Quando terminam as aulas do
estudante Janiel Vieira, de 14 anos, no período da manhã, ele começa uma nova
maratona no povoado de Cabeceira Alta, a 80 km de Rio Verde, no sudoeste de
Goiás. Após adquirir aprendizados na escola, ele usa o período da tarde para
repassar o que sabe aos outros. Foi desta forma que ele alfabetizou o pai, a
avó e alguns vizinhos da comunidade rural onde vive.
O adolescente, que sonha se
formar em pedagogia, improvisou um espaço no fundo do quintal de casa e criou
sua própria sala de aula. Com livros doados pela escola onde estuda, ele ensina
um grupo a ler e escrever. "No momento em que estou ensinando, também
estou aprendendo. Vou levar isso para o resto da minha vida", diz o
menino.
Além da leitura, o pai de Janiel, o trabalhador rural Jerônimo Vieira, também
aprendeu matemática com o filho. "A divisão eu aprendi com ele. Não sabia
nada e com ele eu aprendi muito", diz, orgulhoso.
Já a aposentada Claudina Cabral, avó de Janiel, teve o privilégio de receber
aulas particulares. Com livros emprestados e usando as paredes de placa como
quadro negro, ela aprendeu a ler. "Depois que ele começou a me dar aula,
eu melhorei muito. Fico muito entretida com as aulas dele", conta.
Monitor
O estudante ainda concilia as aulas na comunidade com o cargo de monitor para
alunos menores na escola. Uma das atividades que ele mais gosta é o cantinho de
leitura, onde mostra às crianças que é possível viajar mesmo sem sair de onde
está.
"Ele ajuda a gente a aprender algumas palavras que a gente ainda não sabe. É uma coisa diferente, onde a gente nunca foi e pode ir ao mundo da leitura", diz Adriele Cabral, de 8 anos.
"Ele ajuda a gente a aprender algumas palavras que a gente ainda não sabe. É uma coisa diferente, onde a gente nunca foi e pode ir ao mundo da leitura", diz Adriele Cabral, de 8 anos.
Professor de Janiel, Renato Prado não mede elogios ao falar do garoto e conta
que vai tentar ajudá-lo em seu maior desejo. "Ele tem o sonho de fazer
pedagogia e voltar para Cabeceira Alta como professor. Nós vamos abrir todas as
portas e incentivá-lo sempre que possível", diz.
Do G1
__________________________
Clique na capa do livro para saber mais. |
Para saber mais, clique na figura |
Dramaturgo, o autor transferiu para seus contos literários toda a criatividade, intensidade e dramaticidade intrínsecas à arte teatral.
São vinte contos retratando temáticas históricas e contemporâneas que, permeando nosso imaginário e dia a dia, impactam a alma humana em sua inesgotável aspiração por guarida, conforto e respostas.
Os contos:
1. Tiradentes, o mazombo
2. Nossa Senhora e seu dia de cão
3. Sobre o olhar angelical – o dia em que Fidel fuzilou Guevara
4. O lugar de coração partido
5. O santo sudário
6. Quando o homem engole a lua
7. Anos de intensa dor e martírio
8. Toshiko Shinai, a bela samurai nos quilombos do cerrado brasileiro
9. O desterro, a conquista
10. Como se repudia o asco
11. O ladrão de sonhos alheios
12. A máquina de moer carne
13. O santuário dos skinheads
14. A sorte lançada
15. O mensageiro do diabo
16. Michelle ou a Bomba F
17. A dor que nem os espíritos suportam
18. O estupro
19. A hora
20. As camas de cimento nu
São vinte contos retratando temáticas históricas e contemporâneas que, permeando nosso imaginário e dia a dia, impactam a alma humana em sua inesgotável aspiração por guarida, conforto e respostas.
Os contos:
1. Tiradentes, o mazombo
2. Nossa Senhora e seu dia de cão
3. Sobre o olhar angelical – o dia em que Fidel fuzilou Guevara
4. O lugar de coração partido
5. O santo sudário
6. Quando o homem engole a lua
7. Anos de intensa dor e martírio
8. Toshiko Shinai, a bela samurai nos quilombos do cerrado brasileiro
9. O desterro, a conquista
10. Como se repudia o asco
11. O ladrão de sonhos alheios
12. A máquina de moer carne
13. O santuário dos skinheads
14. A sorte lançada
15. O mensageiro do diabo
16. Michelle ou a Bomba F
17. A dor que nem os espíritos suportam
18. O estupro
19. A hora
20. As camas de cimento nu
___________
Para saber mais, clique na capa do livro |
________________
AS OBRAS DO AUTOR QUE O LEITOR ENCONTRA NAS LIVRARIAS amazon.com.br:
A – LIVROS INFANTO-JUVENIS:
I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):
II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 8. Como é bom ser diferente
III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):
IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):
V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):
B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
VI – ThM-Theater Movement: