sexta-feira, 10 de novembro de 2017

O indicado dos delatados


Duas semanas após derrubar, na Câmara, a denúncia que o acusava de organização criminosa e obstrução à Justiça, o presidente Michel Temer decidiu trocar o chefe da Polícia Federal (PF). O delegado escolhido pelo presidente para assumir a corporação, que centraliza as investigações da Operação LavaJato, é Fernando Segóvia. Ele era o candidato favorito da base aliada de Temer para ocupar o posto de Leandro Daiello, mais longevo diretorgeral da PF, que comandava a instituição desde 2011.
A “campanha” pró-Segóvia foi articulada no entorno de Temer pelo chefe da Casa Civil, ministro Eliseu Padilha, e pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes — ambos alvos de delações premiadas no âmbito da Lava-Jato. Nardes teria levado o nome do delegado a Padilha, que teria virado, dentro do governo, o grande defensor da mudança. O nome de Segóvia contou ainda com a simpatia e o aval de figuras próximas a Temer, como o expresidente José Sarney e o subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha.
A nomeação evidenciou uma derrota do ministro da Justiça, Torquato Jardim, que, há menos de dois meses, havia acertado com o então diretorgeral da PF, Leandro Daiello, que ele permaneceria no cargo até o fim do governo. O candidato apoiado por Daiello para sucedê-lo era o diretor-executivo da corporação, Rogério Galloro. O nome dele chegou até a mesa do presidente, mas enfrentou forte resistência da classe política que apoiava Segóvia. Tentando conter a pressão dos aliados do presidente, o ministro da Justiça combinou com Daiello que ele permaneceria no comando da corporação.
No entanto, após seguidas conversas, Torquato acabou cedendo à pressão no fim da semana passada. Ontem, o ministro finalmente levou Segóvia ao gabinete presidencial para apresentá-lo formalmente ao presidente da República. Horas depois, o ministro da Justiça fez questão de divulgar nota na qual deixou claro que “o senhor presidente da República escolheu nomear o delegado Fernando Segóvia”, ou seja, que a opção não era do ministério que comanda a PF.
PRESSÃO APÓS O BUNKER DE R$ 51 MILHÕES
Na avaliação da atual cúpula da PF, Temer não fez a troca de chefia antes porque queria aguardar a votação da segunda denúncia contra ele na Câmara. A pressão do PMDB para substituir o comando da PF aumentou após a ação da corporação que resultou na descoberta do “bunker” do ex-ministro e hoje presidiário Geddel Vieira Lima, com R$ 51 milhões em espécie.
Interlocutores de Padilha relataram que, após o episódio, ele insistiu com Temer sobre a necessidade de colocar na PF alguém com um perfil “mais aberto à classe política” e diferente da atual gestão, defendendo o nome de Segóvia.
Outro motivo que precipitou a saída de Leandro Daiello foi a irritação do Palácio do Planalto com o vazamento de um relatório da PF sobre a investigação do “quadrilhão do PMDB”, inquérito que serviu de base para a segunda denúncia contra Temer, Padilha e o ministro Moreira Franco (Secretaria-Geral).
Em entrevista à GloboNews, Segóvia disse que vai dar continuidade “ao belíssimo trabalho de Leandro Daiello à frente da PF”, prometeu “ampliar” as atividades da Lava-Jato e a parceria com a Procuradoria-Geral da República. Há quase sete anos na diretoriageral da PF, Daiello foi o nome que ocupou o posto por mais tempo desde a redemocratização.
— Agora o que me resta é continuar o trabalho dele (Leandro Daiello). Tenho muito trabalho pela frente — disse Segóvia.
No fim do dia, Daiello e Segóvia fizeram uma reunião para tratar da transição administrativa que acontecerá até a posse, marcada para o próximo dia 20. Segundo pessoas que participaram da reunião, o clima do encontro foi amistoso.
Não é só o grupo de Daiello que vê a nomeação de Segóvia como um ato de grande influência política. Nos bastidores, a Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) faz a mesma avaliação. A associação não apoiava Daiello e chegou a fazer uma lista com nomes de delegados para ocupar o cargo.
No entanto, passou a apoiar que o atual chefe permanecesse à frente da corporação até o fim do governo Temer após tomar conhecimento da mobilização dos políticos para nomear Segóvia.
Apontado como o responsável por levar o nome de Segóvia a Padilha, Augusto Nardes disse ao GLOBO que conhece o novo chefe da PF, que estreitou as relações com ele há dois meses e que Segóvia fará “um bom trabalho” como diretor-geral. Nardes nega, porém, ter atuado para emplacar o delegado no cargo.
— Eu conheço ele (Segóvia), mas não participei da indicação. Sei que ele foi indicado por cinco instituições, sei que é um bom profissional, tive um contato com ele. É um bom profissional, uma boa escolha. Vai fazer um bom trabalho, mas não indiquei ele, não. Quem indicou foram as instituições, junto com mais dois nomes aí. Nunca toquei nesse assunto — afirmou o ministro do Tribunal de Contas da União. (Colaborou Vinicius Sassine)
Da Raposa Serra do Sol às armas, um negociador
Novo chefe da Polícia Federal fez a corporação assimilar o Estatuto do Desarmamento e, durante a crise entre tribos e fazendeiros, comandou parte da desocupação da maior reserva indígena do país
No início da década passada, o delegado Fernando Segóvia foi chamado para uma missão espinhosa: vencer resistências internas e adequar a Polícia Federal (PF) às novas regras do então recém-aprovado Estatuto do Desarmamento. Em pouco tempo, a polícia assimilou as exigências e até passou a defender o estatuto, o que era considerado impensável.
A experiência projetou Segóvia como negociador e abriu caminho para a ascensão que, agora, resultou na indicação dele para o cargo de diretor-geral da PF. Formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), Segóvia está na polícia há 22 anos. Depois de estruturar o Sistema Nacional de Armas (Sinarm), ele esteve à frente de outras tarefas igualmente complicadas.
Numa delas, o delegado foi convocado para comandar parte da desocupação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, e evitar um banho de sangue entre índios e fazendeiros. Na época, arrozeiros se recusavam a deixar a maior terra indígena do país. Depois de enfrentar bloqueios de pontes, incêndios e outros ataques típicos de guerrilha, a polícia concluiu a operação com sucesso. Segóvia saiu de lá festejado pelos índios.
— Ele tem experiência com índios, armas, vários temas. Tenho uma boa impressão dele — conta o ex-diretor-geral da PF Paulo Lacerda, que comandou a instituição no primeiro governo Lula.
Já em 2013, Segóvia foi chamado para integrar uma comissão de delegados e procuradores encarregada de definir um anteprojeto sobre o papel do Ministério Público Federal (MPF) em investigações criminais. A proposta não foi adiante. O Congresso rejeitou a PEC 37, que excluía procuradores e promotores das investigações criminais como pleiteava a PF.
Apesar de ter feito declarações defendendo a aprovação da PEC, que limitava os poderes de investigação do MP, Segóvia conseguiu manter boas relações com procuradores, um sinal de seu perfil diplomático.
— Ele tem muita capacidade de diálogo. É sensato, ponderado. Tem liderança dentro da polícia. Será um bom diretor — diz o delegado Reinaldo de Almeida César que, nos últimos anos, rivalizava com Segóvia o favoritismo para o cargo.
Casado com uma escrivã, o delegado mantém boas relações com agentes, escrivães e papiloscopistas. Para colegas de instituição, pode ser um capital político importante em função da tensa relação entre delegados e as demais categorias na PF. Segóvia mantém também boas relações com Alexandre Camanho, principal auxiliar da procuradorageral, Raquel Dodge. Para delegados, essa pode ser uma ponte para melhorar as relações entre Ministério Público e PF.
INDICIAMENTO DE FILHO DE SARNEY
Segóvia chega ao comando da PF após acumular experiência em alguns dos mais importantes cargos da instituição. Em 22 anos de carreira, ele já foi vicecorregedor - geral, coordenador de Defesa Institucional, superintendente no Maranhão e adido na África do Sul.
Ex-dirigente da Associação dos Delegados da PF, Segóvia disputou a presidência da entidade com Marcos Leôncio, mas acabou sendo derrotado.
Aliados de Segóvia tentavam ontem negar as informações de que ele teria sido apadrinhado por políticos para chegar ao posto de comando. Entre os que apoiaram sua escolha estava o ex-presidente José Sarney, mas policiais ligados a Segóvia dizem que no período em que ele comandava a Superintendência no Maranhão que a PF indiciou o empresário Fernando Sarney, um dos filhos do ex-presidente, por Corrupção e outros crimes.

