quinta-feira, 24 de abril de 2014

Led Zeppelin publica material inédito de seus primeiros anos


EFE | LONDRES
O lendário grupo britânico de rock Led Zeppelin publicou duas gravações inéditas até o momento para marcar o relançamento previsto para junho de seus três primeiros álbuns.
As duas gravações inéditas são as do clássico "Keys to the Highway", gravada em 1970, assim como uma versão antecipada do popular "Whole Lotta Love", para muitos a melhor canção de rock de todos os tempos.
Essas duas canções se encontram entre os diversos temas que foram remasterizados e que o grupo publicará oficialmente nas reedições de seus três primeiros discos, "Led Zeppelin I", "II" e "III".
Além desse material, os relançamentos incluirão outras centenas de canções compostas pelo quarteto, dissolvido em 1980, que foram cuidadosamente catalogadas e depois armazenadas durante décadas nos arquivos da banda.
O guitarrista Jimmy Page, de 70 anos, criador de quase todas as canções mais veneradas do lendário grupo, passou dois anos e meio escutando centenas de fitas antes de optar pelo material escolhido.
"Não quero morrer e que outra pessoa faça isso", explicou o veterano músico, segundo recolhe hoje a emissora britânica "BBC".
Para o guitarrista da formação, esse novo material "merece ser escutado".
Entre alguns dos temas inéditos que estarão em um dos três álbuns remasterizados figurarão versões alternativas de algumas de suas canções mais conhecidas, assim como atuações ao vivo, todas elas gravadas ao mesmo tempo que os temas originais.
"Keys to the Highway/Trouble in Mind", que aparecerá em "Led Zeppelin III", foi gravada em 1970 nos Olympic Studios de Barnes, no sudoeste de Londres, uma meia hora após "Hats Off to (Roy) Harper", apesar de nunca ter sido publicada.
Segundo o cantor da desaparecida banda, Robert Plant, esses anos foram "particularmente prolíficos" para a formação.
"Jimmy (Page) e eu testávamos os temas que tocávamos em casa. Provamos as coisas. Nada era premeditado", lembrou Plant à "BBC".
Assim, o álbum "Led Zeppelin II" recolherá uma versão antecipada de conhecida "Whole Lotta Love".
Quanto às diferenças existentes entre ambos os temas, no original falta o primeiro acorde e a parte central, enquanto na versão terminada há incluídos novos coros.
O interesse no Led Zeppelin, um grupo que se dissolveu em 1980 após a morte de seu baterista, John Bonham, continua sendo enorme, apesar de que desde sua separação é possível contar as vezes em que os integrantes do grupo voltaram a se unir.
Em 2005, junto com o filho do bateria, Jason Bonham, os integrantes se reuniram para ressuscitar a lenda, 27 anos após sua despedida.