Mais de 49 milhões de meninas menores
de idade estão fora da escola na África Subsaariana devido ao casamento precoce
e à gravidez durante a adolescência, o que solapa seus direitos e limita suas
oportunidades, alertou nesta sexta-feira a Human Rights Watch (HRW).
Na África Subsaariana, 40% das
menores se casam antes dos 18 anos, e 15 dos 20 países com as taxas mais altas
de casamento precoce no mundo todo estão no continente, denunciou a organização
por causa do Dia da Criança Africana.
"Os Governos devem se centrar em
ajudar as menores a prevenir gravidezes não desejadas e apoiar os seus esforços
para permanecer na escola", afirmou a pesquisadora da HRW, Elin Martínez,
em um comunicado.
Ainda que a maioria dos países se
tenha se comprometido a garantir o ensino fundamental e médio obrigatório para
todos os menores, muitos excluem ou expulsam as grávidas e jovens mães da
escola.
Uma investigação da HRW detectou
Tanzânia e Serra Leoa entre os países com as políticas e práticas mais
discriminatórias para as estudantes grávidas e casadas.
"Os professores descobriram que
estava grávida", relatou Rita, uma jovem do norte da Tanzânia que ficou
grávida aos 17 anos.
"Descobri que nenhuma estudante
tem permissão para permanecer na escola se estiver grávida... Não tinha a
informação (educação sexual) sobre gravidezes e nem sobre o que ia
acontecer", contou.
Muitas adolescentes ficam grávidas
porque carecem de informação necessária para tomar decisões sobre sua
sexualidade, planejamento familiar e saúde reprodutiva, enquanto outras são
forçadas a ter relações sexuais.
80% das mulheres entre 15 e 24 anos
que vivem com HIV estão na África, enquanto as meninas de entre 15 e 19 anos
têm cinco vezes mais probabilidade de contrair o HIV que os meninos, segundo
dados das Nações Unidas.
Ainda que outros países como
Camarões, África do Sul e Zâmbia tenham adotado políticas para que as mães
adolescentes possam retornar à escola após o parto, a HRW alertou que as jovens
carecem de apoio para voltar: o custo é elevado, elas enfrentam o estigma na
escola e não têm com quem deixar seus filhos.
"Os Governos têm a
responsabilidade principal de garantir que as menores tenham acesso à educação
fundamental e média gratuita, sem enfrentar o estigma e a discriminação",
afirmou Martínez.
Neste sentido, indicou que "é
preciso eliminar as políticas que excluem as jovens grávidas ou casadas, e
criar medidas especiais para garantir que todas as adolescentes possam ir à
escola".
Também é necessário que os Governos
adotem leis que estabeleçam claramente os 18 anos como idade mínima para
contrair matrimônio, acrescentou a HRW.
EFE
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Coleção Quasar K+:
Livro 1: Quasar K+ Planejamento Estratégico;
Livro 2: Shakespeare: Medida por medida. Ensaios sobre corrupção, administração pública e administração da justiça;
Livro 3: Nikolai Gogol: O inspetor geral. Accountability pública; Fiscalização e controle;
Livro 4: Liebe und Hass: nicht vergessen Aylan Kurdi. A visão de futuro, a missão, as políticas e as estratégias; os objetivos e as metas.
O que é a metodologia Quasar K+ de planejamento estratégico?
QUASAR K+ é uma metodologia que procura radicalizar os processos de participação cidadã através de três componentes básicos:
a.Planejamento;
b.Educação e Teatro;
c.Participação intensiva.
Para quem se destina a ferramenta?
A metodologia QUASAR K+ foi desenvolvida para se constituir em uma base referencial tanto para as pessoas, os indivíduos, como para as organizações. Portanto, sua utilização pode ensejar a modernização desde o simples comércio de esquina ao grande conglomerado corporativo. Mas, também, os projetos de crescimento e desenvolvimento individuais, a melhoria das relações familiares...
Fazendo uso da metodologia QUASAR K+ poderemos descortinar novos horizontes nos habilitando a fazer mais e melhor com menor dispêndio de recursos.
Qual a razão desta metodologia?
Nas democracias modernas as sociedades se mostram tanto mais evoluídas e sustentáveis quanto mais aprimoram a qualidade da participação na vida organizacional, política e social.
Para que a participação se revista de qualidade se faz necessário dominar um conjunto de técnicas e instrumentais capazes de impregnar o processo de maior eficácia.
É deste contexto que emerge a metodologia QUASAR K+: disponibilizar técnicas específicas ancoradas em valores e princípios da educação e do teatro, incorporando - como eixo estruturante - as ferramentas do planejamento.
Portanto, é uma metodologia que busca assegurar qualidade à consecução dos objetivos, estratégias e metas traçados.
Por conseguinte, a aplicação da tecnologia possibilitará que nossa inserção e participação nos ambientes de estudo, trabalho, entretenimento e moradia, se verifique de maneira progressivamente mais satisfatória. Ao mesmo tempo em que nos empodera:
- eleva a autoestima – na medida em que tomamos consciência da evolução de nossa capacidade produtiva, da habilidade adquirida para interagir e contribuir com a família, o grupo social, a organização, a sociedade;
- incorpora ganhos sociais para a família, a escola, a instituição em que trabalhamos e a comunidade onde moramos, considerando que os produtos e resultados de nossa intervenção direta passam a ostentar qualidade diferenciada, mais fina, apurada e consentânea com as aspirações por um mundo melhor e mais justo.
De maneira estruturada, o livro enfoca:
Livro 1: Quasar K+ Planejamento Estratégico;
Livro 2: Shakespeare: Medida por medida. Ensaios sobre corrupção, administração pública e administração da justiça;
Livro 3: Nikolai Gogol: O inspetor geral. Accountability pública; Fiscalização e controle;
Livro 4: Liebe und Hass: nicht vergessen Aylan Kurdi. A visão de futuro, a missão, as políticas e as estratégias; os objetivos e as metas.
O que é a metodologia Quasar K+ de planejamento estratégico?
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Qual a razão desta metodologia?
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Para que a participação se revista de qualidade se faz necessário dominar um conjunto de técnicas e instrumentais capazes de impregnar o processo de maior eficácia.
É deste contexto que emerge a metodologia QUASAR K+: disponibilizar técnicas específicas ancoradas em valores e princípios da educação e do teatro, incorporando - como eixo estruturante - as ferramentas do planejamento.
Portanto, é uma metodologia que busca assegurar qualidade à consecução dos objetivos, estratégias e metas traçados.
Por conseguinte, a aplicação da tecnologia possibilitará que nossa inserção e participação nos ambientes de estudo, trabalho, entretenimento e moradia, se verifique de maneira progressivamente mais satisfatória. Ao mesmo tempo em que nos empodera:
- eleva a autoestima – na medida em que tomamos consciência da evolução de nossa capacidade produtiva, da habilidade adquirida para interagir e contribuir com a família, o grupo social, a organização, a sociedade;
- incorpora ganhos sociais para a família, a escola, a instituição em que trabalhamos e a comunidade onde moramos, considerando que os produtos e resultados de nossa intervenção direta passam a ostentar qualidade diferenciada, mais fina, apurada e consentânea com as aspirações por um mundo melhor e mais justo.
De maneira estruturada, o livro enfoca:
- Planejamento e Administração
- O setor público
- Empreendedorismo & iniciativa privada
- Participação intensiva & terceiro setor
- Cidadania
- Qualidade Total
- Educação & Teatro
- O setor público
- Empreendedorismo & iniciativa privada
- Participação intensiva & terceiro setor
- Cidadania
- Qualidade Total
- Educação & Teatro
Para saber mais sobre o livro, clique na capa. |
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