domingo, 31 de janeiro de 2016

Obras de Ferreira Gullar: da José Olympio para a Cia. das Letras



Há décadas, a José Olympio, editora do Grupo Editorial Record, publica a obra poética de Ferreira Gullar. Mas, a partir do próximo semestre, o imortal e autor de Poema sujo estará de casa nova.

A Companhia das Letras passará a editar e publicar a obra do poeta maranhense. A saída de Maria Amélia Mello da José Olympio em novembro de 2014 pesou muito na decisão de Gullar, apontou Flávio Moura, editor sênior da Companhia das Letras e que passará a ser responsável pela edição e publicação da obra poética do imortal na editora paulistana. “Um ano e pouco atrás, quando ficamos sabendo que a Maria Amélia tinha saído da José Olympio, procuramos o Gullar. Com ela lá, a gente jamais teria feito qualquer movimento”, disse o editor ao PublishNews.

Com a saída da editora da José Olympio, Maria Amélia se tornou agente do autor. 

“Ela ficou sabendo que a gente tinha procurado o autor e entrou em contato conosco dizendo que ele tinha interesse em mudar de editora, que tinha outras em vista, mas que queria ouvir a nossa proposta”, lembra Flávio.

“Estamos muito contentes com isso. A Companhia é uma editora que já tem grandes poetas brasileiros em seu catálogo e Gullar figura entre os maiores. Isso é, claro, uma grande alegria” disse.

Ao todo, estão indo para a Companhia 17 títulos da obra poética de Gullar. O primeiro título de Ferreira Gullar que a Companhia deve publicar será justamente Poema sujo.

De acordo com Flávio não é à toa que este será o título de estreia de Gullar na Companhia. “Escolhemos este não só por ser um dos mais importantes, mas também por ele ter sido publicado originalmente em 1976, então, a gente está falando em 40 anos de publicação.


Temos aí uma efeméride”, declarou o editor. Flávio adiantou ao PublishNews que deve sair mais algum título ainda em 2016, mas não está acertado qual ou quando e que não está prevista a publicação de nenhum inédito.

Por Leonardo Neto - Publishnews