sábado, 13 de fevereiro de 2016

Festival de Cinema de Berlim mostra potencial cinematográfico de livros



Cento e trinta títulos de 25 países foram submetidos a Books at Berlinale, programação paralela do Festival de Cinema de Berlin (11 a 21/02) realizada em parceria com a Feira do Livro de Frankfurt. 

A ideia é apresentar a um júri especial títulos literários que têm potencial para cinema. 

Desse universo, o júri selecionou 11 títulos que vão disputar a atenção de produtores de cinema no próximo dia 16. 

Entre os 11 selecionados há uma história sobre um hooligan (Hool, de Philipp Winkler); um conto sobre uma jovem síria de um campo de refugiados que é vendida como esposa a um homem mais velho (Soraya, de Meltem Yilmaz) e o romance juvenil Konrad oder Das Kind aus der Konservenbüchse, da best-seller Christine Nöstlinger. 

"Uma bem-sucedida transposição das páginas para as telas dá aos respectivos editores uma série de vantagens - como vimos agora com o filme Carol, de Todd Haynes, baseado na obra de Patricia Highsmith, indicado a seis prêmios da Academia e vencedor do prêmio de Melhor Adaptação Literária no ano passado pelo prêmio da Feira do Livro de Frankfurt", observou Juergen Boos, diretor da Feira do Livro de Frankfurt.

 Nas apresentações do dia 16, cada um dos detentores dos direitos terá alguns minutos para apresentar a sua obra. 

Depois, os produtores de cinema presentes no evento terão a chance de fazer perguntas com o objetivo de avaliar melhor a obra.

Veja abaixo a lista completa dos onze livros escolhidos para a Books at Berlinale

A robot in the garden, de Deborah Install (Andrew Nurnberg Associates, Reino Unido)
Spy toys, de Mark Powers (Bloomsbury Publishing, Reino Unido)
The ice-cream makers, de Ernest van der Kwast (De Bezige Bij, Holanda)
The trick, de Emanuel Bergmann (Diogenes Verlag, Alemanha / Suíça)
Hool, de Philipp Winkler (Elisabeth Ruge Agentur, Alemanha)
Das achte Leben (The eighth life), de Nino Haratischwili (Frankfurter Verlagsanstalt, Alemanha)
Poppyseed lemon cake, de Cristina Campos (Grupo Planeta, Espanha)
Soraya, de Meltem Y?lmaz (Kalem Agency, Turquia)
Run away, de Guy Delisle (Mediatoon, França)
The eyes of the lake, de Jessica Schiefauer (Nordin Agency, Suécia)
Konrad oder Das Kind aus der Konservenbüchse (Conrad: The Factory-Made Boy), de Christine Nöstlinger (Oetinger Filmrechte-Agentur, Alemanha)

Por Leonardo Neto, na Publishnews

________________________


A cultura greco-romana constitui a base da civilização ocidental.

É impossível ao homem contemporâneo projetar seus passos em direção ao futuro sem antes mergulhar neste extraordinário passado, nos valores e paradigmas que – estruturados na antiguidade clássica – moldam sua forma de ser, agir e pensar.

Conhecer, portando, como os gregos e romanos estabeleciam suas relações políticas e socioculturais, nada mais é que desbravar o oceano fecundo e profundo onde repousam nossas origens e universo interior.

Mais estimulante é estabelecer essa abordagem adotando o teatro como linha mestra, como fio condutor dessa jornada histórica, dessa aventura épica.

Antecedendo as peças teatrais, conceitos e relevantes informações auxiliam o leitor na empreitada. Atuam como um mapa do caminho, uma singela bússola, providencialmente disponibilizados para assegurar a tranquilidade da viagem.   

A Coleção Teatro greco-romano conta com quatro volumes. São quatro livros, quatro peças teatrais que abordam treze das mais importantes lendas da mitologia antiga:


O conjunto permite compreender o universo peculiar da cultura greco-romana. Seus mitos, o imaginário coletivo, as relações políticas e de poder, as tramas e as tragédias antigas... É o universo clássico repercutindo diuturnamente a máxima de que os tempos são outros, os séculos e milênios prosperam, mas os valores individuais e coletivos, com ligeiras variações, permanecem, quase sempre, inalterados. 

As 13 mais belas lendas da mitologia clássica
As 13 lendas da mitologia greco-romana abordadas nas quatro peças teatrais:
1.  Saturno;
2.  Júpiter;
3.  Vulcano;
4.  Baco;
5.  Sileno;
6.  Minerva;
7.  Apolo;    
8.  Sísifo;
9.  Midas;
10. Prometeu;
11. Pandora;
12. Édipo e Jocasta;

13. Eteócles, Polinice e Antígona

A coleção está disponível para vendas aqui.