terça-feira, 5 de julho de 2016

As origens da teoria criada por Freud, o "Complexo de Édipo"


Há 160 anos nascia, em 6 de maio de 1856, em Freiberg, na Morávia (pertencente ao Império Austríaco e atual região da República Tcheca), Sigmund Freud. As contribuições do neurologista e psiquiatra tiveram enorme impacto para o reconhecimento da Psiquiatria como uma disciplina voltada ao tratamento dos transtornos do comportamento humano. Antes disso, os problemas da mente eram considerados de cunho moral ou espiritual.

Suas pesquisas trouxeram à luz a teoria psicanalítica, baseada em duas hipóteses: o inconsciente atua em nossa percepção consciente e muitas experiências passadas, principalmente as da infância, determinam o padrão comportamental que a pessoa terá na vida adulta.

As contribuições de Freud para os estudos acerca da compreensão humana são diversas e refletem no trabalho de muitos pensadores.


Compreenda uma de suas principais inspirações cientificas, a que o levou a formular a teoria do ‘complexo de Édipo’, utilizada por Freud para discorrer sobre o amor dos filhos para com os pais durante a infância. 

Para saber mais, clique aqui.