Quantas empresas fazem seu planejamento estratégico, mas não conseguem implementar? Quantas empresas iniciam uma grande mudança que, no final, não obtém o sucesso esperado ou demora muito para ser finalizada?
De quantas infinitas reuniões os executivos da sua
empresa participam para definir diretrizes ou projetos sobre os quais pouco é
feito efetivamente?
Quantas milhares de ideias criativas e inovadoras
emergem nas empresas e morrem devido aos processos burocráticos que drenam
todos os seus esforços e energias?
Quantas dessas ideias realmente emergiram nos últimos
anos na sua empresa?
Caso sua empresa tenha alguma barreira ou dificuldade
apontada nas respostas aos contextos acima, muito provavelmente a causa-raiz do
seu problema está na sua cultura empresarial.
A cultura organizacional é um conjunto de hábitos e
atitudes de todos os integrantes guiados pelas normas e valores da empresa.
Para uma cultura de alta performance, esses comportamentos precisam estar
alinhados com os objetivos estratégicos da empresa e com a demanda dos
clientes, criando um maior valor agregado a todas as ações realizadas visando
proporcionar o crescimento contínuo da empresa e torná-la uma referência de
mercado.
Os executivos de alta performance, em todas as áreas
da empresa, são dedicados e determinados para trazer os resultados e ir além
das expectativas traçadas. Potencializam as suas fortalezas e sabem o que e
quando precisa ser feito, além de terem mentalidade de crescimento. São
incentivados a expressar suas reais opiniões e não são prejudicados por isso.
Agem com honestidade, são questionadores e desenvolvem suas competências.
Uma empresa com cultura de alta performance aumenta a
atração, o engajamento e a retenção dos seus talentos pela forma como conduz
seu ambiente de trabalho, fortalecendo, inclusive, seu valor como marca
empregadora. A empresa busca reconhecer seus colaboradores de forma individual
e coletiva e desenvolver um ambiente de confiança para gerar um maior
comprometimento entre os integrantes.
Nessa jornada, muitos colaboradores poderão ser
resistentes a mudanças e outros terem dificuldade de implementá-las. Muitas
vezes, para promover a mudança, é necessário lembrar constantemente o que
precisa ser feito, buscar meios de promover os novos hábitos com passos
gradativos e de forma simplificada*.
Para a construção de uma cultura de alta performance,
é importante destacar os dez pontos mais relevantes que podem servir como um
guia básico para qualquer porte de empresa:
Ter um propósito claro da razão pela qual a empresa
existe, qual é a diferença que a empresa faz ou fará para a comunidade, meio
ambiente e economia;
Definir uma visão específica, mensurável e simples de
onde quer chegar, de seus objetivos estratégicos ao longo do tempo;
Priorizar as iniciativas que auxiliarão no alcance dos
objetivos estratégicos de forma cirúrgica, incluindo as lacunas da cultura
atual, avaliando quais são os comportamentos prioritários que a empresa
precisará mudar para melhoria do desempenho;
Desenvolver ferramentas para coleta e análise de dados
de ponta a ponta da jornada do cliente com visão integrada para todas as áreas
e níveis da empresa;
Possuir uma comunicação clara e transparente com seus
colaboradores sobre as prioridades, objetivos, estratégias, iniciativas e comportamentos
esperados;
Desenvolver planos de ações de mudanças que serão
implantadas com impacto externo e interno;
Realizar, de forma diária, a mensuração dos resultados
obtidos e direcionar ações de melhorias e ajustes contínuos com as áreas
envolvidas;
Ter um plano de incentivo alinhado aos objetivos da
empresa e atrelado a indicadores de performance específicos. Os incentivos de
curto prazo servirão para reconhecer o desempenho individual e do time,
impulsionando a performance de seus colaboradores e os incentivos de longo
prazo para reter os principais talentos;
Trocar experiências internamente e realizar benchmarks
com empresas dos mais variados setores para troca de boas práticas de gestão;
Proporcionar o recurso de tempo ou investimento para
seus executivos se desenvolverem.
Todas as partes que envolvem a cultura da empresa,
como, por exemplo, rituais de reuniões, forma como as reuniões são conduzidas e
até mesmo o ambiente da empresa, impactam na mudança de comportamento das
pessoas. Mudanças de atribuições e cargos também podem gerar uma nova
experiência de forma mais coerente com o talento para obter a performance
desejada. Até o feedback, que é o retorno do desempenho do colaborador pelo
trabalho realizado, nas culturas de alta performance é feito diariamente e não
apenas de forma semestral e anual.
Importante ressaltar que é necessário remodelar o
papel da liderança, desenvolver novas formas de gestão, responsabilidades e
atividades. As mudanças de cultura não ocorrem da noite para o dia. Para elas acontecerem,
é necessário reformular a mentalidade de seus colaboradores no dia a dia do seu
trabalho, direcionando-as para a melhoria contínua do seu desempenho.
*Trecho extraído do livro “A Guinada”, Chip Health e
Dan Health.
Por Renata
Martins, no Mercado & Consumo
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