A descoberta de um inédito. Quem escreve sobre algum autor, durante longo tempo, sempre sonha encontrar um inédito dele. Pelo só prazer de ter feito a descoberta. Ou por imaginar que o destino conspirou para que assim tenha sido. Este caso de agora é curioso. Trata-se de um caderno de autógrafos que vai trocando de mãos. Sem que nenhum dos seus anteriores proprietários se tenha dado conta de que o texto de Pessoa, ali escrito, era mesmo um inédito. Talvez porque, em 2005, algo que seria um como que rascunho dele tenha sido publicado em Poemas de Fernando Pessoa, 1915-1920, numa edição de João Dionísio para a Imprensa Nacional – Casa da Moeda, em Portugal. Pensava-se, era mesmo natural, que seria o tal poema sem título que começa pelo verso Cada palavra dita é a voz de um morto. Mas desse rascunho, publicado antes, Pessoa manterá só os dois primeiros versos.
E outros dois, em seguida. Os demais foram reescritos – em alguns casos, alterando radicalmente o próprio sentido original do texto. Ou foram excluídos. Com numerosos acréscimos. Tudo a resultar em algo novo. Para compreender como isso aconteceu, é preciso O caderno de couro vermelho. Em 29 de janeiro de 1913, o jovem José Osório de Castro e Oliveira está No alto mar, a bordo do König Wilhelm II – assim, com letra desenhada de quem acabara de fazer 13 anos, escreve na primeira página daquele caderno.
Presente de sua mãe, Ana de Castro Osório (pioneira na luta pela igualdade dos sexos, em Portugal), por ocasião do aniversário de seu filho Jeca (apelido pela qual o chama), ocorrido há dois dias. Como recordação de sua viagem de regresso à formosa Terra da Pátria, escreve ela. O pai, Paulino e Oliveira, poeta e ativo membro do Partido Republicano, depois de frustrada rebelião em que participou, está residindo no Brasil (onde morreria pouco depois, de tuberculose, em 13 de março de 1914). Apenas mãe e filho viajam, de volta a Portugal.
No alto dessa primeira página está um selo do Deutsches Reich (com carimbo da Linie Hamburg Südamerika, de 30 de janeiro de 1913). E pouco abaixo, escrito à mão, Livro de Autógrafos. No canto inferior esquerdo há hoje, colado, um ex-libris com desenho de castelo cristão medieval com quatro torres e a inscrição, numa bandeira, Força na Paz.
Colada posteriormente, tem-se a impressão. Dado refletir sentimento comum no país a partir da Primeira Guerra, sobretudo. Marca pessoal do José Osório, talvez (a conferir). Seja como for, era mesmo algo então natural, dado ser o ex-librismo usado com frequência no século XIX/princípios do século XX.
Em consulta ao Serviço do Correio Imperial Alemão, se vê que essa companhia transatlântica usava dois grandes navios na rota América do Sul (Buenos Aires, Montevidéu, Rio de Janeiro) – Europa (Lisboa, Hamburgo). O König Friedrich August e o dito König Wilhelm II. A imprensa de Lisboa anunciou em 1º de fevereiro de 1913, um sábado, que este último estava no porto. Vinha do Rio. E seguiria, depois, na direção da Alemanha. Ali, nas gares marítimas de Alcântara, desceram José Osório e sua mãe.
Curioso é que a bordo desse mesmo König Wilhelm II Fernando Pessoa, em férias sabáticas do padrasto, veio pela primeira vez de Durban para Lisboa. Malhas que o Império tece!, disse n’O menino de sua mãe. O jornal O Século de 14 de setembro de 1901 (pág. 4) faz constar: No navio alemão König, vieram de Durban o cônsul [João Miguel dos Santos] Rosa e 3 filhos – que seriam Pessoa (com 13 anos), a irmã Teca (com 5) e o irmão Luiz (com 2). Faltaram, nessa relação, a mãe de Pessoa, dona Maria Magdalena Pinheiro Nogueira; a ama Paciência; e também, para serem enterrados em Portugal, os ossos (ou talvez fossem as cinzas) de uma irmã morta de Pessoa, Magdalena Henriqueta.
Anotações. O jovem José Osório começa, então, a colecionar depoimentos de viajantes daquele navio. Quase todos desconhecidos. Uma argentina, R. (mais sobrenome ilegível), o chama de simpático portuguesito (29 de janeiro de 1913). Outra, Maria Lia Lobo, de simpático compañero (31 de janeiro de 1913). Um argentino, J. Auber, escreve conselhos si tu veux devenir um bonito rapaz (31 de janeiro de 1913). Há mais, no caderno, instigante coincidência. Uma anotação, de 1º de fevereiro de 1913, dirigida Ao meu sobrinho adoptivo José Osório. Assinada por Manuela Nogueira. Uma homônima da sobrinha verdadeira de Pessoa, autora bem conhecida em Portugal. Inquirida sobre esse fato, declarou dona Manuela Nogueira jamais ter ouvido falar de alguém que tivesse o seu mesmo nome. Fica o mistério. Como ensina uma das Regras da Vida de Pessoa, Felizes aqueles para quem o mistério se resume em Padre, Filho e Espírito Santo. Deles é a felicidade.
O menino cresce. Nascido em Setúbal (27 de janeiro de 1900), ainda cedo José Osório se destaca como jornalista, crítico literário e ficcionista. Mais tarde se tornaria escritor de renome, com prefácios usualmente assinados por seu irmão João de Castro Osório. Primeiro ensaio foi Oliveira Martins e Eça de Queiroz (1922). Depois, mais dez livros. Inclusive, editado no próprio ano de sua morte (Lisboa, 3 de dezembro de 1964), História breve da literatura brasileira. Em 1917, já com 17 anos, dá início a publicações literárias nas páginas do jornal A capital. A partir dos anos 1930, torna-se um divulgador da literatura cabo-verdiana e defensor da aproximação entre Portugal e Brasil. Casado com a escritora Raquel Bastos, em 1930, sua filha Isabel (Maria Bastos Osório) de Castro (e Oliveira) foi atriz de sucesso, com vários prêmios no teatro e na televisão, tendo participado em cerca de 50 filmes.
Novas anotações. A partir de 1915, José Osório decide aproximar-se das letras. E usa seu caderno para colher mais depoimentos. Como, sem data, o de Carmem de Burgos (e Segui, Almería, 1867 – Madrid, 1932), que discorre sobre o interesse pela arte. Carmem – jornalista, escritora e ativista dos direitos da mulher espanhola – era, certamente, próxima da mãe de José Osório, Ana Castro. (Artur Ernesto de Santa) Cruz Magalhães (Lisboa, 1864-1928) deixa (também sem data) enigmática frase – Ser bom é saber sofrer.
Talvez uma reflexão sobre sua própria vida. Cruz Magalhães, com numerosos livros publicados, é responsável (sem colaboração do governo) pelo magnífico Museu Bordalo Pinheiro, instalado num anexo de sua residência – na Rua Oriental do Campo 28 de Maio (atual Campo Grande), em Lisboa. E veio a morrer, pouco depois, sem jamais ter tido o reconhecimento que imaginava merecer. Contando-se ainda, nessa relação, três nomes importantes do “Primeiro Modernismo” – que nasceu com a geração da revista Orpheu. A Luiz de Montalvor. Em 1917, Montalvor escreve, no caderno, sobre tempos anteriores à Restauração Portuguesa. E finda com essa afirmação: Filippe II foi o Rembrandt do claro-escuro da Morte… Luiz da Silva Ramos, seu nome verdadeiro, foi assessor de Bernardino (Luís) Machado (Guimarães), Ministro Plenipotenciário de Portugal (em 1912-1915) no Rio de Janeiro, cidade em que nasceu. O mesmo Bernardino que, depois, foi Presidente da República por duas vezes – em 1915/1917 e 1925/1926. Um carioca Presidente de Portugal… Pessoa, que tinha opiniões críticas sobre nosso país (E tu Brasil,“república irmã”, blague de Pedro Álvares Cabral, que nem te queria descobrir – assim disse no Ultimatum), deve ter se divertido com isso. Montalvor, que dirigiu (foi, também, responsável pela introdução) o primeiro número da revista Orpheu, depois dirigiria a revista Centauro. E seria responsável, juntamente com João Gaspar Simões, pela edição das Obras Completas de Pessoa, pela Editora Ática, sete anos depois da morte do amigo – por ele definido como O Ícaro de um sonho. Mais tarde (2 de março de 1947), em gravíssima crise financeira e com problemas familiares, lança-se com seu carro no Tejo. Junto com mulher e filho.
Augusto Ferreira Gomes. Em maio de 1917, Gomes deixa no livro seu poema Hydromel, que começa pelo verso Meu elmo já não brilha em tardes de parada. Augusto Ferreira (de Oliveira Bogalho) Gomes foi administrador das minas do Porto de Mós, jornalista, especialista em artes gráficas e também poeta que escreveu para as revistas Orpheu 3 (que nunca seria editada), Contemporânea e Athena (dirigida por Pessoa). Seu livro Quinto Império teve prefácio escrito por Pessoa. Acabaram se aproximando a partir do interesse de ambos pelo misticismo. Ou pela crença comum na Utopia do Quinto Império. E continuaram amigos, em Lisboa, inclusive depois que Gomes passou a ter relações mais próximas com o primeiro ministro António de Oliveira Salazar. Enquanto Pessoa, ao tomar as dores da Maçonaria, escrevia poemas (censurados) como Liberdade (em 16.3.1935), dizendo que Mais que isto/ É Jesus Cristo/ Que não sabia nada de finanças – sutil crítica àquele que um dia foi professor de Ciências da Finanças, em Coimbra. Ou esse (um dos três escritos em 29 de março de 1935, com título único de Salazar), assinado pelo heterônimo Um Sonhador Nostálgico do Abatimento e da Decadência – nome inspirado em discurso de Salazar, na entrega dos prêmios (em 21 de fevereiro de 1935) num concurso em que Mensagem ganhou o Prêmio Antero de Quental para poesias curtas:
Este senhor Salazar
É feito de sal e azar.
Se um dia chove,
A água dissolve
O sal,
E sob o céu
Fica só azar, é natural.
Oh, com os diabos!
Parece que já choveu.
Luiz Pedro Moitinho de Almeida era filho do patrão de Pessoa na Casa Moitinho, onde foi escrita a Tabacaria. Essa tabacaria, só para constar, era a Habaneza dos Retrozeiros – situada na esquina da Rua da Conceição (então dos Retrozeiros) 63/65 com a Rua da Prata 65. Onde hoje está a Pelaria Pampas, especializada em vender artigos de couro argentino. E não A Morgadinha (como consta na maioria dos textos portugueses), situada esta na Rua Silva Carvalho 13/15. Bem próxima do apartamento de Pessoa. O engano se deve aos versos Janelas do meu quarto/ Do meu quarto de um dos milhões do mundo… Algo mesmo natural, posto que seria das janelas desse quarto que saudava o amigo íntimo (Joaquim) Esteves, à porta daquela tabacaria, em conversa com seu proprietário (Manuel Alves Rodrigues). Mas se trata de algo impossível. Porque o quarto em que dormia Pessoa na Rua Coelho da Rocha 16 (em Campo de Ourique), para evitar o frio responsável por suas frequentes crises de gripe, nunca teve janelas. Como confirmaram sua sobrinha Manuela Nogueira (que ocupava o quarto da frente, aquele com janelas) e António Manassés (filho do barbeiro de Pessoa – que acompanhava o pai quase todos os dias àquele quarto, para a barba).
E nem poderia, mesmo. Porque dita A Morgadinha seria constituída só em 3 de junho de 1958 (registro 32.082 na Conservatória do Registro Comercial). Enquanto o poema foi escrito bem antes, em 1928 (publicado, em junho de 1933, no número 39 da revista Presença). Voltando a Luiz Pedro, é dele o depoimento de que O Augusto Ferreira Gomes deixou-me a impressão de ser o melhor amigo de Pessoa – ou, pelo menos, aquele com quem Pessoa mais frequentemente privava.
Augusto participaria, também, no estranho episódio do suicídio do mago inglês Aleister Crowley. Nascido Edward Alexander Crowley, em criança cuspia na água benta e martirizava moscas para desafiar Deus. Consta que matou um indígena, no Oriente, para sentir o prazer de gosto para ele até então desconhecido. Um místico e charlatão que chegou a ser considerado, pelos jornais britânicos, o pior homem da Inglaterra. Crowley veio a Portugal, em 2 de setembro de 1930, para se encontrar com Pessoa – quando estava era em fuga dos credores pela falência da sua editora, a Mandrake Press. E ter-se- ia, segundo o Diário de Notícias de Lisboa (27 de setembro), suicidado no Mata-cães de Cascais. O mesmo Augusto (ligado ao jornal), em divertida trama com a participação de Pessoa, declarou ter encontrado, no local do (suposto) suicídio, uma cigarreira que seria do Mago (na verdade emprestada, para a encenação, pelo cunhado de Pessoa, Caetano Dias – que a comprara em Zanzibar). E um bilhete, em papel timbrado, do primeiro dos hotéis em que ficou (o L’Europe). Escrito por códigos e assinado Tu Li Yu. Quando Crowley, em 23 de setembro, atravessava placidamente a fronteira de Vilar Formoso, na direção da Alemanha – onde já estava, à espera, sua amante (de 19 anos) Hanni Larissa Jaeger.
O poema de Fernando Pessoa. A última página do caderno foi escrita por Pessoa. Ele e José Osório foram bons amigos, pela vida. Ficaram na Arca (de Pessoa) cópias de duas cartas que lhe escreveu. Uma de 14 de maio de 1932, em que Pessoa promete-lhe artigo sobre Goethe. E outra, sem data (mas seguramente de 1932), respondendo pergunta de José Osório: Quais foram os livros que o banharam numa mais intensa atmosfera de energia moral, de generosidade, de grandeza de alma, de idealismo? Pessoa diz terem sido, Em minha infância, e primeira adolescência… Pickwick Papers, de Dickens… Em minha segunda adolescência,… Shakespeare e Milton, assim como acessoriamente, aqueles poetas românticos ingleses… talvez Shelley, aquele com cuja inspiração mais convivi. E, no que posso chamar de terceira adolescência a… Dégénérescence, de Nordau. Findando a carta com indicação, escrita por Pessoa, de que O paradoxo é meu: sou eu. Sem mais notícias da relação entre os dois. Sabe-se, apenas, que José Osório não foi ao enterro de Pessoa (em 2 de dezembro de 1935, no Cemitério dos Prazeres).
Cada palavra dita é a voz de um morto, assim começa o poema. Difícil imaginar em que pensava, quando escreveu o verso. Talvez se lembrasse da já vasta legião de perdas que o assustavam: Os fantasmas de meus mortos eus, como definiu em The mad fiddler. O pai morre tuberculoso, em Lisboa, quando tem apenas cinco anos (1893). O irmão Jorge (1894), também tuberculoso, sem ter um ano de vida. A avó materna, Magdalena Pinheiro Nogueira (1896), na Ilha Terceira. O tio Manuel Gualdino da Cunha (1898), em Pedrouços. Duas irmãs – Magdalena Henriqueta (1901), em Durban; e Maria Clara (1906), em Lisboa. A querida avó paterna Dionísia (1907), que sofria de “loucura rotativa”, no hospício de Rilhafoles. A mãe do padrasto, dona Henriqueta Margarida Rodrigues (1909), numa casa de saúde em Belas. A tia-avó Maria e a tia-avó Adelaide (1911), em Lisboa. O amigo Sampaio Bruno (1915), em Lisboa – o mesmo que, para Pessoa, morreu logo que morreu. A tia-avó Rita (1916), em Pedrouços. E, finalmente, o querido Sá-Carneiro (Lisboa, 1890 – Paris, 1916), sua mais sólida e duradoura amizade. A Pessoa deixou bilhete, quando se suicidou no Hotel de Nice (hoje des Artistes), na zona do Butte Montmartre, em 26 de abril:
Um grande, grande abraço do seu pobre Mário de Sá Carneiro. Pessoa lhe dedica poema (Sá-Carneiro) em que diz Éramos só um.
O tema de morte é recorrente, na obra de Pessoa. Alguns exemplos, só para constar. A morte, a morte, a morte, entre mim e a vida! (Passagem das horas, Álvaro de Campos). Agora que estou quase na morte vejo tudo já claro (Dois excertos de ode, A.C.). Não sentem o que há de morte em toda a partida./ Do mistério em toda chegada,/ De horrível em todo o novo (Nuvens, A.C.). Sou já o morto futuro,/ Só um sonho me liga a mim –/ O sonho atrasado e obscuro/ De que eu devera ser – muro/ Do meu deserto jardim (O Andaime, Fernando Pessoa).
