Se é fato que a
internet, em um primeiro momento, mudou a vida das pessoas, é indubitável que
as redes sociais, instrumentalizadas em equipamentos portáteis, representam uma
segunda onda da rede que trouxe grande transformação cotidiana, com reflexos em
vários setores, inclusive na relação do cidadão com a administração pública. O
que se vê, além de uma tropa de especialistas de ocasião nas redes tecendo
comentários sobre temas afetos as políticas públicas, é uma enxurrada de
meias-verdades, boatos, o que faz uma decisão de lançar ou enterrar programas
governamentais provocar discussões acaloradas fundamentadas em sofismas - o
que, apesar dos pesares, já indica uma maior participação dos cidadãos na vida
pública por meio dessas novas formas de interação, contribuindo para o chamado
'controle social', ou seja, para o acompanhamento da gestão pela população,
visando a sua melhoria. Mas quais os limites e possibilidades das redes sociais
na promoção desse controle social?
O controle, como
função que busca tratar questões do mundo real, preocupado em como as políticas
públicas se materializam junto à população, tem uma componente institucional,
representada pelos chamados órgãos de controle, tais como o Tribunal de Contas
da União e o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da
União (CGU), só para falar do plano federal. Esses órgãos avaliam as políticas,
realizam auditorias e, nesse contexto, necessitam, para uma atuação mais
eficiente e abrangente, do controle social, pela participação cidadã por meio
do próprio processo eleitoral, além de denúncias, manifestações, conselhos,
entidades do terceiro setor e, de forma mais moderna, pelas redes sociais.
O bom uso das
tecnologias se tornou elemento crucial para o sucesso de iniciativas governamentais.
O que se discute
aqui, desse modo, é como a ampliação do governo eletrônico, notadamente a sua
interação com as redes sociais, pode ser utilizada pelos governantes para
facilitar o acesso aos serviços, produtos e informações públicas, bem como de que
maneira os cidadãos podem exercer este direito - quase dever - de monitorar as
ações governamentais por intermédio dos diversos dispositivos e aplicativos
atualmente disponíveis.
O bom uso das
tecnologias se tornou elemento crucial para o sucesso de determinadas
iniciativas governamentais, como as inscrições para exames educacionais em
nível nacional e a transparência irrestrita dos gastos públicos, fazendo com
que as tradicionais barreiras do tempo e do espaço sejam facilmente
ultrapassadas, dando maior agilidade, redução de custos e ampliação de acesso
ao conhecimento por parte da população. Acesso à informação não há só na
internet, mas ele foi potencializado por essa inovação.
Desse modo, os
governos, nos diversos níveis e esferas, necessitam estar atentos para explorar
essas novas formas de interação, para que façam a comunicação adequada com o
cidadão, em especial nos quesitos de divulgação e avaliação quase que
instantânea dos produtos e serviços disponibilizados, fazendo chegar aos
destinatários as mensagens necessárias e de forma clara, mas também que colha o
feedback que realimenta as políticas públicas.
Nesse sentido, os
órgãos de controle institucional não somente podem se servir das informações
oriundas dessa interação na linha do controle social, como podem avaliar o
desenvolvimento desse processo no governo. E que pontos de avaliação seriam
possíveis? Podemos falar da segurança da informação e outros riscos
introduzidos pelas redes sociais; vazamentos ou publicação de propriedade
intelectual alheia; utilização das mídias para efetivamente informar e dialogar
com a população, entre outros quesitos, dado que novas formas de interação
precisam ser avaliadas para fortalecer o aprendizado organizacional sobre
estas.
Mas o cidadão
também precisa enxergar possibilidades de controle social nessa interação,
melhorando o debate sobre as políticas públicas, buscando interagir nos
processos decisórios, nas denúncias, e mais: evitando o compartilhamento de
notícias falsas, já que o simples fato de estar publicado não é garantia de que
seja verídico, e a confusão causada nas redes sociais tem efeitos negativos, em
especial no que tange às políticas públicas.
Essas preocupações,
esse novo olhar da comunicação como instrumento de participação cidadã e controle
social, deverão estar, por óbvio, conectadas à política de comunicação social
das instituições, que, dependendo do contexto, conterá regras claras quanto à
padronização de layout, logomarca e outros aspectos formais, bem como a
identificação do perfil dos targets, para que o governo se comunique não apenas
na divulgação de seus feitos, mas buscando, com essa ação, provocar a interação
com o cidadão, que pode ajudar na construção da qualidade dos serviços
públicos, opinando e indicando desconformidades.
