sábado, 15 de outubro de 2016

20 contos dramáticos


"(...) Maria Luiza sentiu um calafrio singrar a espinha até ancorar na parte posterior da cabeça. Preocupava-se quando o fenômeno se repetia reiteradamente, como vinha ocorrendo no decorrer da semana. Aflita, desde a noite anterior esperava Joaquim, o homem de sua vida, forte, alto, inteligente e generoso o suficiente para tirá-la da vida fácil, tornando-a ainda menina, mulher completa e feliz.

   Palpitações, calafrios e sobressaltos sempre foram, em sua vida, sinais de maus prenúncios. Ora anunciavam um aborrecimento iminente, ora um dente que latejaria dali a minutos, a maior parte das vezes uma tragédia abrupta, uma perda irreparável, o desaparecimento de alguém próximo e amado.

   Nessas horas lembrava-se das agruras do amado. Recordou quando, tempos atrás, sobressaltos repetitivos se confirmaram como um perigoso e grave incidente. Joaquim, indignado com a humilhação e o suplício que um senhor impunha ao seu escravo, resolveu intervir. E por sair em defesa do negro, foi punido com a perda da tropa que lhe assegurava o sustento. Anos e anos de sacrifícios, mascateando entre o Rio de Janeiro e Minas, percorrendo toda aquela dispersa e inóspita região, formando uma sólida rede de amigos e fregueses compradores para colocar tudo a perder em decorrência de seu altruísmo e senso de justiça. (...)" Do conto "Tiradentes, o mazombo"; no livro "Tiradentes, o mazombo - 20 contos dramáticos".

Para saber mais sobre o livro, clique em sua capa, logo acima.