora 
20. As camas de cimento nu 

___________


Para saber mais, clique na capa do livro

________________

AS OBRAS DO AUTOR QUE O LEITOR ENCONTRA NAS LIVRARIAS amazon.com.br: 

A – LIVROS INFANTO-JUVENIS: 

I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis): 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis): 
Livro 8. Como é bom ser diferente 

III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis): 

IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis): 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis): 

B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
VI – ThM-Theater Movement: