sábado, 12 de abril de 2025

As 13 principais categorias do Teatro Popular de Bonecos Mané Beiçudo


           O Teatro de Bonecos Mané Beiçudo (TBMB), idealizado por Antônio Carlos dos Santos, representa uma das mais potentes expressões de cultura viva e transformação social. Trata-se de uma pedagogia artística, inspirada nos saberes populares e fundamentada em princípios de neurociência, teatro e educação comunitária. Este artigo apresenta, de forma simples, motivacional e acessível, as 13 principais categorias do TBMB. Mais do que uma metodologia teatral, o Mané Beiçudo é um movimento - uma ferramenta de empoderamento popular, de valorização cultural e de construção cidadã. Sigamos, passo a passo, por cada um dos seus pilares.

A primeira categoria, o espaço-objeto, nos mostra algo essencial: o teatro não precisa estar preso a quatro paredes, a um palco ou a um auditório. Ao contrário, o universo do TBMB rompe com essas fronteiras e se manifesta onde a comunidade estiver. Uma praça, uma feira, uma escola ou mesmo um galpão abandonado podem se transformar em palcos vivos de arte e reflexão. Essa ideia remete às práticas do teatro de rua, onde o espaço urbano se converte em espaço político. Neurocientificamente, isso amplia o campo de percepção e engajamento dos espectadores, despertando atenção, memória e emoção de forma mais intensa.

A segunda categoria é o espetáculo permanente. Isso significa que o teatro, no TBMB, não é um evento isolado, mas uma prática contínua, impregnada no cotidiano da comunidade. Assim como o maracatu é parte do dia a dia em Olinda ou o samba de roda em Santo Amaro, o Mané Beiçudo se torna presença constante, quase um "ar para respirar". Estudos sobre neuroplasticidade, como os de Eric Kandel, mostram que experiências repetidas e significativas moldam o cérebro de forma duradoura. Ao transformar o teatro em parte da vida, a comunidade desenvolve novas formas de expressão, criatividade e senso coletivo.

Chegamos ao espetáculo-mestre, que é o grande evento central, carnavalesco, coletivo. Trata-se de uma performance de grande impacto, inspirada nas Dionisíacas gregas — aquelas marchas festivas que deram origem ao teatro na Antiguidade. Aqui, a comunidade se une para celebrar, protestar, ensinar e emocionar. O espetáculo-mestre é o ápice do processo criativo, onde os bonecos, as músicas, os adereços e os textos ganham corpo em um evento simbólico de transformação. Como nos rituais descritos por Victor Turner, esse momento é liminar, suspendendo a realidade e abrindo espaço para o novo.

Ligados ao espetáculo-mestre estão os espetáculos-satélites - pequenas apresentações mambembes que percorrem a comunidade como se fossem cometas seguindo um sol. São rápidos, dinâmicos e acontecem em qualquer lugar: uma esquina, uma sala de aula, uma feira... A exemplo dos contadores de histórias medievais, esses espetáculos levam mensagens curtas, mas profundas. São oportunidades de aprendizado e debate, onde os bonecos viram professores e provocadores sociais. Pesquisas da psicologia educacional, como as de Howard Gardner, demonstram que essas intervenções múltiplas, curtas e significativas ativam inteligências diversas, como a corporal, a interpessoal e a linguística.

A fábrica do TBMB é outro ponto fundamental. Ela representa os três momentos do processo: ex-ante (planejamento e diagnóstico), ex-cursus (execução e performance) e ex-post (avaliação e continuidade). Esse modelo não só organiza a prática teatral, como estimula o raciocínio sistêmico na comunidade. Assim como no design thinking, a ideia é cocriar soluções a partir de problemas reais, mantendo o foco na aprendizagem e na melhoria contínua. O envolvimento da comunidade em todas as etapas gera pertencimento, autoestima e sentimento de eficácia — elementos fundamentais para a motivação, como aponta Albert Bandura em sua teoria da autoeficácia.

A tecnologia construtiva dos bonecos é, ao mesmo tempo, ancestral e futurista. Os bonecos são feitos com o que há em abundância no local — madeira, papelão, tecidos, sucata... É um processo ecológico, sustentável e pedagógico. Ao construir com as próprias mãos, os participantes desenvolvem habilidades motoras, cognitivas e simbólicas. Jean Piaget já mostrava que o conhecimento se dá pela ação sobre o mundo. Construir bonecos é também construir mundos: identidades, afetos e narrativas. Além disso, o uso de materiais simples mostra que arte não é luxo, mas direito de todos.

A dramaturgia exclusiva é talvez o coração do TBMB. Aqui, o texto teatral nasce dos problemas locais, das vivências, dos valores e das lutas da comunidade. A escrita é coletiva, democrática e situada. É o teatro como espelho, mas também como farol. A peça não apenas retrata a realidade — ela propõe caminhos. É o teatro que cura, educa e transforma. Antônio Carlos defende que a leitura e a escritura moldam o espírito que alavanca o homem para transformar o mundo. No TBMB, a dramaturgia nasce dessa leitura-escritura viva e coletiva, onde todos têm voz. É também um antídoto contra a pasteurização cultural que tanto empobrece a arte popular.

A intervenção no espaço cênico e real acontece quando a plateia deixa de ser passiva e passa a interferir no enredo. Como nos jogos teatrais da commedia dell’art, o público pode sugerir falas, mudar rumos e até entrar em cena. Esse tipo de envolvimento promove um salto cognitivo, pois exige análise, julgamento e ação. É também uma poderosa ferramenta de cidadania, pois ensina que a realidade pode ser transformada — que não estamos condenados ao papel de figurantes em nossa própria história. Em termos neuroeducacionais, ativa as funções executivas do cérebro: planejamento, flexibilidade e controle inibitório.

A reflexão crítico-lúdica é uma joia do TBMB. Ela ensina que pensar pode ser prazeroso — e que a diversão pode ser profunda. O riso, a música, os bonecos e o jogo não são obstáculos ao conhecimento, mas suas melhores portas de entrada. Isso vai ao encontro das descobertas da neurociência afetiva, que mostram que o aprendizado se dá melhor em ambientes de alegria, curiosidade e afeto. A ludicidade abre o cérebro para novas conexões e permite que temas difíceis sejam abordados com leveza e profundidade. Como dizia Rubem Alves, “o saber que não vem da experiência não é saber: é informação”.

O núcleo gestor (NG) é o motor organizacional do projeto. Composto por lideranças locais — artistas, professores, agentes comunitários — é ele quem planeja, executa e avalia o processo. Isso evita que o projeto seja imposto de fora e assegura sua continuidade. É um exemplo prático da metodologia MAT (Mindset, Ação e Teatro), também de Antônio Carlos dos Santos, que valoriza o protagonismo local, a mudança de mentalidade e o teatro como prática transformadora. O NG é também uma escola de gestão democrática e planejamento participativo.

O fórum permanente amplia esse poder organizativo. É uma instância mais ampla, que envolve todos os setores da comunidade — escolas, igrejas, comerciantes, artistas, associações. Seu papel é articular, debater e propor diretrizes para o desenvolvimento cultural e social do território. É o teatro como ferramenta de política pública. A experiência mostra que comunidades com forte articulação cultural têm melhores indicadores sociais. Como revelado nos estudos de Amartya Sen, o desenvolvimento real passa pela ampliação das liberdades e capacidades humanas — e o TBMB faz isso com excelência.

As oficinas são a alma formadora do projeto. Nelas, todos aprendem tudo: a construir bonecos, escrever textos, encenar peças, produzir cenários, documentar o processo. É um aprendizado integral, intergeracional e comunitário. Como na pedagogia de Célestin Freinet, aprende-se fazendo e ensinando. É uma escola viva, que integra corpo, mente e coração. Ao final, o conhecimento não fica preso a especialistas: ele circula, se multiplica e se transforma em patrimônio coletivo. Essa é a essência do ThM (Theater Movement), outra metodologia criada por Santos, que entende o teatro como um movimento pedagógico, artístico e político.

Por fim, a referência documental garante que tudo o que foi vivido seja registrado, sistematizado e compartilhado. Desde os questionários iniciais até os relatórios finais, passando pela dramaturgia, os vídeos, os bonecos, as fotos e as exposições itinerantes. Trata-se de uma memória viva e acessível. Esse acervo serve para prestar contas, inspirar novos projetos e mostrar que a cultura popular também produz ciência, arte e gestão de excelência. É um gesto de valorização simbólica - dizer à comunidade: “o que vocês fazem é importante, é bonito, é poderoso”.

O Teatro de Bonecos Mané Beiçudo é mais do que uma metodologia. É um gesto de amor à cultura, um grito de liberdade e um convite à transformação. É arte que nasce do povo e volta para ele, mais forte, mais sábia, mais viva. Que esse movimento siga crescendo, inspirando e iluminando caminhos — como um boneco que, mesmo de madeira, nos faz sentir mais humanos.

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A – LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS:

Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade

Livro 2. O dia em que as crianças decidiram lutar contra o câncer de mama

Livro 3. O vovô vai ao médico

Livro 4. O coelhinho que aprendeu a dizer as coisas

Livro 5. Ui Gur – o ursinho que libertava livros

Livro 6. Bichinhos felizes

Livro 7. Telas? Só com saúde – Computadores: entre a liberdade e a escravidão

Livro 8. O dia em que as víboras, através das telas, escravizaram as corujinhas – dramaturgia

Livro 9. Bullying, as lágrimas de Deus – dramaturgia

Livro 10. Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena – dramaturgia

 

I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. O coronel e o juízo final

Livro 2. A noite do terror

Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro 

Livro 4. Cobra Honorato

Livro 5. A Mula sem cabeça

Livro 6. Iara, a mãe d’água

Livro 7. Caipora

Livro 8. O Negrinho Pastoreiro

Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo

Livro 10. Saci Pererê

 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. Não é melhor saber dividir?

Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra

Livro 3. A cigarra e as formiguinhas

Livro 4. A lebre e a tartaruga

Livro 5. O galo e a raposa

Livro 6. Todas as cores são legais

Livro 7. Verde que te quero verde

Livro 8. Como é bom ser diferente

Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim

Livro 10. Quem vai querer a nova escola

 

III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa

Livro 2. Carrossel azul

Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém

Livro 4. O dia em que o mundo apagou

 

IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):

Livro 1. Todo dia é dia de independência

Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra

Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente

Livro 4. Todo dia é dia de índio

 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. O mito de Sísifo

Livro 2. O mito de Midas

Livro 3. A Caixa de Pandora

Livro 4. O mito de Édipo.

 

VI – Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor

Livro 1: Planejar

Livro 2: Organizar

Livro 3: Estudar

Livro 4: Exercitar

Livro 5: Leitura

Livro 6: Cultura

Livro 7: Meditar

Livro 8: Interagir

Livro 9: Fazer amigos

Livro 10: Respeito e motivação.

 

VII – Coleção Cidadania para crianças

Direitos das crianças

Livro 1: Gratidão, a lei do universo

Livro 2: A honestidade vale a pena

Livro 3: O anjinho que semeava tolerância

Livro 4: O menino que disse não ao bullying

Livro 5: Toda criança tem direitos

Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos respirar

Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava queijo

Livro 8: Educação de qualidade é direito das crianças

Livro 9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal

Livro 10: A união faz a força

Sustentabilidade ambiental

Livro 11: Um dos maiores tesouros da terra, a água

Livro 12: A preservação do meio ambiente

Livro 13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente

Livro 14: A árvore faz o meio ambiente sorrir

Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente

Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem

Livro 17: Lixo, o supervilão do meio ambiente

Livro 18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz

Livro 19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição

Livro 20: Os tempos difíceis da quarentena

Democracia, liberdades e constituição

O ratinho Lélis explica:

Livro 21: O que é democracia?

Livro 22: O que são eleições

Livro 23: O que é política?

Livro 24: O que são partidos políticos?

Livro 25: Censura X Liberdade de expressão?

Livro 26: Ditadura X Liberdades individuais?

Livro 27: Redes sociais e democracia?

Livro 28: Minorias e democracia?

Livro 29: O que é abuso do poder econômico?

Livro 30: O que é demagogia?

Livro 31: O que é ética?

 

VIII – Coleção Mundo contemporâneo

Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades

Livro 2: O puma explica trabalho e renda

Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global

Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas

Livro 5: O bicho-preguiça e a migração

Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia

Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal

Livro 8: A harpia confronta o racismo

Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade

Livro 10: O boto exige democracia e cidadania

 

IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia

Livro 1: Boitatá

Livro 2: O boto

Livro 3: O caipora

Livro 4: O cairara

Livro 5: A cidade encantada

Livro 6: O curupira

Livro 7: A galinha grande

Livro 8: O guaraná

Livro 9: Iara, a mãe d’água

Livro 10: O lobisomem

Livro 11: A mandioca

Livro 12: A princesa do lago

Livro 13: Saci-Pererê

Livro 14: O uirapuru

Livro 15: O velho da praia

Livro 16: O velho e o bacurau

Livro 17: A vitória-régia

Livro 18: O açaí

Livro 19: As amazonas

Livro 20: Mapinguari

Livro 21: Matinta Perera

Livro 22: Muiraquitã

Livro 23: O rio Amazonas

Livro 24: Anhangá

 

X – Coleção Filosofia para crianças

Livro 1: O que é filosofia?

