Instantâneo.
Botão da Amazon permite comprar sabão em pó sem acessar e-commerce
Aaron Horn, diretor de tecnologia da informação da
Iowa Interstate Railroad, subiu um degrau na comodidade doméstica recentemente.
Em vez de correr para a loja toda vez que sua família precisa de sabão Tide
para máquina de lavar, Horn instalou um botão sem fio da Amazon numa porta de
sua casa. Com ele, Horn compra sabão no site a qualquer hora. “Foi 90% por
comodidade e 10% para curtir uma nova tecnologia”, diz Horn. Agora, a gigante
do comércio eletrônico está ampliando o catálogo com preservativos Trojan,
salgadinhos Slim Jim e Doritos, que poderão ser comprados a um toque dos dedos.
Há um ano, a Amazon – que persiste em inventar
meios de fazer compras com o mínimo esforço – apresentou o Dash Button com um
único propósito: permitir ao consumidor comprar produtos corriqueiros como
sacos de lixo e pasta de dente com um toque de botão. No começo, muita gente
achou que o aparelho de plástico do tamanho de um controle de garagem fosse uma
piada, já que a Amazon o lançou perto do “Dia da Mentira”, celebrado em 1º de
abril. A ideia de um dispositivo que permite ao consumidor comprar um artigo –
e apenas um – parecia meio maluca. Mas o Dash Button está longe de ser uma
brincadeira.
A partir desta semana, o catálogo de produtos
disponível para compra por meio do Dash Button passará de 30 para mais de cem
itens. Agora, pilhas Energizer, absorventes Stayfree e água de coco Zico
Premium terão cada um seu Dash Button. Também estão entrando para o clube o
café Peet’s, bebidas Red Bull e pipoca gourmet Orville Redenbacher, além de
caixas de areia para gato Arm & Hammer. “O que ouvimos dos consumidores é
que eles querem mais”, diz Daniel Rausch, diretor do Dash na Amazon. “E
fabricantes estão brigando para entrar no programa.”
Demanda
Segundo
a Amazon, os consumidores estão usando o botão de compras com cada vez mais
frequência. O número de pedidos pelo equipamento cresceu 75% ao se comparar uma
semana de março de 2015 com outra de dezembro passado, informa o executivo, sem
revelar o volume de vendas. A empresa afirma que mais de uma compra é feita por
minuto, em média, pelos clientes da Amazon por meio do Dash Button.
A Amazon cobra US$ 4,99 por um Dash Button, mas
devolve a quantia tão logo o cliente faça sua primeira compra por meio do
dispositivo – o que praticamente garante que o consumidor compre um item pelo
menos uma vez. Por enquanto, o equipamento está disponível apenas para clientes
da Amazon que pagam US$ 99 por ano pelo serviço Prime. Cada Dash Button tem um
adesivo para fixá-lo em qualquer lugar da casa e o logotipo do produto
correspondente ou publicidade “dentro de casa”.
Futuro
Com
o Dash Button, a Amazon está afastando a dor de cabeça de ter de acessar o site
ou aplicativo para fazer uma encomenda – embora essa trabalheira seja
questionável – com um botão instalado numa prateleira, mesa ou armarinho de
remédios. Para Scott Galloway, professor de marketing na Escola de Comércio
Stern, da Universidade de Nova York, a Amazon vai ainda mais longe: no futuro,
ela poderá analisar os padrões de compra e repor itens de uso comum sem que o
consumidor precise fazer um pedido. “Creio que a meta é programar um
fornecimento semanal”, diz.
A Amazon, com sede na cidade norte-americana de
Seattle, registrou uma patente alguns anos atrás para “remessa de encomenda por
antecipação”.
Para alguns, o
Dash Button é mais um sintoma da progressiva preguiça da sociedade, embora
Galloway não veja o dispositivo como mais danoso que o controle remoto da TV.
Um risco óbvio dessa facilidade, porém, é adquirir produtos sem querer.
Por Nick
Wingfield, no The New York
Times
________________
Para saber mais, clique na capa do livro |
Para saber mais, clique na capa do livro |
AS OBRAS DO AUTOR QUE O LEITOR ENCONTRA NAS LIVRARIAS amazon.com.br:
A – LIVROS INFANTO-JUVENIS:
I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):
II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 8. Como é bom ser diferente
III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):
IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):
V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):
B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
VI – ThM-Theater Movement: