quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Ciência aponta caminhos para redes de ensino começarem a combater em 2022 perdas de aprendizagem da pandemia


A ciência que criou a vacina para a Covid-19 também pode indicar os caminhos para recuperar os estragos que a pandemia causou na educação — já a partir do ano letivo de 2022, início de uma longa caminhada para retomar níveis de aprendizagem perdidos.

 

Na avaliação de pesquisadores educacionais, não há geração perdida com práticas guiadas por evidências científicas.

— No mundo inteiro já há pesquisadores e métodos estabelecidos para garantir a aprendizagem. É um campo bastante confiável — analisa Guilherme Hirata, pesquisador da consultoria IDados.

Nesta semana, 23 redes de ensino (11 estados e 12 capitais) vão recomeçar as aulas. Dessas, 19 decidiram reabrir com encontros presenciais e todos os estudantes. Entre elas, estão as municipais de São Paulo e do Rio, além da estadual da Bahia e do Rio. O ano letivo de 2022 é estratégico por ser o primeiro em que as redes voltarão com aulas 100% presenciais após dois anos atuando majoritariamente nos sistemas remoto ou híbrido (parte das aulas em casa, parte na escola), apesar da recente onda de casos e mortes que voltaram a passar de mil num único dia. Para mensurar esse problema, é possível apontar que, de acordo com pesquisadores da Universidade do Missouri e da Universidade do Tennessee, nos EUA, a cada três meses sem estudar, uma criança regride o que aprendeu em 30 dias de aulas.

O pesquisador do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) João Marcelo Borges considera que as perdas desse período são profundas, é preciso tempo e trabalho focado, mas não se podem tachar essas crianças como uma geração perdida.

— Não vejo os índices educacionais voltando aos níveis pré-pandemia na educação básica antes de um período de cinco anos. Um estudo do Unicef e do Banco Mundial estima que só para retomar os níveis de crianças que vivem fora da linha de pobreza, levará de sete a oito anos. Acredito que na educação será semelhante, já que a situação socioeconômica interfere — avalia.

Ele cita, no entanto, caminhos para o começo dessa recuperação. Um estudo de pesquisadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento, com alunos do 3º ano do ensino fundamental de Manizales, na Colômbia, mostra que medidas que não requerem altos investimentos já garantem uma melhor aprendizagem.

Uma delas é colocar mentores especializados em sala de aula para dar reforço de leitura e alfabetização aos alunos três vezes por semana, durante 40 minutos. Com isso, o entendimento da língua melhorou em 20%. O experimento foi desenvolvido em 90 escolas públicas e reuniu mais de 2 mil crianças. Apesar de ser eficiente, caso o Brasil resolvesse adotar o procedimento, precisaria de adaptações, avalia Borges.

— A metodologia é muito eficiente pois usa o horário da escola para realizar atividades complementares, dando a oportunidade de todos os alunos participarem, e não sobrecarrega o professor. No Brasil, alguns colégios aplicam esse modelo, mas é preciso expandi-lo em escala maior — diz.

A ciência aponta também que métodos modernos, como jogos na escola, e tradicionais, como deveres de casa, podem ser instrumentalizados de forma eficiente para que contribuam na recuperação geral.

Pesquisador da Universidade de Nova York e especialista em inovações educacionais, Américo Amorim apontou que os jogos de aprendizagem e brincadeiras podem estimular a leitura e a escrita precoces para crianças do jardim de infância de baixa renda.

De acordo com o cientista, alunos que usaram os jogos avançaram 3,6 vezes mais em leitura e 2,7 vezes mais em escrita do que crianças que não os utilizaram. O experimento foi feito com 351 alunos de 12 escolas públicas da Região Metropolitana de Recife em um período de apenas quatro meses. Atualmente, a metodologia se expandiu para mais de duas mil escolas infantis municipais.

— A gamificação não envolve apenas elementos eletrônicos. Contagem com objetos físicos, ensinar de forma divertida a separar e juntar sílabas, tudo isso faz diferença no aprendizado baseados em evidências. O desafio será unir forças entre Ministério da Educação, estados e municípios para criar metodologias que atendam as necessidades de cada grupo escolar — defende.

Já Hirata cita um estudo de uma dupla de pesquisadores da Max Planck Institute for Human Development, na Alemanha, que fornece fortes argumentos de que deveres de casa interessantes e bem selecionados fazem com que os estudantes se esforcem mais para realizar a lição e acabam se tornando um instrumento eficaz para o aprendizado.

— Há evidências de estudos que mostram que um dever de casa bem feito, estruturado, que converse com a sala de aula, ajuda o desenvolvimento do aluno a recuperar aprendizagem. Talvez seja necessário algo intensivo para os alunos com mais dificuldades — diz.

Bruno Alfano e Pâmela Dias, Extra



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