O novo desafio enfrentado pelos educadores é como garantir que as crianças possam se alfabetizar e continuar seu percurso escolar de forma satisfatória
Segundo Emerson de Pietri, tal
constatação apenas demonstra a importância do papel da escola na nossa
sociedade, uma vez que ela não pôde estar presente no período pandêmico
Uma pesquisa
realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), a
pedido da Alfabetiza Brasil, mostrou que apenas quatro em cada dez alunos do
segundo ano fundamental são alfabetizados. O estudo também mostrou que as taxas
de alfabetização diminuíram. Em 2019, 39,7% das crianças nessa faixa etária não
eram alfabetizadas e, em 2021, essa porcentagem chegou a 56,4%.
Emerson de Pietri,
professor da Faculdade de Educação (FE) da USP, comenta que as principais
preocupações dos educadores agora são as condições de alfabetização durante a
pandemia e os efeitos para o atual momento.
Tecnologia
e desigualdade
Segundo o
professor, no processo de alfabetização infantil houve muita desigualdade em
relação a quem tinha condições de aprender durante o período da pandemia, por
meio do acesso a tecnologias e do amparo
em casa. “Isso demonstra, de modo muito evidente, o papel da escola na nossa
sociedade. Uma vez que a escola não esteve presente e não pôde realizar o que
ela tem feito historicamente no Brasil, nós vemos que as consequências são
nefastas, se observarmos a quantidade de crianças que não conseguiram se
alfabetizar no tempo esperado”, explica. Assim ,o novo desafio enfrentado pelos
educadores é como garantir que essas crianças possam se alfabetizar e continuar
seu percurso escolar de forma satisfatória. A escola pública garante,
historicamente, que grandes camadas da população se alfabetizem.
No período da
pandemia, quem podia ter acesso à tecnologia conseguia manter um cotidiano
escolar construído com certa regularidade. Entretanto, como aponta Pietri,
isso, por si só, não garantiu que as crianças aprendessem e se alfabetizassem.
“Quem pôde se alfabetizar durante o período da pandemia foram aqueles que
tiveram acesso a recursos tecnológicos e que tiveram apoio de algum adulto
durante o processo de aquisição da escrita.”
Em contato com escolas
públicas que atendem às regiões menos favorecidas, percebeu-se que faltava
acesso a recursos tecnológicos – o que impedia que as crianças criassem um
cotidiano escolar –, e mesmo quando estes estavam presentes, muitas vezes não
havia o amparo familiar necessário para o aprendizado, o que comprometeu a
alfabetização. “O processo de alfabetização e de aprendizado, de maneira mais
ampla, depende do processo de interação entre aquele que aprende – nesse caso,
a criança – e aquele que ensina – o professor, os pais ou adultos que possam
auxiliar em um determinado momento”, pontua o professor. Ainda que as
tecnologias auxiliem na alfabetização, a manipulação de suportes adequados,
como o papel, a caneta e o lápis, também é importante para garantir que a criança
se aproxime da escrita enquanto um objeto de conhecimento.
Avaliações sobre
a alfabetização
Pietri comenta
que, muitas vezes, políticas educacionais fundamentadas nos documentos de
referência curricular se distanciam da necessidade de cuidar do contexto
educacional. “Algumas propostas de ensino, como a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC), por exemplo, são muito mais centradas no indivíduo.”
O que é proposto
na BNCC é pautado na perspectiva de que se aprende. O currículo faz uma menção,
por exemplo, ao trabalho do professor, evidenciando que o docente é importante no processo de aprendizagem. Segundo
o especialista , isso mostra o tipo de desqualificação que se observa nesse
documento sobre o trabalho desses profissionais . “O professor e a professora
não são vistos como alguém que ensina, mas quem talvez auxilie para que alguém
aprenda, o que é uma desqualificação muito grande da própria profissão”, aponta
Pietri.
O professor
aponta que esse tipo de proposta de ensino reduz o processo educativo a um dos
elementos que o compõe, que é o “de quem aprende”, e elimina dos investimentos
em educação aqueles voltados para o contexto de aprendizagem, que garante que
os professores tenham condições de ensinar e que as crianças tenham condições
de aprender. Esse contexto de aprendizagem se traduz em livros à disposição
para as crianças lerem e espaços adequados para que isso aconteça, por exemplo.
Portanto, quando apenas um dos elementos do processo aprendizagem é reforçado,
os outros contextos são deixados de lado.
Esse tipo de
política também desconsidera a enorme diversidade encontrada no País. “Diversidade
no sentido de diferenças culturais muito importantes, que impactam os modos
como se ensina e se aprende, estabelece significados para o que é a escrita,
nos diferentes valores que se conferem às práticas de escrita em determinadas
comunidades, e a desigualdade escolar, que implica nas condições daquela escola
de ensinar e no acesso das crianças a elas”, destaca o professor.
Jornal
da USP
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IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis): Livro 1. Todo dia é dia de independência Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente Livro 4. Todo dia é dia de índio
V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis): Livro 1. O mito de Sísifo Livro 2. O mito de Midas Livro 3. A Caixa de Pandora Livro 4. O mito de Édipo.
VI – Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor Livro 1: Planejar Livro 2: Organizar Livro 3: Estudar Livro 4: Exercitar Livro 5: Leitura Livro 6: Cultura Livro 7: Meditar Livro 8: Interagir Livro 9: Fazer amigos Livro 10: Respeito e motivação.
