quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Há 500 anos, Lutero pôs em marcha a Reforma Protestante, que mudaria o curso da história


Há 500 anos, o ex-frade alemão Martinho Lutero cunhou 95 teses que provocaram um racha no cristianismo ­-foi o início da Reforma Protestante.
Entre os alvos das críticas, estavam o papa e, principalmente, o 'mercado do perdão divino' que vigorava na época.
Com a ajuda do professor de ciências da religião Carlos Caldas, da PUC-MG, e do professor de história moderna Rui Luis Rodrigues, da Unicamp, a reportagem destacou 5 das 95 teses. Abaixo, leia-as na íntegra.
TESE 1
"Nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo, ao dizer 'arrependei-vos', intencionou que toda a vida dos cristãos seja de arrependimento"
Rui Rodrigues diz que "Lutero ressaltava a penitência como atitude", isto é, os cristãos deveriam se sentir arrependidos por toda a vida, mesmo se um padre o perdoasse.
De acordo com Carlos Caldas, o discurso oficial da Igreja Católica, no início do século 16, era de que o perdão de Deus poderia ser conquistado com a compra de indulgências, uma espécie de documento. É este o principal alvo das críticas.
TESE 6
'O papa não tem poder para remir qualquer culpa, exceto para declarar e garantir sua remissão por Deus; ou, quando muito, remindo casos reservados para si mesmo; neles, sendo desprezado seu poder, a culpa certamente permanecerá'.
Para Rodrigues, essa tese revela que o ex-frade estava mais interessado em esclarecer a doutrina cristã do que instigar um cisma na Igreja Católica.
De acordo com o historiador, essa percepção não era fundamentalmente diferente do que se diz na teologia católica. "Lutero não ataca a autoridade do papa para perdoar pecados, mas afirma que [os sacerdotes] podem apenas comunicar o perdão concedido por Deus", diz.
TESE 27
"Eles pregam que a alma sai do purgatório assim que se ouve o tilintar da moeda ao cair no cofre das ofertas"
Trata-se de uma crítica mais direta ao comércio de indulgências. É uma alfinetada à frase atribuída ao frade Johann Tetzel, grande comissário para indulgências na Alemanha da época: "Tão logo uma moeda na caixa cai, a alma do purgatório sai".
A ideia criticada por Lutero era de que tanto as almas dos vivos quantos as dos mortos poderiam ser salvas com a compra do documento. 'Quanto maior o valor pago, mais gerações anteriores de sua família são liberadas do purgatório', diz Caldas.
TESE 50
"Os cristãos devem aprender que, se o papa estivesse inteirado do que fazem os pregadores de indulgências, ele preferiria que a Basílica de São Pedro fosse reduzida a cinzas a ser construída com a pele, a carne e os ossos de suas ovelhas"
Com essa tese, o papa é "blindado". Para Caldas, é uma estratégia política de Lutero, disfarçada na forma de cortesia, para "não bater de frente" com o Santo Padre.
De acordo com Rodrigues, Lutero foi cauteloso. O professor cita outro exemplo da ponderação, a tese 38, na qual o ex-frade diz que "não se deve desprezar o perdão e a distribuição [do breve] pelo papa, visto que o perdão papal consiste numa declaração do perdão divino".
TESE 62
"O verdadeiro tesouro da igreja é o santo evangelho da glória e da graça de Deus"
Para Caldas, essa tese sintetiza as chamadas "Cinco Solas", frases cunhadas pelo ex-frade e que se tornaram símbolo da Reforma Protestante: "Somente a Escritura, somente Cristo, somente a graça, somente a fé, glória somente a de Deus".
Para Lutero, a Igreja Católica colocava muitos intermediários entre os homens e Deus. As "Solas" eram uma forma simples de transmitir a ideia de que todos poderiam ter acesso direto a Deus.
São um resumo de suas inquietações. Era o debate teológico da salvação que o perturbava: como alcançá-la? Em meio a tantas 'fontes' de fé, o escopo deveria ser diminuído. A resposta, para o ex-frade, era que 'menos é mais'. Daí a palavra latina 'sola', que significa 'somente'.
Folhapress


____________

A arte de escrever bem


Escrever é uma necessidade vital, um fundamento sem o qual a comunicação perde em substância.
Os desafios do dia a dia exigem intensa troca de mensagens, seja nas redes sociais, seja nas corporativas: relacionamentos pessoais, correio eletrônico, elaboração de projetos e relatórios, participação em concursos e processos seletivos, negociações empresariais, tratados corporativos, convenções políticas, projetos literários... Tarefas que se tornam triviais, textos que se tornam mais adequados e elegantes quando as técnicas para a elaboração da redação criativa se encontram sob inteiro domínio. E não é só. Escrever está umbilicalmente vinculado à qualidade de vida, à saúde, ao bem-estar.
É o que comprova estudo realizado pela Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. Os pesquisadores chegaram à conclusão que a prática da escrita atua na redução dos hormônios vinculados ao estresse, melhora o sistema imunológico, auxilia na recuperação do equilíbrio físico e emocional.  
Este livro disponibiliza uma exclusiva metodologia para a elaboração do texto criativo. Destina-se aos que tenham interesse em aprimorar a expressão através da escrita: trabalhadores e servidores públicos, gestores que atuam nos setores privado e estatal, empresários e empreendedores, lideranças políticas e sociais, professores e estudantes, sem perder de vista as pessoas comuns, o público em geral, porque qualificar as formas de interagir com o outro deve ser um objetivo estratégico acolhido por todos.     
A utilização da técnica ‘Moving Letters’ possibilita que a atividade ‘escrever bem’ se coloque ao alcance de qualquer um. O método, ancorado nos princípios do planejamento estratégico – de maneira gradual e progressiva – conduz o leitor pelos universos que podem levá-lo à carreira de escritor.  Caso a opção seja escrever um livro, por exemplo, a metodologia auxilia na definição dos temas, na estruturação das tramas, na caracterização das personagens, na coesão do enredo, na consistência dos conflitos, na lapidação do texto, desenvolvendo as habilidades necessárias para a elaboração da adequada escritura.
Fluência à escrita e qualidade à redação são as molas propulsoras que impulsionam o livro, são os objetivos possibilitados pela aplicação da metodologia. Como fundamento, um tripé harmoniosamente organizado: a linguística, a estruturação e análise do discurso e as técnicas de elaboração de textos criativos. 
Para adquirir o seu exemplar, clique aqui.



 ___________________



Para saber mais sobre o livro, clique aqui.
___________________


Para saber mais sobre o livro, clique aqui.