O Teatro de Bonecos Mané
Beiçudo (TBMB), idealizado por Antônio Carlos dos Santos, representa uma das
mais potentes expressões de cultura viva e transformação social. Trata-se de
uma pedagogia artística, inspirada nos saberes populares e fundamentada em
princípios de neurociência, teatro e educação comunitária. Este artigo
apresenta, de forma simples, motivacional e acessível, as 13 principais
categorias do TBMB. Mais do que uma metodologia teatral, o Mané Beiçudo é um
movimento - uma ferramenta de empoderamento popular, de valorização cultural e
de construção cidadã. Sigamos, passo a passo, por cada um dos seus pilares.
A primeira categoria, o espaço-objeto, nos mostra algo essencial:
o teatro não precisa estar preso a quatro paredes, a um palco ou a um
auditório. Ao contrário, o universo do TBMB rompe com essas fronteiras e se
manifesta onde a comunidade estiver. Uma praça, uma feira, uma escola ou mesmo
um galpão abandonado podem se transformar em palcos vivos de arte e reflexão.
Essa ideia remete às práticas do teatro de rua, onde o espaço urbano se
converte em espaço político. Neurocientificamente, isso amplia o campo de
percepção e engajamento dos espectadores, despertando atenção, memória e emoção
de forma mais intensa.
A segunda categoria é o espetáculo permanente. Isso significa que
o teatro, no TBMB, não é um evento isolado, mas uma prática contínua,
impregnada no cotidiano da comunidade. Assim como o maracatu é parte do dia a
dia em Olinda ou o samba de roda em Santo Amaro, o Mané Beiçudo se torna
presença constante, quase um "ar para respirar". Estudos sobre
neuroplasticidade, como os de Eric Kandel, mostram que experiências repetidas e
significativas moldam o cérebro de forma duradoura. Ao transformar o teatro em
parte da vida, a comunidade desenvolve novas formas de expressão, criatividade
e senso coletivo.
Chegamos ao espetáculo-mestre, que é o grande evento central,
carnavalesco, coletivo. Trata-se de uma performance de grande impacto,
inspirada nas Dionisíacas gregas — aquelas marchas festivas que deram origem ao
teatro na Antiguidade. Aqui, a comunidade se une para celebrar, protestar,
ensinar e emocionar. O espetáculo-mestre é o ápice do processo criativo, onde
os bonecos, as músicas, os adereços e os textos ganham corpo em um evento
simbólico de transformação. Como nos rituais descritos por Victor Turner, esse
momento é liminar, suspendendo a realidade e abrindo espaço para o novo.
Ligados ao espetáculo-mestre estão os espetáculos-satélites - pequenas
apresentações mambembes que percorrem a comunidade como se fossem cometas
seguindo um sol. São rápidos, dinâmicos e acontecem em qualquer lugar: uma
esquina, uma sala de aula, uma feira... A exemplo dos contadores de histórias
medievais, esses espetáculos levam mensagens curtas, mas profundas. São
oportunidades de aprendizado e debate, onde os bonecos viram professores e
provocadores sociais. Pesquisas da psicologia educacional, como as de Howard
Gardner, demonstram que essas intervenções múltiplas, curtas e significativas
ativam inteligências diversas, como a corporal, a interpessoal e a linguística.
A fábrica do TBMB é outro ponto fundamental. Ela representa os
três momentos do processo: ex-ante (planejamento e diagnóstico), ex-cursus
(execução e performance) e ex-post (avaliação e continuidade). Esse modelo não
só organiza a prática teatral, como estimula o raciocínio sistêmico na
comunidade. Assim como no design thinking, a ideia é cocriar soluções a partir
de problemas reais, mantendo o foco na aprendizagem e na melhoria contínua. O
envolvimento da comunidade em todas as etapas gera pertencimento, autoestima e
sentimento de eficácia — elementos fundamentais para a motivação, como aponta
Albert Bandura em sua teoria da autoeficácia.
A tecnologia construtiva dos bonecos é, ao mesmo tempo, ancestral
e futurista. Os bonecos são feitos com o que há em abundância no local —
madeira, papelão, tecidos, sucata... É um processo ecológico, sustentável e
pedagógico. Ao construir com as próprias mãos, os participantes desenvolvem
habilidades motoras, cognitivas e simbólicas. Jean Piaget já mostrava que o
conhecimento se dá pela ação sobre o mundo. Construir bonecos é também
construir mundos: identidades, afetos e narrativas. Além disso, o uso de
materiais simples mostra que arte não é luxo, mas direito de todos.
