domingo, 26 de junho de 2016

Artista plástica dedica-se a incentivar leitura em praças públicas de BH



O amor pelos livros mudou a vida da artista plástica belo-horizontina Estella Cruzmel, de 65 anos. Há seis anos, ela dedica totalmente a sua vida a incentivar a leitura em praças da capital e a fazer doações, deixando exemplares em bancos públicos para que sejam apanhados e lidos.

O projeto, batizado de Santa Leitura, fez tanto sucesso que há três anos Estella criou uma espécie de “sucursal” na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, onde a filha dela mora e também oferece livros para centenas de brasileiros. “Temos um espaço permanente em um restaurante da Carolina do Sul e atendemos muitos brasileiros. Os livros são todos envidados do Brasil”, disse ela.

Estella diz respirar livros desde a hora em que acorda até quando volta para a cama. Ela conta que tudo começou em 2010, no Bairro Ipiranga, na Região Nordeste da capital, nos fundos de uma loja de moda feminina que ela tinha. “Quando fechei a loja, eram mais de 4 mil livros e eu senti a necessidade de incentivar a leitura. Eu vi que as pessoas gostam de ler, mas, às vezes, não têm acesso aos livros, por eles serem caros demais”, disse Estella.

Todo terceiro domingo do mês, desde 2012, Estella promove o Santa Leitura na Praça Duque de Caxias, no Bairro Santa Tereza, Região Leste. “A gente não empresta, não vende e não troca livros nessa feira. As pessoas têm que ler o livro no local. A pessoa chega e pega o livro. O livro fica disponível na praça e há um encontro da família. O principal objetivo, além de incentivar a leitura, é integrar as famílias”, disse Estella.

Já no Bairro Floresta, também na Região Leste, todos os dias Estella faz doação de 10 livros na Praça Salvador Morici, que fica entre a Rua Silva Jardim e Avenida do Contorno, e deixa mais 10 exemplares sobre os bancos de outra pracinha em frente ao Colégio Barão de Macaúbas, na Avenida Assis Chateaubriand.

O Santa Leitura também atende crianças carentes do Bairro Taquaril, na Região Leste, onde todo segundo domingo do mês a artista plástica vai com uma irmã de caridade promover leituras. “A gente lê para as crianças e elas leem para outras crianças. Lá também fazemos doações de livros”, disse Estella.

O projeto de Estella sobrevive graças às doações de livros. Por mês, ela recebe até 2,5 mil livros de sebos do Edifício Maletta, no Centro. “Volto para casa renovada. O meu trabalho tem dado muitos frutos. Tem crianças que ficam horas lendo na praça. É muito gratificante”, disse Estella, orgulhosa do seu trabalho. Domingo passado, ela ofereceu café da manhã aos leitores da Praça Duque de Caxias, no Bairro Santa Tereza.

Assista ao vídeo de Estella Cruzmel neste link.

Por Pedro Ferreira, no Estado de Minas



_____________




Para saber mais, clique na capa do livro



_____________

Para saber mais, clique na capa do livro




____________



Clique na capa do livro para saber mais.



Para saber mais, clique na figura

Dramaturgo, o autor transferiu para seus contos literários toda a criatividade, intensidade e dramaticidade intrínsecas à arte teatral. 

São vinte contos retratando temáticas históricas e contemporâneas que, permeando nosso imaginário e dia a dia, impactam a alma humana em sua inesgotável aspiração por guarida, conforto e respostas. 

Os contos: 
1. Tiradentes, o mazombo 
2. Nossa Senhora e seu dia de cão 
3. Sobre o olhar angelical – o dia em que Fidel fuzilou Guevara 
4. O lugar de coração partido 
5. O santo sudário 
6. Quando o homem engole a lua 
7. Anos de intensa dor e martírio 
8. Toshiko Shinai, a bela samurai nos quilombos do cerrado brasileiro 
9. O desterro, a conquista 
10. Como se repudia o asco 
11. O ladrão de sonhos alheios 
12. A máquina de moer carne 
13. O santuário dos skinheads 
14. A sorte lançada 
15. O mensageiro do diabo 
16. Michelle ou a Bomba F 
17. A dor que nem os espíritos suportam 
18. O estupro 
19. A hora 
20. As camas de cimento nu 

___________


Para saber mais, clique na capa do livro

________________

AS OBRAS DO AUTOR QUE O LEITOR ENCONTRA NAS LIVRARIAS amazon.com.br: 

A – LIVROS INFANTO-JUVENIS: 

I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis): 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis): 
Livro 8. Como é bom ser diferente 

III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis): 

IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis): 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis): 

B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
VI – ThM-Theater Movement: