O Brasil se aproxima, pela primeira vez desde o início da pandemia, de uma reabertura maciça das escolas públicas. A partir de agosto, apenas uma rede estadual e três municipais entre as capitais manterão aulas apenas à distância, segundo levantamento do Vozes da Educação.
O mês, que marca a abertura do segundo semestre letivo
em 2021, é o começo de um longo processo de recuperação de aprendizagem após
mais de 13 meses de escolas fechadas.
— A vacinação avançou e os pais já estão fazendo muita
pressão. Além disso, quando a rede estadual volta, impulsiona os municípios a
reabrir as escolas também — afirma Carolina Campos, coordenadora no Vozes da
Educação.
Enquanto as redes privadas de 11 estados funcionam
desde o começo de 2021 no sistema híbrido (parte das aulas à distância, parte
na escola), entre as redes estaduais apenas São Paulo e Santa Catarina viveram
essa realidade.
Atualmente, sete estados têm escolas abertas na rede
pública e, a partir de agosto, outros 17 retornarão. Já entre as capitais, são
12 redes municipais funcionando no sistema híbrido e mais 11 que abrirão em
agosto.
— Já teríamos condições de ter voltado antes, mas
faltou coordenação do Ministério da Educação — avalia Campos.
O Brasil vive, nas últimas semanas, uma consistente
queda do número de casos e mortes pela Covid-19. Aliada a isso, 45% da
população já foi vacinada com a primeira dose e 18% com a segunda. Além disso,
toda a categoria de profissionais da educação já pode receber uma dose e, na
maior parte dos casos, o grupo deve receber outra em setembro.
Recuperação já começou
A partir de agora, começam as estratégias para a
recuperação do que as crianças não aprenderam.
A rede estadual de São Paulo, por exemplo, aproveitou
o recesso escolar. Crianças, especialmente aquelas com baixa frequência no
ensino remoto, foram às escolas participar de um reforço em português e
matemática — disciplinas cuja recuperação também virou prioridade no Espírito
Santo.
— Vamos ter foco total na recuperação e acredito que,
entre setembro e outubro, acaba o rodízio de alunos — diz Rossieli Soares,
secretário estadual de Educação de São Paulo.
O secretário paulista diz que as aulas presenciais são
essenciais para a recuperação da aprendizagem até para ações articuladas com
educação remota. O estado, que entregará pacote de dados e tablets para os
alunos, viu passar de 1,9 milhão para 3 milhões o número de alunos que acessam
a plataforma de aulas digital.
— Na escola, o professor ajuda com o login e também
cobra as atividades — explica.
No Rio, a cidade de Niterói também se organizou para
fazer a recuperação com estratégias presenciais e remotas combinadas. A cidade,
que dá R$ 500 por aluno, tem treinado os professores, distribuirá tablets aos
estudantes e contratou estagiários para auxiliar os docentes no ensino remoto e
nas aulas de reforço.
— Vamos abrir no próximo mês a Casa de Avaliação e
Formação. É um centro, inspirado no exemplo de Sobral (CE), para acompanhar o
desempenho de cada aluno da rede e também garantir a formação continuada dos
professores — afirma Vinícius Wu, secretário de Educação da cidade.
Confiança na volta
Especialista em políticas públicas, Carolina Campos
também coordenou um estudo analisando a maneira com que 14 países se
comunicaram com seus cidadãos, o que garante, por exemplo, adesão dos alunos na
volta às aulas.
— Há relação direta entre a forma com o estado se
comunica e a resistência na volta às aulas. É preciso transparência. Quando a
gente tem comunicação clara, fluída e consistente, as pessoas passam a
acreditar — diz ela.
Segundo Campos, a cidade de Mogi das Cruzes (SP) é um
bom exemplo de gestão que conseguiu quebrar resistências para a volta às aulas.
Uma das principais ações foi a formação de “brigadas da pandemia”, formadas por
três pessoas. O primeiro é responsável por acompanhar se os protocolos de
segurança sanitária estão sendo cumpridos na escola, o segundo lida com casos
suspeitos e o terceiro faz a ponte entre a escola, os pais e as secretarias de
saúde e educação, relatando os casos suspeitos.
— Cada escola tem um trio. As brigadas favoreceram o
acompanhamento real e seguro pela vigilância epidemiológica do município, que
passou a ter um contato dentro da própria escola para identificar casos
suspeitos — explica o Secretário Adjunto de Educação de Mogi, Caio Callegari.
A rede estadual pernambucana também quebrou
resistências. Atualmente, 70% dos alunos aderiram às aulas presenciais — acima
da média nacional, de 60% — e a expectativa é chegar a 90% em agosto.
— Voltaram alguns e, no boca a boca, os alunos foram contando
que a escola estava segura e acolhedora, o que estimulou os outros — diz Ana
Selva, secretária de Desenvolvimento da Educação.
Bruno Alfano, O Globo
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