A dramaturgia exclusiva é talvez o coração do TBMB. Aqui, o texto
teatral nasce dos problemas locais, das vivências, dos valores e das lutas da
comunidade. A escrita é coletiva, democrática e situada. É o teatro como
espelho, mas também como farol. A peça não apenas retrata a realidade — ela
propõe caminhos. É o teatro que cura, educa e transforma. Antônio Carlos
defende que a leitura e a escritura moldam o espírito que alavanca o homem para
transformar o mundo. No TBMB, a dramaturgia nasce dessa leitura-escritura viva
e coletiva, onde todos têm voz. É também um antídoto contra a pasteurização
cultural que tanto empobrece a arte popular.
A intervenção no espaço cênico e real acontece quando a plateia
deixa de ser passiva e passa a interferir no enredo. Como nos jogos teatrais da
commedia dell’art, o público pode sugerir falas, mudar rumos e até entrar em
cena. Esse tipo de envolvimento promove um salto cognitivo, pois exige análise,
julgamento e ação. É também uma poderosa ferramenta de cidadania, pois ensina
que a realidade pode ser transformada — que não estamos condenados ao papel de
figurantes em nossa própria história. Em termos neuroeducacionais, ativa as
funções executivas do cérebro: planejamento, flexibilidade e controle
inibitório.
A reflexão crítico-lúdica é uma joia do TBMB. Ela ensina que
pensar pode ser prazeroso — e que a diversão pode ser profunda. O riso, a
música, os bonecos e o jogo não são obstáculos ao conhecimento, mas suas
melhores portas de entrada. Isso vai ao encontro das descobertas da
neurociência afetiva, que mostram que o aprendizado se dá melhor em ambientes
de alegria, curiosidade e afeto. A ludicidade abre o cérebro para novas
conexões e permite que temas difíceis sejam abordados com leveza e
profundidade. Como dizia Rubem Alves, “o saber que não vem da experiência não é
saber: é informação”.
O núcleo gestor (NG) é o motor organizacional do projeto. Composto
por lideranças locais — artistas, professores, agentes comunitários — é ele
quem planeja, executa e avalia o processo. Isso evita que o projeto seja
imposto de fora e assegura sua continuidade. É um exemplo prático da
metodologia MAT (Mindset, Ação e Teatro), também de Antônio Carlos dos Santos,
que valoriza o protagonismo local, a mudança de mentalidade e o teatro como
prática transformadora. O NG é também uma escola de gestão democrática e
planejamento participativo.
O fórum permanente amplia esse poder organizativo. É uma
instância mais ampla, que envolve todos os setores da comunidade — escolas,
igrejas, comerciantes, artistas, associações. Seu papel é articular, debater e
propor diretrizes para o desenvolvimento cultural e social do território. É o
teatro como ferramenta de política pública. A experiência mostra que
comunidades com forte articulação cultural têm melhores indicadores sociais.
Como revelado nos estudos de Amartya Sen, o desenvolvimento real passa pela
ampliação das liberdades e capacidades humanas — e o TBMB faz isso com
excelência.
As oficinas são a alma formadora do projeto. Nelas, todos
aprendem tudo: a construir bonecos, escrever textos, encenar peças, produzir
cenários, documentar o processo. É um aprendizado integral, intergeracional e
comunitário. Como na pedagogia de Célestin Freinet, aprende-se fazendo e
ensinando. É uma escola viva, que integra corpo, mente e coração. Ao final, o
conhecimento não fica preso a especialistas: ele circula, se multiplica e se
transforma em patrimônio coletivo. Essa é a essência do ThM (Theater Movement),
outra metodologia criada por Santos, que entende o teatro como um movimento
pedagógico, artístico e político.
Por fim, a referência documental garante que tudo o que foi
vivido seja registrado, sistematizado e compartilhado. Desde os questionários
iniciais até os relatórios finais, passando pela dramaturgia, os vídeos, os
bonecos, as fotos e as exposições itinerantes. Trata-se de uma memória viva e
acessível. Esse acervo serve para prestar contas, inspirar novos projetos e
mostrar que a cultura popular também produz ciência, arte e gestão de
excelência. É um gesto de valorização simbólica - dizer à comunidade: “o que
vocês fazem é importante, é bonito, é poderoso”.
O Teatro de Bonecos Mané Beiçudo é mais do que uma metodologia. É um
gesto de amor à cultura, um grito de liberdade e um convite à transformação. É
arte que nasce do povo e volta para ele, mais forte, mais sábia, mais viva. Que
esse movimento siga crescendo, inspirando e iluminando caminhos — como um
boneco que, mesmo de madeira, nos faz sentir mais humanos.
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A – LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS: Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade Livro 2. O dia em que as crianças decidiram lutar contra o câncer de mama Livro 3. O vovô vai ao médico Livro 4. O coelhinho que aprendeu a dizer as coisas Livro 5. Ui Gur – o ursinho que libertava livros Livro 6. Bichinhos felizes Livro 7. Telas? Só com saúde – Computadores: entre a liberdade e a escravidão Livro 8. O dia em que as víboras, através das telas, escravizaram as corujinhas – dramaturgia Livro 9. Bullying, as lágrimas de Deus – dramaturgia Livro 10. Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena – dramaturgia
I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis): Livro 1. O coronel e o juízo final Livro 2. A noite do terror Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro Livro 4. Cobra Honorato Livro 5. A Mula sem cabeça Livro 6. Iara, a mãe d’água Livro 7. Caipora Livro 8. O Negrinho Pastoreiro Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo Livro 10. Saci Pererê
II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis): Livro 1. Não é melhor saber dividir? Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra Livro 3. A cigarra e as formiguinhas Livro 4. A lebre e a tartaruga Livro 5. O galo e a raposa Livro 6. Todas as cores são legais Livro 7. Verde que te quero verde Livro 8. Como é bom ser diferente Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim Livro 10. Quem vai querer a nova escola
III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis): Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa Livro 2. Carrossel azul Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém Livro 4. O dia em que o mundo apagou
IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis): Livro 1. Todo dia é dia de independência Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente Livro 4. Todo dia é dia de índio
V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis): Livro 1. O mito de Sísifo Livro 2. O mito de Midas Livro 3. A Caixa de Pandora Livro 4. O mito de Édipo.
VI – Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor Livro 1: Planejar Livro 2: Organizar Livro 3: Estudar Livro 4: Exercitar Livro 5: Leitura Livro 6: Cultura Livro 7: Meditar Livro 8: Interagir Livro 9: Fazer amigos Livro 10: Respeito e motivação.
VII – Coleção Cidadania para crianças Direitos das crianças Livro 1: Gratidão, a lei do universo Livro 2: A honestidade vale a pena Livro 3: O anjinho que semeava tolerância Livro 4: O menino que disse não ao bullying Livro 5: Toda criança tem direitos Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos respirar Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava queijo Livro 8: Educação de qualidade é direito das crianças Livro 9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal Livro 10: A união faz a força Sustentabilidade ambiental Livro 11: Um dos maiores tesouros da terra, a água Livro 12: A preservação do meio ambiente Livro 13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente Livro 14: A árvore faz o meio ambiente sorrir Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem Livro 17: Lixo, o supervilão do meio ambiente Livro 18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz Livro 19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição Livro 20: Os tempos difíceis da quarentena Democracia, liberdades e constituição O ratinho Lélis explica: Livro 21: O que é democracia? Livro 22: O que são eleições Livro 23: O que é política? Livro 24: O que são partidos políticos? Livro 25: Censura X Liberdade de expressão? Livro 26: Ditadura X Liberdades individuais? Livro 27: Redes sociais e democracia? Livro 28: Minorias e democracia? Livro 29: O que é abuso do poder econômico? Livro 30: O que é demagogia? Livro 31: O que é ética?
