quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Quando a piada expressa a mais pura realidade



As vacas capitalistas

Uma historinha da internet



Há alguns anos, circulava pela internet uma série de parábolas com vaquinhas, que explicavam as diferenças entre feudalismo, socialismo, comunismo etc. Agora, a corrente das vacas está de volta. Dessa vez, explicando as diferenças entre os sistemas capitalistas de todo o mundo -- inclusive o recentíssimo capitalismo estilo Enron.

Confira:

Capitalismo tradicional: você tem duas vacas. Vende uma e compra um touro. Eles se multiplicam, e a economia cresce. Você vende o rebanho e se aposenta, rico.

Capitalismo estilo Enron: você tem duas vacas. Vende três para a sua companhia de capital aberto usando garantias de crédito emitidas por seu cunhado. Depois faz uma troca de dívidas por ações por meio de uma oferta geral associada, de forma que você consegue todas as quatro vacas de volta, com isenção fiscal para cinco vacas. Os direitos do leite das seis vacas são transferidos para uma companhia das Ilhas Cayman, da qual o sócio majoritário é secretamente o dono. Ele vende os direitos das sete vacas novamente para a sua companhia. O relatório anual diz que a companhia possui oito vacas, com uma opção para mais uma. Você vende uma vaca para comprar um novo presidente dos Estados Unidos e fica com nove vacas. Ninguém fornece balanço das operações. O público compra o seu esterco.

Americano: você tem duas vacas. Vende uma e força a outra a produzir leite de quatro vacas. Fica surpreso quando ela morre.

Francês: você tem duas vacas. Entra em greve porque você quer três.

Japonês: você tem duas vacas. Redesenha-as para que tenham um décimo do tamanho de uma vaca normal e produzam 20 vezes mais leite. Depois cria desenhinhos de vacas chamados Vaquimon e os vende para o mundo inteiro.

Britânico: você tem duas vacas. As duas são loucas.

Russo: você tem duas vacas. Conta-as e vê que tem cinco. Conta de novo e vê que tem 42. Conta de novo e vê que tem 12 vacas. Você para de contar e abre outra garrafa de vodca.

Suíço: você tem 500 vacas, mas nenhuma é sua. Você cobra para guardar a vaca dos outros.

Hindu: você tem duas vacas. Ai de quem tocar nelas.

Chinês: você tem duas vacas e 300 pessoas tirando leite delas. Você se gaba de ter pleno emprego e alta produtividade. E prende o ativista que divulgou os números.

E o brasileiro: você tem duas vacas. Uma é sequestrada. Você chama a polícia. A outra vaca desaparece. Reaparece, mais morta do que viva, e confessa: "Fui eu que sequestrei". O delegado fica famoso e vira deputado federal.

A VERSÃO ORIGINAL

FEUDALISMO: você tem duas vacas.
Seu senhor pega parte do leite para ele.

SOCIALISMO: você tem duas vacas.
O governo as tira de você e as coloca num curral, junto com as vacas de todo mundo. Você tem de cuidar de todas as vacas. O governo lhe dá um copo de leite.

COMUNISMO RUSSO: você tem duas vacas.
Você tem de cuidar delas, mas o governo fica com o leite todo.
Você rouba o máximo possível do leite e o vende no mercado negro.

COMUNISMO CAMBOJANO: você tem duas vacas.
O governo pega as duas e fuzila você.

BUROCRACIA: você tem duas vacas.
Primeiro, o governo traça normas para determinar como você pode alimentá-las e quando pode tirar o leite. Aí, ele lhe paga para não tirar o leite. A seguir, mata uma das vacas a tiros, tira o leite da outra e joga fora.Depois, manda você preencher um formulário em cinco vias.

Da EXAME

___________________________

Para aproveitar as férias e a vida



Para aproveitar o período das férias, selecionamos títulos para os mais variados públicos - de crianças a amantes de literatura.

No descanso, divirta-se a valer, descanse, recarregue as baterias. Não deixe de colocar a leitura em dia, cuide de manter atualizada a sua biblioteca e – jamais se esqueça, o bom presente é aquele que ensina uma lição e dura para sempre; por isso, habitue-se a adquirir livros também para presentear.

Veja a seguir as nossas sugestões de leitura. Basta clicar no título desejado e você será levado ao site com mais informações:

1) Coleção Educação, Teatro e Folclore
Dez volumes abordando 19 lendas do folclore brasileiro.



2) Coleção infantil
Dez volumes abordando temas variados do universo infanto-juvenil.



3) Coleção Educação, Teatro e Democracia
Quatro volumes abordando temas como democracia, ética e cidadania.



4) Coleção Educação, Teatro e História
Quatro volumes abordando temas como independência e cultura indígena.



5) Coleção Teatro greco-romano
Quatro volumes abordando as mais belas lendas da mitologia greco-romana.



6) O maior dramaturgo russo de todos os tempos: Nicolai Gogol – O inspetor Geral



7) O maior dramaturgo da literatura universal: Shakespeare – Medida por medida



8) Amor de elefante



9) Santa Dica de Goiás



10) Gravata Vermelha



11) Prestes e Lampião



12) Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski



13) Amor e ódio



14) O juiz, a comédia



15) Planejamento estratégico Quasar K+



16) Tiradentes, o mazombo – 20 contos dramáticos



17) As 100 mais belas fábulas da humanidade