Toma-me, ó noite eterna, nos teus braços/ E chama-me teu filho (Abdicação, F.P.). Primeira Veladora: Por que é que se morre?/ Segunda Veladora: Talvez por não se sonhar o bastante (O marinheiro, F.P.). Muitos outros. Como, agora se vê, está nesse poema inédito. Superior. À altura do melhor Pessoa. E que segue, aqui, como prova de devoção.
Cada palavra dita é a voz de um morto.
Aniquilou-se quem se não velou,
Quem na voz, não em si, viveu absorto.
Se ser Homem é pouco, e grande só
Em dar voz ao valor das nossas penas
E ao que de sonho e nosso fica em nós
Do universo que por nós roçou;
Se é maior ser um Deus, que diz apenas
Com a vida o que o Homem com a voz:
Maior ainda é ser como o Destino
Que tem o silêncio por seu hino
E cuja face nunca se mostrou.
19.IX.1918.
Por José Paulo Cavalcanti Filho, em O Globo
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São vinte contos retratando temáticas históricas e contemporâneas que, permeando nosso imaginário e dia a dia, impactam a alma humana em sua inesgotável aspiração por guarida, conforto e respostas.
Os contos:
1. Tiradentes, o mazombo
2. Nossa Senhora e seu dia de cão
3. Sobre o olhar angelical – o dia em que Fidel fuzilou Guevara
4. O lugar de coração partido
5. O santo sudário
6. Quando o homem engole a lua
7. Anos de intensa dor e martírio
8. Toshiko Shinai, a bela samurai nos quilombos do cerrado brasileiro
9. O desterro, a conquista
10. Como se repudia o asco
11. O ladrão de sonhos alheios
12. A máquina de moer carne
13. O santuário dos skinheads
14. A sorte lançada
15. O mensageiro do diabo
16. Michelle ou a Bomba F
17. A dor que nem os espíritos suportam
18. O estupro
19. A hora
20. As camas de cimento nu
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As obras do autor que o leitor encontra nas livrarias amazon.com.br:
A – LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS:
Livro
1. As 100 mais belas fábulas da humanidade
Livro
2. O dia em que as crianças decidiram lutar contra o câncer de mama
Livro
3. O vovô vai ao médico
Livro
4. O coelhinho que aprendeu a dizer as coisas
Livro
5. Ui Gur – o ursinho que libertava livros
Livro
6. Bichinhos felizes
Livro
7. Telas? Só com saúde – Computadores: entre a liberdade e a escravidão
Livro
8. O dia em que as víboras, através das telas, escravizaram as corujinhas –
dramaturgia
Livro
9. Bullying, as lágrimas de Deus – dramaturgia
Livro
10. Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena – dramaturgia
I
– Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro
1. O coronel e o juízo final
Livro
2. A noite do terror
Livro
3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro
Livro
4. Cobra Honorato
Livro
5. A Mula sem cabeça
Livro
6. Iara, a mãe d’água
Livro
7. Caipora
Livro
8. O Negrinho Pastoreiro
Livro
9. Romãozinho, o fogo fátuo
Livro
10. Saci Pererê
II
– Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro
1. Não é melhor saber dividir?
Livro
2. Eu compro, tu compras, ele compra
Livro
3. A cigarra e as formiguinhas
Livro
4. A lebre e a tartaruga
Livro
5. O galo e a raposa
Livro
6. Todas as cores são legais
Livro
7. Verde que te quero verde
Livro
8. Como é bom ser diferente
Livro
9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim
Livro
10. Quem vai querer a nova escola
III
– Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro
1. A bruxa chegou... pequem a bruxa
Livro
2. Carrossel azul
Livro
3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém
Livro
4. O dia em que o mundo apagou
IV
– Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):
Livro
1. Todo dia é dia de independência
Livro
2. Todo dia é dia de consciência negra
Livro
3. Todo dia é dia de meio ambiente
Livro
4. Todo dia é dia de índio
V
– Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro
1. O mito de Sísifo
Livro
2. O mito de Midas
Livro
3. A Caixa de Pandora
Livro
4. O mito de Édipo.
VI
– Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor
Livro
1: Planejar
Livro
2: Organizar
Livro
3: Estudar
Livro
4: Exercitar
Livro
5: Leitura
Livro
6: Cultura
Livro
7: Meditar
Livro
8: Interagir
Livro
9: Fazer amigos
Livro
10: Respeito e motivação.
VII
– Coleção Cidadania para crianças
Direitos
das crianças
Livro
1: Gratidão, a lei do universo
Livro
2: A honestidade vale a pena
Livro
3: O anjinho que semeava tolerância
Livro
4: O menino que disse não ao bullying
Livro
5: Toda criança tem direitos
Livro
6: Vidas negras importam – nós queremos respirar
Livro
7: Lélis, o ratinho que afinava queijo
Livro
8: Educação de qualidade é direito das crianças
Livro
9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal
Livro
10: A união faz a força
Sustentabilidade
ambiental
Livro
11: Um dos maiores tesouros da terra, a água
Livro
12: A preservação do meio ambiente
Livro
13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente
Livro
14: A árvore faz o meio ambiente sorrir
Livro
15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente
Livro
16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem
Livro
17: Lixo, o supervilão do meio ambiente
Livro
18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz
Livro
19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a
poluição
Livro
20: Os tempos difíceis da quarentena
Democracia,
liberdades e constituição
O
ratinho Lélis explica:
Livro
21: O que é democracia?
Livro
22: O que são eleições
Livro
23: O que é política?
Livro
24: O que são partidos políticos?
Livro
25: Censura X Liberdade de expressão?
Livro
26: Ditadura X Liberdades individuais?
Livro
27: Redes sociais e democracia?
Livro
28: Minorias e democracia?
Livro
29: O que é abuso do poder econômico?
Livro
30: O que é demagogia?
Livro
31: O que é ética?
VIII
– Coleção Mundo contemporâneo
Livro
1: O jacaré debate educação e oportunidades
Livro
2: O puma explica trabalho e renda
Livro
3: A anta luta contra o aquecimento global
Livro
4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas
Livro
5: O bicho-preguiça e a migração
Livro
6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia
Livro
7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal
Livro
8: A harpia confronta o racismo
Livro
9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade
Livro
10: O boto exige democracia e cidadania
IX
– Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia
Livro
1: Boitatá
Livro
2: O boto
Livro
3: O caipora
Livro
4: O cairara
Livro
5: A cidade encantada
Livro
6: O curupira
Livro
7: A galinha grande
Livro
8: O guaraná
Livro
9: Iara, a mãe d’água
Livro
10: O lobisomem
Livro
11: A mandioca
Livro
12: A princesa do lago
Livro
13: Saci-Pererê
Livro
14: O uirapuru
Livro
15: O velho da praia
Livro
16: O velho e o bacurau
Livro
17: A vitória-régia
Livro
18: O açaí
Livro
19: As amazonas
Livro
20: Mapinguari
Livro
21: Matinta Perera
Livro
22: Muiraquitã
Livro
23: O rio Amazonas
Livro
24: Anhangá
X
– Coleção Filosofia para crianças
Livro
1: O que é filosofia?
Livro
2: A filosofia do amor
Livro
3: O aviãozinho feliz
Livro
4: O trenzinho feliz
Livro
5: A lagartinha feliz
Livro
6: A borboletinha feliz
Livro
7: O encontro com Pitágoras
Livro
8: A vida em um pinguinho de água
Livro
9: O pequeno ponto azul
Livro
10: Gentileza, o mel da vida
XI
– Coleção Ciência e espiritualidade para crianças
Livro
1: Panda Zen e a menina azeda
Livro
2: Panda Zen e o verdadeiro valor
Livro
3: Panda Zen e as mudanças
Livro
4: Panda Zen e a Maria vai com as outras
Livro
5: Panda Zen e a estrelinha cintilante
Livro
6: Panda Zen e a verdade absoluta
Livro
7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras
Livro
8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó
Livro
9: Panda Zen e os cabelos penteados
Livro
10: Panda Zen e a magia da vida feliz
Livro
11: Panda Zen e as paixões enganosas
Livro
12: Panda Zen entre a reflexão e a ação
Livro
13: Panda Zen e o mais importante
Livro
14: Panda Zen, a gota e o oceano
Livro
15: Panda Zen e a indecisão
Livro
16: Panda Zen e o vaga-lume
Livro
17: Panda Zen e a busca da identidade
Livro
18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão
Livro
19: Panda Zen e o trabalho
Livro
20: Panda Zen e a falsa realidade
XII
– Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar
Livro
1: O segredo da felicidade
Livro
2: A gentileza pode tudo
Livro
3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre
Livro
4: O pequeno cachorro zen
Livro
5: O pequeno gato zen
Livro
6: O pequeno panda zen
Livro
7: O pequeno sapo zen
Livro
8: É melhor pensar antes de falar
Livro
9: Os desafios são necessários
Livro
10: A paz é a base de tudo
XIII
– Amazon collection: the green paradise
Book
1 - The amazon rainforest
Book
2 - The jaguar (A onça pintada)
Book
3 - Macaw (Arara-canindé)
Book
4 - Golden Lion Tamarin
Book
5 - The button (O boto)
Book
6 - Frogs
Book
7 - Heron (Garça-real)
Book
8 - Swallowtail (Saí-andorinha)
Book
9 - Jacaretinga
Book
10 - Harpy
Book
11 - Tapir (Anta)
Book
12 - Snakes
Book
13 - Puma
Book
14 - Sloth (Bicho Preguiça)
Book
15 - Toucan (Tucano-toco)
Book
16 - Amazonian Caburé
Book
17 - Pisces
Book
18 - White-faced spider monkey
Book
19 - Irara
Book
20 - Red macaw
Book
21 - Otter (Ariranha)
XIV
– The cutest pets on the planet collection
Book
1 - Black Eyes, the panda bear
Book
2 - The happy kitten
Book
3 - The aquarium fish
Book
4 - Doggy, man's best friend
Book
5 - The feneco
Book
6 - The rabbit
Book
7 - The chinchilla
Book
8 - The Greenland Seal
Book
9 - The dolphin
Book
10 - The owl
B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
XV
– ThM-Theater Movement:
Livro
1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de
teatro
Livro
2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça
teatral: a arte da dramaturgia
Livro
3. Amor de elefante
Livro
4. Gravata vermelha
Livro
5. Santa Dica de Goiás
Livro
6. Quando o homem engole a lua
Livro
7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski
Livro
8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos
Livro
9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement
Livro
10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais
da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200
exercícios
Livro
11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido
promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei
Livro
12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina
Livro
13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi
Livro
14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o
mundo
Livro
15: Irena Sendler, minha Irena
Livro
16: O juiz, a comédia
Livro
17: A comédia do mundo perfeito
Livro
18: O dia do abutre
Livro
19: A chibata
Livro
20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e
controle
Livro
21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do
Brasil
XVI
– Shakespeare & accountability
Livro
1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a
distribuição da justiça
Livro
2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de
profissionais e organizações
Livro
3: A liderança e a oratória em Shakespeare
Livro
4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações
Livro
5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de
profissionais e organizações
Livro
6: Ética & Governança à luz de Shakespeare
C - PLANEJAMENTO
XVII
– Planejamento estratégico e administração
Livro
1: Quasar K+ planejamento estratégico
Livro2:
Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia
Livro
3: Pregão: economia e eficácia na administração pública
Livro
4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar
bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão
Livro
5: As máximas do empreendedor
Livro
6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh
D – OUTROS
XVIII
– A pena e o amor como espada
Livro
1: Os anjos esquecidos por Deus – romance
Livro
2: Moving Letters – a arte de escrever bem
Livro
3: Sobre flores e amores – poemas
Livro
4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia
Livro
5: Revolucione amando incondicionalmente
Livro
6: Sobre homens e lobos, o conto
Livro
7. A coroa de mil espinhos - poemas
Sobre o autor
Antônio
Carlos dos Santos é escritor e criador das
seguintes metodologias:
©Planejamento
Estratégico Quasar K+;
©ThM
– Theater Movement; e
©Teatro
popular de bonecos Mané Beiçudo.
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o autor no facebook e nos blogs:
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Cultura e
educação: culturaeducacao.blogspot.com/
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Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/
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Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/