sábado, 16 de setembro de 2017

Polo Tecnológico de educação beneficiará estudantes do Uruguai e Brasil

Foto de um dos edifícios do Polo Tecnológico cedida pelo governo do Uruguai. EFE

O novo Polo Tecnológico de educação, que está sendo construído na cidade de Rivera, na fronteira com o Rio Grande do Sul, beneficiará mais de 600 estudantes de Uruguai e Brasil, de acordo com plano binacional estabelecido há cerca de uma década.
Este é o maior projeto educativo interinstitucional desenvolvido no país vizinho, em que participam a Administração Nacional de Educação Pública (Anep), Universidad del Trabajo (UTU), Universidad de la República (Udelar) e a Universidad Tecnológica (UTEC).
"O objetivo é trabalhar com as congruências das matrizes produtivas da região", explicou Miguel Venturiello, conselheiro da UTU, em entrevista à Agência Efe.
O conceito de Polo Tecnológico, segundo o representante da instituição de ensino, é uma nova modalidade de ensino público do Uruguai, que busca a construção de centros com alta tecnologia, modernidade e impacto.
Venturiello destacou ainda que a instalação em Rivera "é um adicional", já que permite potencializar o intercâmbio educacional binacional, estabelecido pela Anep e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
Segundo o conselheiro, o espaço tem cinco hectares de extensão, em que estão projetados, inclusive, alojamentos para mais de 100 estudantes, uruguaios e brasileiros.
O centro formará em profissões binacionais, como gastronomia, logística, controle ambiental, informática, energias renováveis e mecatrônicas, que reúne engenharia mecânica, engenharia eletrônica, engenharia de controle e engenharia informática.
"Isso é uma ampliação de oportunidades enorme, para os estudantes uruguaios e brasileiros. Para desenvolverem uma carreira de maior nível", afirmou Venturiello.
O local ainda terá um centro poliesportivo, para desenvolvimento de atividades pela Secretaria Nacional do Esporte.
EFE


_____________________

Para saber mais, clique na aqui


“As 100 mais belas fábulas da humanidade” é um livro especial.

Condensa em um só volume o referencial teórico sobre o assunto, as principais fábulas já elaboradas desde os idos de antes de Cristo, enfocando este rico, mágico e onírico universo.

Desta forma, conceitos e definições, as principais características deste gênero literário, o panorama da evolução das fábulas através dos tempos até romper no Brasil dos dias presentes, todo este referencial teórico encontra-se sistematizado e hierarquizado no primeiro capítulo.

Este capítulo apresenta uma panorâmica de como este gênero mantêm-se sintonizado com a atualidade: Monteiro Lobato, Millôr Fernandes, Rodoux Faugh, Manuel Maria Barbosa du Bocage, este escrita e, ainda, Esopo e Jean de La Fountaine.

O segundo capítulo mergulha no universo do mais importante escritor de fábulas de todos os tempos: o grego Esopo – o grande precursor. No total são mais de cem narrativas ilustradas expressando todas as nuances e facetas desta modalidade artística que provoca, instiga e ensina.

Para saber mais, clique  aqui.