quinta-feira, 31 de março de 2016

Autora paranaense leva a arte literária a pequenas cidades




"A literatura é para mim como um grande espelho. Nele me revejo através dos personagens. E de história em história vou me construindo”.

É também de história em história que a escritora paranaense, Cléo Busatto, constrói a paixão pela literatura em crianças e adolescentes. Em turnê por 19 cidades da Microrregião Metropolitana de Curitiba, com o projeto ‘Histórias da Cléo PR1’, a autora atravessa as fronteiras das Bienais, Feiras e Jornadas e vai ao encontro dos leitores, em regiões aonde o acesso a arte literária é quase inexistente.

De março a julho o projeto ‘Histórias da Cléo PR1’ deve promover mais de 77 ações em dois atos: intervenção artística literária para crianças de 6 a 11 anos e oficina de formação de contadores de história.

As atividades são promovidas pelo Ministério da Cultura com o patrocínio da Copel, a partir da seleção do projeto no programa Circula Paraná, da Secretaria de Estado da Cultura.

Autora de mais de 20 obras, entre literatura para crianças, teóricos sobre oralidade e CD-ROMs, Cléo Busatto, conta que no espetáculo ‘Histórias da Cléo’ a obra literária é apresentada de forma performática. “Conto a história por meio da atuação e com a participação das crianças”. A construção do trabalho é uma releitura de algumas obras da autora através de várias linguagens, como a narração oral, o canto e a leitura em voz alta. “O objetivo é estimular o acesso ao livro literário, com ações que valorizam a leitura, no intuito de promover a cidadania e a inclusão cultural”, enfatiza.

O projeto, dividido em duas etapas, prioriza cidades com menos de 20 mil habitantes. “Cada município foi escolhido pensando na ampliação do acesso a literatura. Quero levar a contação de história para crianças que provavelmente não tem acesso a este tipo de projeto e a espaços de incentivo à leitura”, explica ao lembrar que todas as ações são gratuitas.

Oficina de Formação
No segundo momento, os agentes de leitura dos 19 municípios por onde o projeto deverá passar, serão convidados a participar de uma oficina de formação de contadores de histórias intitulada ‘Contar e Encantar, Pequenos Segredos da Narrativa’. “Serão realizadas duas oficinas para o público prioritário de bibliotecários e agentes de leitura das Bibliotecas cidadãs, das bibliotecas escolares e mediadores de leitura da comunidade, a fim de capacitá-los como mediadores de leitura e torná-los aptos a desenvolver ações de fomento à leitura junto ao público da sua cidade”, salienta Cléo.

Cidades participantes
Na Microrregião Geográfica Cerro Azul serão atendidos os municípios de Adrianópolis, Cerro Azul, Doutor Ulysses e Porto Amazonas. Na Microrregião Geográfica Curitiba os municípios Campo Magro, Bocaiúva do Sul, Contenda, Mandirituba, Quatro Barras e Tunas do Paraná. Na Microrregião Geográfica Paranaguá o projeto deve passar por Antonina, Guaraqueçaba, Morretese Pontal do Paraná. Já na Microrregião Geográfica Rio Negro serão atendidos os municípios Agudos do Sul, Campo do Tenente, Piên, Quitandinha e Tijucas do Sul.
Sobre Cléo Busatto

Cléo Busatto iniciou seu caso de amor com as palavras aos quatro anos e não parou mais. Lançou seu primeiro livro em 2002 e é uma contadora de histórias, tendo sido ouvida por mais de 100 mil pessoas, no Brasil e no exterior. Convocou sua menina interior e escreveu vários livros, depois convocou sua adolescente e escreveu A fofa do terceiro andar. Suas obras fazem parte de programas de leitura e catálogos internacionais, como o da Feira do Livro Infantil de Bolonha. Colaboradora de jornais e revistas, além de escrever, Cléo gosta de gatos e de viajar. Suas experiências pelo mundo a fora inspiram novas histórias, que ela tem prazer em oferecer ao leitor.


Do Blog do Galeno