quarta-feira, 16 de abril de 2025

O método de alfabetização utilizado na Finlândia



            Quando falamos sobre os sistemas educacionais mais bem-sucedidos do mundo, é impossível ignorar a Finlândia. Ano após ano, esse pequeno país nórdico aparece entre os primeiros colocados nos rankings internacionais de qualidade da educação, como o PISA (Programme for International Student Assessment). Mas o que há de tão especial no método de alfabetização finlandês? O que podemos aprender e adaptar à nossa realidade? Este artigo pretende não apenas informar, mas também inspirar pais, educadores e gestores a enxergar a alfabetização como uma jornada encantadora e acessível, alicerçada na ciência, na cultura e no respeito pelo ritmo de cada aprendiz.

Na Finlândia, ao contrário do que ocorre em muitos países, as crianças só começam a alfabetização formal aos sete anos. Isso parece contradizer a urgência que muitos sistemas impõem ao ensino da leitura e escrita desde os quatro ou cinco anos. No entanto, os neurocientistas educacionais têm apontado, com base em estudos de universidades como Harvard e Helsinki, que o cérebro infantil se desenvolve de forma mais saudável quando é respeitado o tempo da maturação neurológica. Isso favorece não apenas a aprendizagem, mas também a saúde emocional. A Finlândia acredita que antes de aprender a ler e escrever, a criança precisa brincar, se movimentar, contar histórias e desenvolver habilidades sociais — e essa convicção está solidamente apoiada nas descobertas das neurociências.

A alfabetização na Finlândia é construída a partir de uma base afetiva e cultural. As crianças finlandesas chegam à escola com forte vínculo familiar com os livros. Isso não se deve a programas de estímulo intensivo, mas a uma cultura que valoriza a leitura como parte do cotidiano. Bibliotecas públicas são centros comunitários vibrantes, repletos de atividades culturais, contação de histórias e acesso livre à literatura. A escola, então, é uma extensão desse ambiente. Os professores são altamente capacitados — todos com mestrado obrigatório — e recebem autonomia para adaptar seus métodos conforme as necessidades dos alunos. Isso inclui, por exemplo, o uso frequente de jogos, música, dramatizações e movimento corporal como estratégias de ensino.

Nesse ponto, é interessante destacar como a metodologia finlandesa dialoga com propostas contemporâneas de alfabetização desenvolvidas em outros contextos, como as criadas por Antônio Carlos dos Santos. Seu método MAT (Mindset, Ação e Teatro), por exemplo, propõe que processos como a alfabetização vá além do código escrito, integrando mentalidade positiva, protagonismo do aluno e expressão teatral. Essa visão se alinha com a prática finlandesa, que valoriza o engajamento ativo do estudante, o uso de dramatizações e a construção de um mindset confiante e motivado para a aprendizagem.

Outro elemento que merece atenção é o modo como a Finlândia lida com a alfabetização de jovens e adultos. O país não os trata como "casos perdidos" ou "remendos do sistema", mas como aprendizes valiosos, merecedores de metodologias específicas, humanas e eficazes. Programas voltados à educação de adultos utilizam abordagens baseadas em projetos de vida, storytelling, aprendizado funcional e muita ludicidade. O método TBMB (Teatro de Bonecos Mané Beiçudo), também desenvolvido por Antônio Carlos dos Santos, é um excelente exemplo de como o lúdico e o simbólico podem ser ferramentas poderosas para ressignificar a aprendizagem em adultos, inclusive aqueles com histórico de fracasso escolar.

Nos ambientes finlandeses de educação de adultos, é comum ver o uso do movimento como instrumento de aprendizado — o que lembra a proposta ThM (Theater Movement), que integra expressão corporal, memória motora e teatralidade no processo de alfabetização. A alfabetização, nesse contexto, é vista como um processo emocional, social e sensorial. Não se trata apenas de decodificar letras, mas de construir significados, autoestima e cidadania. A Finlândia entende que cada adulto que volta a estudar carrega uma história, um desejo e uma ferida — e que a aprendizagem só acontece quando essas dimensões são acolhidas.

Há também um componente muito forte de interdisciplinaridade e trabalho em equipe nas escolas finlandesas. Psicólogos, assistentes sociais e professores trabalham lado a lado para oferecer um ensino personalizado e afetivo. Cada criança é vista como um universo em construção, e a alfabetização é tratada como uma jornada compartilhada, não como uma corrida por resultados. Isso se reflete nos baixos índices de ansiedade e nas altas taxas de leitura funcional entre os alunos. E é aí que a ciência entra novamente: estudos recentes da Universidade de Jyväskylä mostram que a conexão emocional positiva com o processo de alfabetização aumenta a retenção de conhecimento e reduz bloqueios cognitivos.

Outro ponto inspirador é a confiança que a sociedade finlandesa deposita em seus professores. Eles são verdadeiros "engenheiros de futuros", não meros repetidores de conteúdo. Isso lembra o princípio do método MAT, que enfatiza o protagonismo do educador como mentor e criador de experiências de aprendizagem. Os professores não são pressionados por rankings nem por metas numéricas. Isso permite que construam relações autênticas com seus alunos, usando o tempo com qualidade, explorando temas de interesse e respeitando os diferentes estilos de aprendizagem. É o oposto da padronização forçada que encontramos em muitos lugares.

O sucesso da Finlândia não se deve a um milagre, mas a uma combinação de visão humanista, investimento em formação, pesquisa de ponta e uma cultura que respeita profundamente a infância, a educação e a diversidade dos modos de aprender. A alfabetização, nesse país, é tratada como um direito e uma celebração, não como um fardo. E isso é algo que todos nós, independentemente de onde vivemos, podemos buscar como inspiração. Não se trata de copiar um modelo, mas de aprender com ele e adaptá-lo com criatividade e afeto à nossa realidade.

Precisamos acreditar, como fazem os finlandeses, que toda criança — e todo adulto — pode aprender, desde que seja acolhido, respeitado e guiado com paciência, ciência e sensibilidade. Métodos como os de Antônio Carlos dos Santos mostram que é possível inovar com responsabilidade, misturando teatro, neurociência e emoção para transformar a alfabetização em uma experiência inesquecível. Afinal, alfabetizar não é apenas ensinar a ler e escrever. É abrir janelas para o mundo, acender fogueiras de curiosidade e fortalecer os alicerces de uma sociedade mais justa, crítica e criativa.

Em um mundo repleto de urgências e distrações, a educação precisa resgatar seu papel transformador. O exemplo da Finlândia e as propostas inovadoras de nossos educadores nos mostram que é possível alfabetizar com leveza, profundidade e encantamento. Que este artigo seja, então, um convite: vamos reimaginar a alfabetização como um ato de amor, cultura e liberdade. Afinal, cada palavra aprendida é uma porta que se abre para o infinito. 

Acesse os livros de Antônio Carlos dos Santos na amazon.com ou na amazon.com.br

Clique aqui.

https://www.amazon.com/author/antoniosantos 


 - -

Para saber mais, clique aqui



Para saber mais, clique aqui. 



Para saber mais, clique aqui.


Para saber mais sobre o livro, clique aqui


Para saber mais sobre o livro, clique aqui.



Para saber mais, clique aqui.


No mecanismo de busca do site amazon.com.br, digite "Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia” e acesse os 24 livros da coleção. Ou clique aqui

O autor:

No mecanismo de busca do site amazon.com.br, digite "Antônio Carlos dos Santos" e acesse dezenas de obras do autor. Ou clique aqui


Clique aqui para acessar os livros em inglês



-----------



Para saber mais, clique aqui. 


Para saber mais, clique aqui.


Coleção Greco-romana com 4 livros; saiba aqui. 





Coleção Educação e Democracia com 4 livros, saiba aqui. 



Coleção Educação e História com 4 livros, saiba mais. 


Para saber sobre a Coleção do Ratinho Lélis, clique aqui.






Para saber sobre a "Coleção Cidadania para crianças", clique aqui.





Para saber sobre esta Coleção, clique aqui. 




Clique aqui para saber mais. 




Click here to learn more.



Para saber mais, clique aqui




Para saber mais, clique aqui. 





Para saber mais, clique aqui. 










Para saber mais, clique aqui.


As obras do autor que o leitor encontra nas livrarias amazon.com.br:

 

A – LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS:

Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade

Livro 2. O dia em que as crianças decidiram lutar contra o câncer de mama

Livro 3. O vovô vai ao médico

Livro 4. O coelhinho que aprendeu a dizer as coisas

Livro 5. Ui Gur – o ursinho que libertava livros

Livro 6. Bichinhos felizes

Livro 7. Telas? Só com saúde – Computadores: entre a liberdade e a escravidão

Livro 8. O dia em que as víboras, através das telas, escravizaram as corujinhas – dramaturgia

Livro 9. Bullying, as lágrimas de Deus – dramaturgia

Livro 10. Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena – dramaturgia

 

I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. O coronel e o juízo final

Livro 2. A noite do terror

Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro 

Livro 4. Cobra Honorato

Livro 5. A Mula sem cabeça

Livro 6. Iara, a mãe d’água

Livro 7. Caipora

Livro 8. O Negrinho Pastoreiro

Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo

Livro 10. Saci Pererê

 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. Não é melhor saber dividir?

Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra

Livro 3. A cigarra e as formiguinhas

Livro 4. A lebre e a tartaruga

Livro 5. O galo e a raposa

Livro 6. Todas as cores são legais

Livro 7. Verde que te quero verde

Livro 8. Como é bom ser diferente

Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim

Livro 10. Quem vai querer a nova escola

 

III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa

Livro 2. Carrossel azul

Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém

Livro 4. O dia em que o mundo apagou

 

IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):

Livro 1. Todo dia é dia de independência

Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra

Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente

Livro 4. Todo dia é dia de índio

 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. O mito de Sísifo

Livro 2. O mito de Midas

Livro 3. A Caixa de Pandora

Livro 4. O mito de Édipo.

 

VI – Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor

Livro 1: Planejar

Livro 2: Organizar

Livro 3: Estudar

Livro 4: Exercitar

Livro 5: Leitura

Livro 6: Cultura

Livro 7: Meditar

Livro 8: Interagir

Livro 9: Fazer amigos

Livro 10: Respeito e motivação.

 

VII – Coleção Cidadania para crianças

Direitos das crianças

Livro 1: Gratidão, a lei do universo

Livro 2: A honestidade vale a pena

Livro 3: O anjinho que semeava tolerância

Livro 4: O menino que disse não ao bullying

Livro 5: Toda criança tem direitos

Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos respirar

Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava queijo

Livro 8: Educação de qualidade é direito das crianças

Livro 9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal

Livro 10: A união faz a força

Sustentabilidade ambiental

Livro 11: Um dos maiores tesouros da terra, a água

Livro 12: A preservação do meio ambiente

Livro 13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente

Livro 14: A árvore faz o meio ambiente sorrir

Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente

Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem

Livro 17: Lixo, o supervilão do meio ambiente

Livro 18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz

Livro 19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição

Livro 20: Os tempos difíceis da quarentena

Democracia, liberdades e constituição

O ratinho Lélis explica:

Livro 21: O que é democracia?

Livro 22: O que são eleições

Livro 23: O que é política?

Livro 24: O que são partidos políticos?

Livro 25: Censura X Liberdade de expressão?

Livro 26: Ditadura X Liberdades individuais?

Livro 27: Redes sociais e democracia?

Livro 28: Minorias e democracia?

Livro 29: O que é abuso do poder econômico?

Livro 30: O que é demagogia?

Livro 31: O que é ética?

 

VIII – Coleção Mundo contemporâneo

Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades

Livro 2: O puma explica trabalho e renda

Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global

Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas

Livro 5: O bicho-preguiça e a migração

Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia

Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal

Livro 8: A harpia confronta o racismo

Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade

Livro 10: O boto exige democracia e cidadania

 

IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia

Livro 1: Boitatá

Livro 2: O boto

Livro 3: O caipora

Livro 4: O cairara

Livro 5: A cidade encantada

Livro 6: O curupira

Livro 7: A galinha grande

Livro 8: O guaraná

Livro 9: Iara, a mãe d’água

Livro 10: O lobisomem

Livro 11: A mandioca

Livro 12: A princesa do lago

Livro 13: Saci-Pererê

Livro 14: O uirapuru

Livro 15: O velho da praia

Livro 16: O velho e o bacurau

Livro 17: A vitória-régia

Livro 18: O açaí

Livro 19: As amazonas

Livro 20: Mapinguari

Livro 21: Matinta Perera

Livro 22: Muiraquitã

Livro 23: O rio Amazonas

Livro 24: Anhangá

 

X – Coleção Filosofia para crianças

Livro 1: O que é filosofia?

Livro 2: A filosofia do amor

Livro 3: O aviãozinho feliz

Livro 4: O trenzinho feliz

Livro 5: A lagartinha feliz

Livro 6: A borboletinha feliz

Livro 7: O encontro com Pitágoras

Livro 8: A vida em um pinguinho de água

Livro 9: O pequeno ponto azul

Livro 10: Gentileza, o mel da vida

 

XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças

Livro 1: Panda Zen e a menina azeda

Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor

Livro 3: Panda Zen e as mudanças

Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras

Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante

Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta

Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras

Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó

Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados

Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz

Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas

Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação

Livro 13: Panda Zen e o mais importante

Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano

Livro 15: Panda Zen e a indecisão

Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume

Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade

Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão

Livro 19: Panda Zen e o trabalho

Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade

 

XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar

Livro 1: O segredo da felicidade

Livro 2: A gentileza pode tudo

Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre

Livro 4: O pequeno cachorro zen

Livro 5: O pequeno gato zen

Livro 6: O pequeno panda zen

Livro 7: O pequeno sapo zen

Livro 8: É melhor pensar antes de falar

Livro 9: Os desafios são necessários

Livro 10: A paz é a base de tudo

 

XIII – Amazon collection: the green paradise

Book 1 - The amazon rainforest

Book 2 - The jaguar (A onça pintada)

Book 3 - Macaw (Arara-canindé)

Book 4 - Golden Lion Tamarin

Book 5 - The button (O boto)

Book 6 - Frogs

Book 7 - Heron (Garça-real)

Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha)

Book 9 - Jacaretinga

Book 10 - Harpy

Book 11 - Tapir (Anta)

Book 12 - Snakes

Book 13 - Puma

Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça)

Book 15 - Toucan (Tucano-toco)

Book 16 - Amazonian Caburé

Book 17 - Pisces

Book 18 - White-faced spider monkey

Book 19 - Irara

Book 20 - Red macaw

Book 21 - Otter (Ariranha)

 

XIV – The cutest pets on the planet collection

Book 1 - Black Eyes, the panda bear

Book 2 - The happy kitten

Book 3 - The aquarium fish

Book 4 - Doggy, man's best friend

Book 5 - The feneco

Book 6 - The rabbit

Book 7 - The chinchilla

Book 8 - The Greenland Seal

Book 9 - The dolphin

Book 10 - The owl


XV – Collection “Folk legends play with numbers”

Book 1: Saci plays with numbers

Book 2: The Werewolf plays with decimal numbers

Book 3: The Headless Mule plays with addition Book 4: Yara plays with subtraction

Book 5: Cobra Honorato plays with additions of tens

Book 6 : Cuca plays with subtractions from tens

Book 7: O Negrinho shepherd plays with multiplication

Book 8: Romãozinho plays with division

Book 9: Caipora plays with geometry

Book 10: Cairara plays with measurements

 

XVI – Coleção Planeta Criança

Livro 1 – O meu planeta

Livro 2 – Os meus oceanos

Livro 3 – A minha floresta

  

B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS

XVII – ThM-Theater Movement:

Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro

Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia

Livro 3. Amor de elefante

Livro 4. Gravata vermelha

Livro 5. Santa Dica de Goiás

Livro 6. Quando o homem engole a lua

Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski

Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos

Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement

Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios

Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei

Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina

Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi

Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo

Livro 15: Irena Sendler, minha Irena

Livro 16: O juiz, a comédia

Livro 17: A comédia do mundo perfeito

Livro 18: O dia do abutre

Livro 19: A chibata

Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle

Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil

 

XVIII – Shakespeare & accountability

Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça

Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações 

Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare

Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações

Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações

Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare

 

C - PLANEJAMENTO

IX – Planejamento estratégico e administração

Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico

Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia

Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública

Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão

Livro 5: As máximas do empreendedor

Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh

Livro 7: Mindset, Ação e Teatro - MAT: a nova estratégia do sucesso profissional: teoria e 370 exercícios, jogos e laboratórios teatrais 

 

D – OUTROS

XX – A pena e o amor como espada

Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance

Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem

Livro 3: Sobre flores e amores – poemas

Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia

Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente

Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto

Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas

 

Sobre o autor

Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias:

©Planejamento Estratégico Quasar K+;

©ThM – Theater Movement; e

©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo. 

Acompanhe o autor no facebook e nos blogs:

1.   Cultura e educação: culturaeducacao.blogspot.com/

2.   Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/

3.   Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/

4. Educação infantil: https://letrinhasgigantes.blogspot.com/


https://www.amazon.com/author/antonio santos


antoniocarlosescritor1@gmail.com