VIII – Coleção Mundo contemporâneo Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades Livro 2: O puma explica trabalho e renda Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas Livro 5: O bicho-preguiça e a migração Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal Livro 8: A harpia confronta o racismo Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade Livro 10: O boto exige democracia e cidadania
IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia Livro 1: Boitatá Livro 2: O boto Livro 3: O caipora Livro 4: O cairara Livro 5: A cidade encantada Livro 6: O curupira Livro 7: A galinha grande Livro 8: O guaraná Livro 9: Iara, a mãe d’água Livro 10: O lobisomem Livro 11: A mandioca Livro 12: A princesa do lago Livro 13: Saci-Pererê Livro 14: O uirapuru Livro 15: O velho da praia Livro 16: O velho e o bacurau Livro 17: A vitória-régia Livro 18: O açaí Livro 19: As amazonas Livro 20: Mapinguari Livro 21: Matinta Perera Livro 22: Muiraquitã Livro 23: O rio Amazonas Livro 24: Anhangá
X – Coleção Filosofia para crianças Livro 1: O que é filosofia? Livro 2: A filosofia do amor Livro 3: O aviãozinho feliz Livro 4: O trenzinho feliz Livro 5: A lagartinha feliz Livro 6: A borboletinha feliz Livro 7: O encontro com Pitágoras Livro 8: A vida em um pinguinho de água Livro 9: O pequeno ponto azul Livro 10: Gentileza, o mel da vida
XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças Livro 1: Panda Zen e a menina azeda Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor Livro 3: Panda Zen e as mudanças Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação Livro 13: Panda Zen e o mais importante Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano Livro 15: Panda Zen e a indecisão Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão Livro 19: Panda Zen e o trabalho Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade
XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar Livro 1: O segredo da felicidade Livro 2: A gentileza pode tudo Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre Livro 4: O pequeno cachorro zen Livro 5: O pequeno gato zen Livro 6: O pequeno panda zen Livro 7: O pequeno sapo zen Livro 8: É melhor pensar antes de falar Livro 9: Os desafios são necessários Livro 10: A paz é a base de tudo
XIII – Amazon collection: the green paradise Book 1 - The amazon rainforest Book 2 - The jaguar (A onça pintada) Book 3 - Macaw (Arara-canindé) Book 4 - Golden Lion Tamarin Book 5 - The button (O boto) Book 6 - Frogs Book 7 - Heron (Garça-real) Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha) Book 9 - Jacaretinga Book 10 - Harpy Book 11 - Tapir (Anta) Book 12 - Snakes Book 13 - Puma Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça) Book 15 - Toucan (Tucano-toco) Book 16 - Amazonian Caburé Book 17 - Pisces Book 18 - White-faced spider monkey Book 19 - Irara Book 20 - Red macaw Book 21 - Otter (Ariranha)
XIV – The cutest pets on the planet collection Book 1 - Black Eyes, the panda bear Book 2 - The happy kitten Book 3 - The aquarium fish Book 4 - Doggy, man's best friend Book 5 - The feneco Book 6 - The rabbit Book 7 - The chinchilla Book 8 - The Greenland Seal Book 9 - The dolphin Book 10 - The owl XV – Collection “Folk legends play with numbers” Book 1: Saci plays with numbers Book 2: The Werewolf plays with decimal numbers Book 3: The Headless Mule plays with addition Book 4: Yara plays with subtraction Book 5: Cobra Honorato plays with additions of tens Book 6 : Cuca plays with subtractions from tens Book 7: O Negrinho shepherd plays with multiplication Book 8: Romãozinho plays with division Book 9: Caipora plays with geometry Book 10: Cairara plays with measurements XVI – Coleção Planeta Criança Livro 1 – O meu planeta Livro 2 – Os meus oceanos Livro 3 – A minha floresta
B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS XVII – ThM-Theater Movement: Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia Livro 3. Amor de elefante Livro 4. Gravata vermelha Livro 5. Santa Dica de Goiás Livro 6. Quando o homem engole a lua Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo Livro 15: Irena Sendler, minha Irena Livro 16: O juiz, a comédia Livro 17: A comédia do mundo perfeito Livro 18: O dia do abutre Livro 19: A chibata Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil
XVIII – Shakespeare & accountability Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare
C - PLANEJAMENTO IX – Planejamento estratégico e administração Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão Livro 5: As máximas do empreendedor Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh Livro 7: Mindset, Ação e Teatro - MAT: a nova estratégia do sucesso profissional: teoria e 370 exercícios, jogos e laboratórios teatrais
D – OUTROS XX – A pena e o amor como espada Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem Livro 3: Sobre flores e amores – poemas Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas
Sobre o autor Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias: ©Planejamento Estratégico Quasar K+; ©ThM – Theater Movement; e ©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo. Acompanhe o autor no facebook e nos blogs: 1. Cultura e educação: culturaeducacao.blogspot.com/ 2. Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/ 3. Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/ 4. Educação infantil: https://letrinhasgigantes.blogspot.com/ https://www.amazon.com/author/antonio santos antoniocarlosescritor1@gmail.com |