VII – Coleção Cidadania para crianças Direitos das crianças Livro 1: Gratidão, a lei do universo Livro 2: A honestidade vale a pena Livro 3: O anjinho que semeava tolerância Livro 4: O menino que disse não ao bullying Livro 5: Toda criança tem direitos Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos respirar Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava queijo Livro 8: Educação de qualidade é direito das crianças Livro 9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal Livro 10: A união faz a força Sustentabilidade ambiental Livro 11: Um dos maiores tesouros da terra, a água Livro 12: A preservação do meio ambiente Livro 13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente Livro 14: A árvore faz o meio ambiente sorrir Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem Livro 17: Lixo, o supervilão do meio ambiente Livro 18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz Livro 19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição Livro 20: Os tempos difíceis da quarentena Democracia, liberdades e constituição O ratinho Lélis explica: Livro 21: O que é democracia? Livro 22: O que são eleições Livro 23: O que é política? Livro 24: O que são partidos políticos? Livro 25: Censura X Liberdade de expressão? Livro 26: Ditadura X Liberdades individuais? Livro 27: Redes sociais e democracia? Livro 28: Minorias e democracia? Livro 29: O que é abuso do poder econômico? Livro 30: O que é demagogia? Livro 31: O que é ética?
VIII – Coleção Mundo contemporâneo Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades Livro 2: O puma explica trabalho e renda Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas Livro 5: O bicho-preguiça e a migração Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal Livro 8: A harpia confronta o racismo Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade Livro 10: O boto exige democracia e cidadania
IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia Livro 1: Boitatá Livro 2: O boto Livro 3: O caipora Livro 4: O cairara Livro 5: A cidade encantada Livro 6: O curupira Livro 7: A galinha grande Livro 8: O guaraná Livro 9: Iara, a mãe d’água Livro 10: O lobisomem Livro 11: A mandioca Livro 12: A princesa do lago Livro 13: Saci-Pererê Livro 14: O uirapuru Livro 15: O velho da praia Livro 16: O velho e o bacurau Livro 17: A vitória-régia Livro 18: O açaí Livro 19: As amazonas Livro 20: Mapinguari Livro 21: Matinta Perera Livro 22: Muiraquitã Livro 23: O rio Amazonas Livro 24: Anhangá
X – Coleção Filosofia para crianças Livro 1: O que é filosofia? Livro 2: A filosofia do amor Livro 3: O aviãozinho feliz Livro 4: O trenzinho feliz Livro 5: A lagartinha feliz Livro 6: A borboletinha feliz Livro 7: O encontro com Pitágoras Livro 8: A vida em um pinguinho de água Livro 9: O pequeno ponto azul Livro 10: Gentileza, o mel da vida
XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças Livro 1: Panda Zen e a menina azeda Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor Livro 3: Panda Zen e as mudanças Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação Livro 13: Panda Zen e o mais importante Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano Livro 15: Panda Zen e a indecisão Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão Livro 19: Panda Zen e o trabalho Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade
XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar Livro 1: O segredo da felicidade Livro 2: A gentileza pode tudo Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre Livro 4: O pequeno cachorro zen Livro 5: O pequeno gato zen Livro 6: O pequeno panda zen Livro 7: O pequeno sapo zen Livro 8: É melhor pensar antes de falar Livro 9: Os desafios são necessários Livro 10: A paz é a base de tudo
XIII – Amazon collection: the green paradise Book 1 - The amazon rainforest Book 2 - The jaguar (A onça pintada) Book 3 - Macaw (Arara-canindé) Book 4 - Golden Lion Tamarin Book 5 - The button (O boto) Book 6 - Frogs Book 7 - Heron (Garça-real) Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha) Book 9 - Jacaretinga Book 10 - Harpy Book 11 - Tapir (Anta) Book 12 - Snakes Book 13 - Puma Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça) Book 15 - Toucan (Tucano-toco) Book 16 - Amazonian Caburé Book 17 - Pisces Book 18 - White-faced spider monkey Book 19 - Irara Book 20 - Red macaw Book 21 - Otter (Ariranha)
XIV – The cutest pets on the planet collection Book 1 - Black Eyes, the panda bear Book 2 - The happy kitten Book 3 - The aquarium fish Book 4 - Doggy, man's best friend Book 5 - The feneco Book 6 - The rabbit Book 7 - The chinchilla Book 8 - The Greenland Seal Book 9 - The dolphin Book 10 - The owl
B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS XV – ThM-Theater Movement: Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia Livro 3. Amor de elefante Livro 4. Gravata vermelha Livro 5. Santa Dica de Goiás Livro 6. Quando o homem engole a lua Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo Livro 15: Irena Sendler, minha Irena Livro 16: O juiz, a comédia Livro 17: A comédia do mundo perfeito Livro 18: O dia do abutre Livro 19: A chibata Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil
XVI – Shakespeare & accountability Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare
C - PLANEJAMENTO XVII – Planejamento estratégico e administração Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão Livro 5: As máximas do empreendedor Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh
D – OUTROS XVIII – A pena e o amor como espada Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem Livro 3: Sobre flores e amores – poemas Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas
Sobre o autor Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias: ©Planejamento Estratégico Quasar K+; ©ThM – Theater Movement; e ©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo.
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