Por BELA MEGALE, em O Globo


____________

A arte de escrever bem


Escrever é uma necessidade vital, um fundamento sem o qual a comunicação perde em substância.
Os desafios do dia a dia exigem intensa troca de mensagens, seja nas redes sociais, seja nas corporativas: relacionamentos pessoais, correio eletrônico, elaboração de projetos e relatórios, participação em concursos e processos seletivos, negociações empresariais, tratados corporativos, convenções políticas, projetos literários... Tarefas que se tornam triviais, textos que se tornam mais adequados e elegantes quando as técnicas para a elaboração da redação criativa se encontram sob inteiro domínio. E não é só. Escrever está umbilicalmente vinculado à qualidade de vida, à saúde, ao bem-estar.
É o que comprova estudo realizado pela Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. Os pesquisadores chegaram à conclusão que a prática da escrita atua na redução dos hormônios vinculados ao estresse, melhora o sistema imunológico, auxilia na recuperação do equilíbrio físico e emocional.  
Este livro disponibiliza uma exclusiva metodologia para a elaboração do texto criativo. Destina-se aos que tenham interesse em aprimorar a expressão através da escrita: trabalhadores e servidores públicos, gestores que atuam nos setores privado e estatal, empresários e empreendedores, lideranças políticas e sociais, professores e estudantes, sem perder de vista as pessoas comuns, o público em geral, porque qualificar as formas de interagir com o outro deve ser um objetivo estratégico acolhido por todos.     
A utilização da técnica ‘Moving Letters’ possibilita que a atividade ‘escrever bem’ se coloque ao alcance de qualquer um. O método, ancorado nos princípios do planejamento estratégico – de maneira gradual e progressiva – conduz o leitor pelos universos que podem levá-lo à carreira de escritor.  Caso a opção seja escrever um livro, por exemplo, a metodologia auxilia na definição dos temas, na estruturação das tramas, na caracterização das personagens, na coesão do enredo, na consistência dos conflitos, na lapidação do texto, desenvolvendo as habilidades necessárias para a elaboração da adequada escritura.
Fluência à escrita e qualidade à redação são as molas propulsoras que impulsionam o livro, são os objetivos possibilitados pela aplicação da metodologia. Como fundamento, um tripé harmoniosamente organizado: a linguística, a estruturação e análise do discurso e as técnicas de elaboração de textos criativos. 
Para adquirir o seu exemplar, clique aqui.



 ___________________



Para saber mais sobre o livro, clique aqui.
___________________


Para saber mais sobre o livro, clique aqui.