domingo, 28 de fevereiro de 2016

Diretor brasileiro conquista Hollywood aos 35 anos: 'Processo bem difícil'

Afonso Poyart foi descoberto por agente americano após '2 Coelhos'. 


Afonso Poyart saiu das praias de Santos, no litoral de São Paulo, para ‘ganhar’ Hollywood. O santista é o diretor do filme policial 'Presságios de um Crime' (Solace, EUA, 2015), que estreou nesta semana no Brasil e que tem estrelas no elenco como Anthony Hopkins, Colin Farrell e Jeffrey Dean Morgan. Poyart chamou a atenção dos americanos após escrever e dirigir '2 Coelhos', o primeiro longa da carreira dele. O filme, feito com poucos recursos, mas muito inovador, o lançou para a carreira internacional e o faz galgar voos mais altos no cenário do cinema mundial.
Poyart iniciou a carreira fazendo comerciais, vinhetas e produções para TV regionais do litoral de São Paulo. Assim, a produtora cresceu e foi para a capital paulista. Lá, surgiram trabalhos como videoclipes de artistas como Charlie Brown Jr., Marjorie Estiano, Felipe Dylon, entre outros. Da música, ele pulou para a produção do curta metragem Eu Te Darei o Céu, em 2005. O curta ganhou quatro prêmios no Festival de Gramado, incluindo melhor filme pelo júri popular.

Depois do curta, Poyart voltou para a publicidade, mas também começou a se dedicar mais ao sonho de fazer um filme. “Eu queria fazer cinema, sempre quis ir para o cinema. Comecei a escrever o roteiro de 2 Coelhos, sem pretensão de filmar. Quando acabei o roteiro, li e me animei para fazer. Eu fui atrás do distribuidor para financiar. Ele é um filme não linear, meio que fizemos ‘na raça’. Elenco pequeno. Financiamos um pouco. Foi um empreendedorismo mesmo. Foi isso que fez a minha guinada. Para errar é fácil, mas daí deu certo”, fala.
Da esq. para a dir.: o diretor e roteirista Afonso Poyart e os atores Fernando Alves Pinto, Alessandra Negrini e Caco Ciocler após a coletiva de apresentação do longa '2 coelhos' (Foto: Geraldo Protta/Imagem Filmes)Diretor e roteirista Afonso Poyart e os atores Fernando Alves Pinto, Alessandra Negrini e Caco Ciocler após a coletiva de apresentação do longa '2 coelhos' (Foto: Geraldo Protta/Imagem Filmes)
O filme 2 Coelhos lançou Poyart para o mercado do cinema, em 2012, pois foi considerado inovador no cinema brasileiro com ação, suspense, reviravoltas e cheio de efeitos especiais, físicos e gráficos. O longa foi visto pelo agente americano Brent Travers, da United Talents Agency e manager do ator Wagner Moura nos EUA.
“Ele viu o trailer nos EUA e veio para Brasil. Me procurou, me apresentou umas pessoas e falou que eu podia fazer filme nos Estados Unidos. Recebi roteiros, participei de reuniões”, conta ele. Poyart aceitou o desafio de dirigir o thriller policial Presságios de um Crime, com elenco de estrelas como Anthony Hopkins, Colin Farrell, Jeffrey Dean Morgan, Abbie Cornish e a brasileira Luisa Moraes.
Cadeira do diretor Poyart, de 'Presságios de um crime' (Foto: Arquivo Pessoal)Cadeira do diretor Poyart, de 'Presságios de
um crime'; (Foto: Arquivo Pessoal)
“Foi um processo bem difícil. Sai de um filme pequeno para um bem maior. Os atores são bem fortes, tem ponto de vista definido, eles têm uma postura forte. Eu rodei o filme com 35 anos. O Thony (Hopkins) foi acreditando no meu trabalho e a gente se entendendo. Me deixaram muito livre para fazer umas loucuras. No geral, tive bastante liberdade. 70% é o meu filme e outros eu negociei com as pessoas. O filme tem a minha assinatura. Tem uma cara, uma personalidade”, diz ele.
Presságios de um Crime conta a história do agente especial do FBI Joe Merriwether, interpretado por Jeffrey Dean Morgan, que investiga uma série de homicídios ainda sem pistas concretas. Ele decide, então, recorrer à ajuda de seu ex-colega, o médico aposentado e analista civil Dr. John Clancy, interpretado por Anthony Hopkins. Mas o recluso Clancy não quer se envolver no caso nem usar suas habilidades especiais. O personagem, entretanto, muda de ideia quando tem visões de imagens perturbadoras e violentas da mais nova parceira de Joe, seguidas ainda por algo que ele interpreta como uma mensagem pessoal.
Santos, uma inspiração
Aos 37 anos, Poyart volta a Santos, sua cidade natal, para mostrar o filme hollywoodiano dirigido por ele.  A última vinda do cineasta a cidade foi há cerca de duas semanas, por causa do falecimento do pai. “Era prático do Porto de Santos. Meu pai não chegou a ver o meu filme no cinema”, lamenta.
Morador de São Paulo, ele gosta de lembrar o tempo que morava no litoral, cenário de inspirações para o cineasta. “Eu era adolescente e costumava pegar o meu carro e ir pela orla da praia. A praia de santos é um bucolismo, quando ela está vazia. Olhar para o horizonte e imaginar para onde você pode ir”, recorda ele.
Sonhador, Poyart revela que chegou a Hollywood muito antes do que imaginava e confessa que está orgulhoso pelo seu trabalho. Mesmo assim, diz que não ficará esbanjando elogios a si mesmo e que prefere pensar nos próximos projetos. “Vou lançar o meu terceiro filme, a história do José Aldo. Sobre Hollywood, estou lendo alguns roteiros, mas não tenho nada fechado ainda. Eu quero e meu agente também quer”, disse.
Afonso durante as gravações de 'Presságios de um crime' (Foto: Fátima Gigliotti/Diamond Films Brasil)Afonso durante as gravações de 'Presságios de um crime' (Foto: Fátima Gigliotti/Diamond Films Brasil)Por Mariane Rossi, no g1.com
___________________