Livro 2: A filosofia do amor

Livro 3: O aviãozinho feliz

Livro 4: O trenzinho feliz

Livro 5: A lagartinha feliz

Livro 6: A borboletinha feliz

Livro 7: O encontro com Pitágoras

Livro 8: A vida em um pinguinho de água

Livro 9: O pequeno ponto azul

Livro 10: Gentileza, o mel da vida

 

XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças

Livro 1: Panda Zen e a menina azeda

Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor

Livro 3: Panda Zen e as mudanças

Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras

Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante

Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta

Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras

Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó

Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados

Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz

Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas

Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação

Livro 13: Panda Zen e o mais importante

Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano

Livro 15: Panda Zen e a indecisão

Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume

Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade

Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão

Livro 19: Panda Zen e o trabalho

Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade

 

XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar

Livro 1: O segredo da felicidade

Livro 2: A gentileza pode tudo

Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre

Livro 4: O pequeno cachorro zen

Livro 5: O pequeno gato zen

Livro 6: O pequeno panda zen

Livro 7: O pequeno sapo zen

Livro 8: É melhor pensar antes de falar

Livro 9: Os desafios são necessários

Livro 10: A paz é a base de tudo

 

XIII – Amazon collection: the green paradise

Book 1 - The amazon rainforest

Book 2 - The jaguar (A onça pintada)

Book 3 - Macaw (Arara-canindé)

Book 4 - Golden Lion Tamarin

Book 5 - The button (O boto)

Book 6 - Frogs

Book 7 - Heron (Garça-real)

Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha)

Book 9 - Jacaretinga

Book 10 - Harpy

Book 11 - Tapir (Anta)

Book 12 - Snakes

Book 13 - Puma

Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça)

Book 15 - Toucan (Tucano-toco)

Book 16 - Amazonian Caburé

Book 17 - Pisces

Book 18 - White-faced spider monkey

Book 19 - Irara

Book 20 - Red macaw

Book 21 - Otter (Ariranha)

 

XIV – The cutest pets on the planet collection

Book 1 - Black Eyes, the panda bear

Book 2 - The happy kitten

Book 3 - The aquarium fish

Book 4 - Doggy, man's best friend

Book 5 - The feneco

Book 6 - The rabbit

Book 7 - The chinchilla

Book 8 - The Greenland Seal

Book 9 - The dolphin

Book 10 - The owl


XV – Collection “Folk legends play with numbers”

Book 1: Saci plays with numbers

Book 2: The Werewolf plays with decimal numbers

Book 3: The Headless Mule plays with addition Book 4: Yara plays with subtraction

Book 5: Cobra Honorato plays with additions of tens

Book 6 : Cuca plays with subtractions from tens

Book 7: O Negrinho shepherd plays with multiplication

Book 8: Romãozinho plays with division

Book 9: Caipora plays with geometry

Book 10: Cairara plays with measurements

 

XVI – Coleção Planeta Criança

Livro 1 – O meu planeta

Livro 2 – Os meus oceanos

Livro 3 – A minha floresta

  

B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS

XVII – ThM-Theater Movement:

Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro

Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia

Livro 3. Amor de elefante

Livro 4. Gravata vermelha

Livro 5. Santa Dica de Goiás

Livro 6. Quando o homem engole a lua

Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski

Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos

Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement

Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios

Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei

Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina

Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi

Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo

Livro 15: Irena Sendler, minha Irena

Livro 16: O juiz, a comédia

Livro 17: A comédia do mundo perfeito

Livro 18: O dia do abutre

Livro 19: A chibata

Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle

Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil

 

XVIII – Shakespeare & accountability

Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça

Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações 

Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare

Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações

Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações

Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare

 

C - PLANEJAMENTO

IX – Planejamento estratégico e administração

Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico

Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia

Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública

Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão

Livro 5: As máximas do empreendedor

Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh

Livro 7: Mindset, Ação e Teatro - MAT: a nova estratégia do sucesso profissional: teoria e 370 exercícios, jogos e laboratórios teatrais 

 

D – OUTROS

XX – A pena e o amor como espada

Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance

Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem

Livro 3: Sobre flores e amores – poemas

Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia

Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente

Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto

Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas

 

Sobre o autor

Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias:

©Planejamento Estratégico Quasar K+;

©ThM – Theater Movement; e

©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo. 

Acompanhe o autor no facebook e nos blogs:

1.   Cultura e educação: culturaeducacao.blogspot.com/

2.   Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/

3.   Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/

4. Educação infantil: https://letrinhasgigantes.blogspot.com/


https://www.amazon.com/author/antonio santos


antoniocarlosescritor1@gmail.com