domingo, 5 de setembro de 2010

Sakineh Ashtiani e as 99 chicotadas

Deu no Globo
Sakineh Ashtiani é condenada a receber 99 chicotadas

A iraniana Sakineh Mohamadi Ashtiani, ameaçada de ser executada por apedrejamento, foi condenada a receber 99 chicotadas sob acusação de propagar corrupção e indecência, segundo informações do filho da ré e da ONG Comitê Internacional contra o Apedrejamento.

Segundo Sajjad Mohamadi Ashtiani, filho da iraniana de 43 anos, a mãe foi condenada depois que teve uma fotografia publicada em um jornal britânico. O não uso do véu islâmico é crime passível de prisão no Irã.

- O advogado de minha mãe, Hutan Kian, foi informado por detentas da penitenciária que acabavam de ser libertadas - explicou Sajjad, que estava na cidade de Tabriz, noroeste do Irã. - Ele entrou em contato com o juiz independente da penitenciária, que confirmou a pena.

O jornal britânico Times publicou na edição de 28 agosto a fotografia de uma mulher sem véu que apresentou como Ashtiani. A foto era, na realidade, de uma ativista política iraniana que mora na Suécia.

Na edição de sexta-feira, o Times pediu desculpas aos leitores e explicou que a imagem havia sido entregue por Mohamad Mostafaei, segundo advogado de Sakineh, que disse ter obtido a mesma do filho Sakineh. Mas Sajjad Ashtiani negou que fosse sua mãe.

A condenação à morte por apedrejamento de Sakineh provocou uma ampla campanha internacional para evitar a execução, provisoriamente suspensa.

- Mas suspensa não quer dizer anulada - destacou o filho da iraniana em uma entrevista a Bernard-Henri Lévy publicada na sexta-feira no jornal Libération.