quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Ideia de Livro Esquecido começou na zona urbana no MT



Do Diário de Cuiabá

O projeto “Livro Esquecido” é relativamente novo, existe há dois anos. Começou com a distribuição e incentivo à leitura de livros de escritores regionais.

Os primeiros foram “esquecidos” em pontos de ônibus, praças e parques de lazer da área urbana de Cuiabá. A ideia divertiu e agradou a comunidade em geral e a escolar.

Agora, em datas comemorativas, como aniversário da cidade, Dia do Livro, campanhas e outras, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria das Bibliotecas, lança mão desse mecanismo para chamar a atenção de crianças e adultos sobre a importância da leitura.

Além dessa iniciativa, a Prefeitura de Cuiabá mantém a rede “Saber com Sabor”, formada por sete bibliotecas públicas funcionando fora de espaços de escolas, em diferentes regiões da cidade.

De acordo com dados divulgados pela coordenadora Edvair Alves, cerca 85 mil livros estão disponíveis nessas unidades para leitura no local ou empréstimo.

Entre 2013 e 2014, informa a professora, as bibliotecas fizeram 74 mil atendimentos. Desse total, 15,7 mil foram de pessoas que levaram livros emprestados para casa.

O município também dispõe de uma biblioteca sobre rodas. É um ônibus com 9 mil livros, dotado de cadeiras e mesas internas e de uma tenda externa, que percorre bairros e comunidades rurais. O tempo de permanência em cada parada pode variar de dois a cinco dias.

Quiosque virará ponto de leitura


No distrito de Aguaçu, o quiosque construído na praça central para ser um bar ou lanchonete, vai sediar o “ponto de leitura” no qual o estudante Mateus Fornos, 13 anos, deve trabalhar como bibliotecário alguns dias da semana, no contraturno da escola.

No local, mais de 800 livros já estão organizados nas prateleiras que provavelmente acomodariam bebidas e outros produtos.

A cessão do espaço para terceiros com fins comerciais sequer chegou a ser cogitada pelo subprefeito, Domingos Sávio Ribeiro de Barros.

“Savinho”, que também é morador do distrito, de pronto atendeu ao pedido da diretora da escola, Maria Adevair da Silva, e da professora Eliane Miranda, líder do projeto “Mais Educação” e incentivadora de leitura, para transformar o quiosque em biblioteca.

Com o interesse à leitura despertado pelo “Livro Esquecido”, a coordenadora das bibliotecas municipais, professora Edvair Pereira Alves, acredita que esse ponto de leitura fará sucesso na comunidade.

A inauguração ainda não tem data agendada, mas deve ser nos próximo mês. Enquanto isso não acontece, o gosto pela leitura continua sendo disseminado pelos exemplares esquecidos.