A rede social é um
instrumento de controle social por excelência. Aliás, já passa da hora da
institucionalização de políticas de uso de mídias sociais para contas públicas,
algo similar ao que já acontece em relação à segurança da informação e à
redação de expedientes, por exemplo. Vemos oportunidades de melhoria em pelo
menos quatro questões: nos requisitos de senha das mídias sociais; no
monitoramento de mensagens inapropriadas; na existência de plano de resposta a
incidentes, a fim de preventivamente saber o que fazer quando houver falhas ou
ataques à rede social; e o uso consistente e tempestivo dos canais ativos. Uma
lista longe de ser exaustiva.
A rede é social,
mas o controle também é. Impossível negar essa poderosa forma de comunicação
com o cidadão que invade nosso cotidiano, e essa profusão de interação
propiciada por esses mecanismos tem grande potencial na melhoria das relações
entre cidadão e governo, aprimorando os serviços públicos, realimentando o
impacto das ações governamentais e, ainda, trazendo uma visão de qualidade mais
próxima da realidade e distante das idealizações dos gabinetes
Por Marcus Vinicius de Azevedo Braga e Ronald da Silva
Balbe, em Gazeta do Povo
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Nikolai Gogol: O inspetor geral.
O livro contém o texto original de Nicolai Gogol, a peça teatral “O inspetor Geral”. E mais um ensaio e 20 artigos discorrendo sobre a realidade brasileira à luz da magnífica obra literária do grande escritor russo. Dessa forma, a Constituição brasileira, os princípios da administração, as referências conceituais da accountability pública, da fiscalização e do controle - conteúdos que embasam a política e o exercício da cidadania – atuam como substrato para o defrontar entre o Brasil atual e a Rússia dos idos de 1.800.
Desbravar a alma humana através de Gogol é enveredar por uma aventura extraordinária, navegar por universos paralelos, descobrir mundos mantidos em planos ocultos, acobertados por interesses nem sempre aceitáveis.
A cada diálogo, a cada cena e ato, a graça e o humor vão embalando uma tragédia social bastante familiar a povos de diferentes culturas, atravessando a história com plena indiferença ao tempo.
O teatro exerce este fascínio de alinhavar os diferentes universos: o cáustico, o bárbaro, o inculto que assaltam a realidade, que obliteram o dia a dia; e o lúdico, o onírico, o utópico-fantástico que habitam o imaginário popular.
“O inspetor geral” é um clássico da literatura universal. Neste contexto, qualquer esforço ou tentativa de explicá-lo seria tarefa das mais frívolas e inócuas. E a razão é simples, frugal: nos dizeres de Rodoux Faugh “os clássicos se sustentam ao longo dos tempos porque revestem-se da misteriosa qualidade de explicar o comportamento humano e, ao deslindar a conduta, as idiossincrasias e o caráter da espécie, culminam por desvendar a própria alma da sociedade”.
Esta é a razão deste livro não aspirar à crítica literária, à análise estilística e, sim, possibilitar que o leitor estabeleça relações de causa e efeito sobre os fatos e realidade que assolavam o Império Russo de 1.800 com os que amarguram e asfixiam o Brasil dos limiares do século XXI.
Do início ao final da peça teatral, as similaridades com o Brasil atual inquietam, perturbam, assustam... Caracteriza a literatura clássica o distanciamento da efemeridade, o olhar de soslaio para com o passadiço pois que se incrusta nos marcos da perenidade. Daí a dramaturgia de Nicolai Gogol manter-se plena de beleza, harmonia, plástica, humor e atualidade.
Nesta expedição histórica, a literatura de um dos maiores escritores russos enfoca uma questão que devasta a humanidade desde os seus primórdios, finca âncoras no presente e avança, insaciavelmente, sobre o futuro. O dramaturgo, com maestria, mergulha nas profundezas do caráter humano tratando a corrupção, não como uma característica estanque, intrínseca exclusivamente à esfera individual, mas como uma chaga exposta que se alastrou para deteriorar todas as construções sociais, corroer as instituições e derrocar as organizações humanas.
É o mesmo contexto que compartilham Luís Vaz de Camões e Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Leon Tolstoi, Thomas Mann e Machado de Assis.
Mergulhar neste mundo auspicioso e dele extrair abordagens impregnadas de accountability pública é o desafio estabelecido. É para esta jornada que o leitor é convidado de honra.
O livro integra a Coleção Quasar K+:
Livro 1: Quasar K+ Planejamento Estratégico;
Livro 2: Shakespeare: Medida por medida. Ensaios sobre corrupção, administração pública e administração da justiça;
Livro 3: Nikolai Gogol: O inspetor geral. Accountability pública; Fiscalização e controle;
Livro 4: Liebe und Hass: nicht vergessen Aylan Kurdi. A visão de futuro, a missão, as políticas e as estratégias; os objetivos e as metas.
Para saber mais sobre o livro "Nikolai Gogol:
O inspetor geral - Accountability pública;