quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Milhares de documentos de Albert Einstein estão disponíveis na internet

Digital Einstein, o lugar onde encontrará documentos e diários do físico (Foto: Reprodução)
Desde 1986, a Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, e a Universidade Hebraica de Jerusalém, vêm analisando os documentos deixados pelo físico Albert Einstein. Conhecidos como os “Pergaminhos do Mar Morto" da física, as mais de 80 mil cópias usadas por um dos maiores gênios da história humana finalmente estão online, em um portal chamado ‘Digital Einstein’.
Aberto oficialmente na sexta-feira (5/12), a ideia principal do projeto é dar a todos que possuem uma conexão de internet a chance de conhecer alguns trabalhos do físico alemão. Agora com um clique, as pessoas vão ter acesso aos cartões postais, diários, artigos, documentos e cartas deixados por Einstein depois de sua morte, em 1955.

Segundo o Dr. Kormos-Buchwald, criador do projeto online, versões em inglês e alemão estarão disponíveis no site. Cartas de amor, arquivos do seu divórcio, transcrições dos tempos de colégio e o diário onde escreveu suas primeiras palavras sobre a teoria da relatividade estão disponíveis no Digital Einstein.

Aos 20 anos de idade, em uma carta escrita para a sua irmã Maja, Einstein reflete: “Se todas as pessoas vivessem uma vida como a minha, novelas não seriam necessárias”. Realmente, uma vida e tanto!
Da revista Galileu, via NY Times