quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Conflitos deixam 13,7 milhões de crianças fora das escolas, diz Unicef


Relatório do Unicef aponta impacto da violência.
Mais de 8,5 mil colégios na Síria, Iraque, Iêmen e Líbia estão destruídos.


Conflitos deixam 13 milhões de crianças fora das escolas, diz Unicef. Relatório da Unicef divulgado nesta quinta (3) aponta impacto da violência. 9 mil colégios na Síria, Iraque, Iêmen e Líbia estão destruídos. (Foto: Reprodução/Unicef)
"Educação sob Ataque", capa do estudo divulgado
pela Unicef. (Foto: Reprodução/Unicef)

Do G1.com
Relatório divulgado pelo Unicef nesta quinta-feira (3) aponta que conflitos armados e crises políticas em países do Oriente Médio e do Norte da África deixam 13,7 milhões de crianças fora das escolas.

De acordo com o Unicef, o foco do levantamento é o impacto da violência no sistema educacional de nove países das duas regiões (Síriax, Iraque, Iêmen, Líbia, Palestina, Sudão, Jordânia, Líbano e Turquia). O total verificado representa 40% das 34 milhões de crianças em idade escolas nesses países.

O impacto da violência na rotina das crianças também é mostrado no levantamento de instituições afetadas: mais de 8,5 mil colégios na Síria, Iraque, Iêmen e Líbia estão destruídos. Muitas servem agora de abrigo para famílias desalojadas ou viraram instalações militares.
Além do fechamento de escolas, o relatório aponta diversos casos de ataques feitos diretamente contra crianças e professores, a maioria enquanto estavam na própria escola.
Síria
Na Síria, uma em cada quatro escolas não pode ser usada porque foi destruída ou passou a ser usada como instalação militar e cerca de 52,5 mil professores deixaram suas funções. Quando as escolas ainda estão ativas, não estão livres do risco: ao menos 20% das crianças precisam cruzar linhas de conflito para chegar às escolas em atividade.

O levantamento aponta que, na Jordânia, no Líbano e na Turquia, 700 mil crianças sírias refugiadas não podem estudar. O motivo é a falta de capacidade dos sistemas educacionais desses países. A estimativa do órgão é que nações vizinhas à Síria tenham recebido 4 milhões de refugiados sírios.
Iêmen
No Iêmen, a escalada da violência se agravou em março. Mais de 3,5 mil escolas foram fechadas e 1,8 milhão de crianças ficaram sem estudar.

O órgão aponta que já antes do atual acirramento da violência já havia 1,6 milhões de alunos com idades entre 6 e 11 anos fora da escola. A estimativa é que 80% da população do país precise de assistência humanitária.

África
No Sudão, o Unicef aponta que "quase quatro décadas de guerra deixaram mais de 3 milhões de crianças fora da escola".

Na Líbia,  o acirramento dos conflios desde maio provocam o colapso de infraestrutura e interrupção de serviços básicos. A estimativa é que dois milhões de pessoas sejam afetados pelo conflito. Escolas no noroeste e no sul do país abrigam deslocados internos e na cidade de Bengazi, a taxa de frequência escolar caiu 50%. Nesta cidade, apenas 65 das 239 escolas funcionam.
Faixa de Gaza
O ano de 2014 foi marcado por conflitos que mataram ao menos 551 crianças palestinas e outras 3,4 mil feridas. Quando o ano letivo de 2014-2015 começou,  mais de 500 mil crianças não tinham possibilidade de retomas as aulas. Os especialistas afirmam que os prédios das escolas são usados como abrigos por crianças que tiveram suas casas destruídas.

Iraque
No Iraque, escolas acomodam parte das três milhões de pessoas obrigadas a fugirem de conflitos. Pelo menos 950 mil crianças em idade escolar foram afetadas e 1,2 mil escolas em áreas de conflito foram transformadas em abrigos. Além disso, 2014 foi o ano com mais mortes desde 2008: quase 700 crianças foram mortes e outras 500, feridas.
Menina palestina é vista por um buraco na parede de uma escola atingida por bombardeio israelense na última semana em Gaza. (Foto: Mahmud Hams/AFP)Menina palestina é vista por um buraco na parede de uma escola atingida por bombardeio israelense na última semana em Gaza. (Foto: Arquivo/Mahmud Hams/AFP)
Estudantes palestinas assistem a uma aula em escola que testemunhas dizem ter sido atingida por um bombardeio israelense durante o mais recente conflito entre Israel e o Hamas, em um dia chuvoso no leste da Cidade de Gaza  (Foto: Suhaib Salem/Reuters)Estudantes palestinas assistem a uma aula em escola que testemunhas dizem ter sido atingida por um bombardeio israelense durante o mais recente conflito entre Israel e o Hamas, em um dia chuvoso no leste da Cidade de Gaza (Foto: Arquivo/Suhaib Salem/Reuters)