Para saber mais, clique na figura

Dramaturgo, o autor transferiu para seus contos literários toda a criatividade, intensidade e dramaticidade intrínsecas à arte teatral. 

São vinte contos retratando temáticas históricas e contemporâneas que, permeando nosso imaginário e dia a dia, impactam a alma humana em sua inesgotável aspiração por guarida, conforto e respostas. 

Os contos: 
1. Tiradentes, o mazombo 
2. Nossa Senhora e seu dia de cão 
3. Sobre o olhar angelical – o dia em que Fidel fuzilou Guevara 
4. O lugar de coração partido 
5. O santo sudário 
6. Quando o homem engole a lua 
7. Anos de intensa dor e martírio 
8. Toshiko Shinai, a bela samurai nos quilombos do cerrado brasileiro 
9. O desterro, a conquista 
10. Como se repudia o asco 
11. O ladrão de sonhos alheios 
12. A máquina de moer carne 
13. O santuário dos skinheads 
14. A sorte lançada 
15. O mensageiro do diabo 
16. Michelle ou a Bomba F 
17. A dor que nem os espíritos suportam 
18. O estupro 
19. A hora 
20. As camas de cimento nu 

OUTRAS OBRAS DO AUTOR QUE O LEITOR ENCONTRA NAS LIVRARIAS amazon.com.br: 

A – LIVROS INFANTO-JUVENIS: 
Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade 

I – Coleção Educação, Teatro & Folclore (peças teatrais infanto-juvenis): 
Livro 1. O coronel e o juízo final 
Livro 2. A noite do terror 
Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro  
Livro 4. Cobra Honorato 
Livro 5. A Mula sem cabeça 
Livro 6. Iara, a mãe d’água 
Livro 7. Caipora 
Livro 8. O Negrinho Pastoreiro 
Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo 
Livro 10. Saci Pererê 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis): 
Livro 1. Não é melhor saber dividir 
Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra 
Livro 3. A cigarra e as formiguinhas 
Livro 4. A lebre e a tartaruga 
Livro 5. O galo e a raposa 
Livro 6. Todas as cores são legais 
Livro 7. Verde que te quero verde 
Livro 8. Como é bom ser diferente 
Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim 
Livro 10. Quem vai querer a nova escola 

III – Coleção Educação, Teatro & Democracia (peças teatrais infanto-juvenis): 
Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa 
Livro 2. Carrossel azul 
Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém 
Livro 4. O dia em que o mundo apagou 

IV – Coleção Educação, Teatro & História (peças teatrais juvenis): 
Livro 1. Todo dia é dia de independência 
Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra 
Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente 
Livro 4. Todo dia é dia de índio 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis): 
Livro 1. O mito de Sísifo 
Livro 2. O mito de Midas 
Livro 3. A Caixa de Pandora 
Livro 4. O mito de Édipo. 

B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
VI – ThM-Theater Movement: 
Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro 
Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia 
Livro 3. Amor de elefante 
Livro 4. Gravata vermelha 
Livro 5. Santa Dica de Goiás 
Livro 6. Quando o homem engole a lua