Um projeto leva bibliotecas itinerantes para comunidades carentes de Porto Alegre, transformando qualquer lugar em um espaço para a leitura. Até um posto de saúde da Zona Norte da capital gaúcha deixou de receber apenas doentes e agora também testemunha a visita daqueles que buscam por cultura. Isso é possível por causa de um projeto chamado Banco dos Livros.
“Quando o livro já cumpriu com a seu papel com a população, porque já foi lido, ou não vai ser lido, a população então nos doa e nós, como um entidade da sociedade civil, fazemos o conhecimento circular”, diz Valdir da Silveira, presidente do banco dos livros.
Uma bibliotecária que participa da ação diz que a nova geração, que já aprendeu a ler com a internet, já desenvolveu o hábito da leitura, que pode migrar para uma plataforma mais antiga de comunicação com os livros.
“Nós temos uma geração que já se acostumou a ler dentro de uma tela, seja um e-book, um computador, um tablet, mas nós temos pessoas que preferem sentir o livro, preferem ter essa sinergia com o livro”, afirma a bibliotecária Neli Miotto, prevendo que o livro ainda vai demorar décadas para desaparecer.
O banco de livros recebe cerca de 30 mil doações por ano, sendo que alguns podem até parecer velharias, mas que aos olhos de quem busca a leitura, são verdadeiras relíquias. “Sempre será útil para uma outra pessoa lê-los”, afirma a empresária Silvana de Fátima Junqueira.
Entre os livros, raridades como “Garibaldi na América”, de 1931, edição original publicada no Rio de Janeiro, publicação esta que vai passar por um processo de digitalização, e que se não fosse pelo trabalho do Banco de Livros, talvez o conhecimento se perdesse.
De volta ao posto de saúde que também foi transformando em ponto de leitura, os próprios funcionários comemoram que hoje o local não é conhecido apenas como um local onde a população busca saúde, mas também como um local onde se busca cultura.
Do
G1.com
_____________
Para saber mais, clique na capa do livro |
_____________
Para saber mais, clique na capa do livro |
____________
Clique na capa do livro para saber mais. |
Para saber mais, clique na figura |
Dramaturgo, o autor transferiu para seus contos literários toda a criatividade, intensidade e dramaticidade intrínsecas à arte teatral.
São vinte contos retratando temáticas históricas e contemporâneas que, permeando nosso imaginário e dia a dia, impactam a alma humana em sua inesgotável aspiração por guarida, conforto e respostas.
Os contos:
1. Tiradentes, o mazombo
2. Nossa Senhora e seu dia de cão
3. Sobre o olhar angelical – o dia em que Fidel fuzilou Guevara
4. O lugar de coração partido
5. O santo sudário
6. Quando o homem engole a lua
7. Anos de intensa dor e martírio
8. Toshiko Shinai, a bela samurai nos quilombos do cerrado brasileiro
9. O desterro, a conquista
10. Como se repudia o asco
11. O ladrão de sonhos alheios
12. A máquina de moer carne
13. O santuário dos skinheads
14. A sorte lançada
15. O mensageiro do diabo
16. Michelle ou a Bomba F
17. A dor que nem os espíritos suportam
18. O estupro
19. A hora
20. As camas de cimento nu
São vinte contos retratando temáticas históricas e contemporâneas que, permeando nosso imaginário e dia a dia, impactam a alma humana em sua inesgotável aspiração por guarida, conforto e respostas.
Os contos:
1. Tiradentes, o mazombo
2. Nossa Senhora e seu dia de cão
3. Sobre o olhar angelical – o dia em que Fidel fuzilou Guevara
4. O lugar de coração partido
5. O santo sudário
6. Quando o homem engole a lua
7. Anos de intensa dor e martírio
8. Toshiko Shinai, a bela samurai nos quilombos do cerrado brasileiro
9. O desterro, a conquista
10. Como se repudia o asco
11. O ladrão de sonhos alheios
12. A máquina de moer carne
13. O santuário dos skinheads
14. A sorte lançada
15. O mensageiro do diabo
16. Michelle ou a Bomba F
17. A dor que nem os espíritos suportam
18. O estupro
19. A hora
20. As camas de cimento nu
___________
Para saber mais, clique na capa do livro |
________________
AS OBRAS DO AUTOR QUE O LEITOR ENCONTRA NAS LIVRARIAS amazon.com.br:
A – LIVROS INFANTO-JUVENIS:
I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):
II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 8. Como é bom ser diferente
III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):
IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):
V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):
B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
VI – ThM-Theater Movement: