quinta-feira, 5 de dezembro de 2013


Meus queridos, leiam a matéria que extrai de O Globo:

Economia


Martha Beck e Danilo Fariello, O Globo
A equipe econômica prepara mais uma manobra para melhorar o desempenho das contas públicas. Dessa vez, o alvo é a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que subsidia a desoneração das contas de luz e o uso de energia térmica no país. Para reduzir os repasses do Tesouro à CDE, que têm impacto sobre o superávit primário (economia para o pagamento de juros da dívida pública), o governo vai usar a Caixa Econômica Federal.

Segundo técnicos, o banco deve comprar os créditos que a Reserva Global de Reversão (RGR) - fundo do setor elétrico que põe recursos na CDE - tem com as distribuidoras de energia. A RGR receberá recursos da Caixa para ter mais fôlego para colocar dinheiro na CDE e, assim, reduzir a necessidade de aportes do Tesouro nesta conta. Os técnicos dizem que o impacto da operação é nulo para as distribuidoras.

E aqui, um texto que escrevi em 2007:

A arte de chicotear os números

Há os que preferem lidar com os números de uma forma artificial e enganosa, uma maneira capciosa de atribuir seriedade a certos assuntos e questões, fidedignidade a dados incorretos, crédito a informações deturpadas.

De fato, os números emprestam um grau relativo de confiabilidade mesmo às temáticas de natureza incerta e duvidosa, mesmo quando o foco, enfoque e abordagem apresentam-se claramente estapafúrdios.
O texto completo está aqui.