sábado, 28 de abril de 2018

Bilionário Vincent Bolloré é preso por corrupção



Bolloré é o 207º homem mais rico do mundo, com US$ 7,4 bilhões, segundo o último ranking FORBES.
O bilionário francês Vincent Bolloré - o 207º homem mais rico do mundo, com US$ 7,4 bilhões, segundo o último ranking FORBES - foi preso na noite do dia 24, perto de Paris, acusado de ter indiretamente influenciado o resultado de eleições para governos da África Ocidental em troca de contratos de portos lucrativos para sua empresa.
De acordo com uma matéria publicada na 'BBC', Bolloré, de 66 anos, que lidera o Bollore Group, foi preso como parte de uma investigação sobre como a sua empresa obteve contratos para operar nos portos de Lomé e Conacri, em Togo e Guiné, respectivamente.
Especificamente, os investigadores estão analisando acusações de que a Havas, uma consultoria de comunicação e subsidiária do Bollore Group, tenha trabalhado para o presidente da Guiné, Alpha Conde, e o do Togo, Faure Gnassingbe, quase de graça, na esperança de receber os contratos em troca.
Depois de ser eleito, Conde rapidamente interrompeu o contrato do operador de Conacri e o concedeu ao Bollore Group. Em um comunicado para a imprensa, o grupo disse que 'nega formalmente' qualquer crime em seus negócios africanos.
O Bollore Group atua nos setores de construção, logística, mídia, publicidade e transporte e é o principal acionista da Vivendi. Na África, o Bolloré Africa Logistics é o maior operador de transporte e logística, com uma rede formada por 250 subsidiárias e quase 25 mil colaboradores em 46 países do continente. A notícia da prisão de Vincent Bolloré fez com que as ações do grupo caíssem mais de 4%, para  4,26, na bolsa de Paris.
Forbes Brasil

Para saber sobre o livro, clique aqui.