domingo, 3 de junho de 2012

Narciso Yepes - Concerto de Aranjuez



Joaquim Rodrigo
Joaquín Rodrigo Vidre, Marquês dos Jardins de Aranjuez, (22 de novembro 19016 de julho 1999) foi um compositor e um pianista virtuoso espanhol.

Apesar de ser cego desde a mais tenra idade, ele atingiu grande sucesso. Rodrigo é considerado como um dos compositores que mais popularizou a guitarra na música clássica do século XX, e seu Concerto de Aranjuez é um dos pináculos da música espanhola. Mais, aqui. 

Narciso Yepes
(Lorca, 14 de novembro de 19273 de maio de 1997) foi um guitarrista espanhol.

Yepes nasceu em uma família de origem humilde em Lorca, Região de Múrcia. Seu pai lhe deu sua primeira guitarra quando tinha quatro anos de idade. Ele tomou suas primeiras lições de Jesus Guevara, em Lorca. Mais tarde, sua família mudou-se para Valência, quando a Guerra Civil Espanhola começou em 1936.

Quando ele tinha 13 anos, ele foi aceito para estudar no Conservatório de Valência com o pianista e compositor Vicente Asencio. Aqui ele seguiu os cursos de harmonia, desempenho, composição e.
Em 16 de Dezembro de 1947, fez seu début Madrid, realizando de Joaquín Rodrigo's Concerto de Aranjuez com Ataulfo ​​Argenta conduzir a Orquestra Nacional de Espanha. O sucesso esmagador do desempenho trouxe notoriedade da crítica e público. Logo depois, ele começou a excursionar com Argenta, visitando Suíça, Itália, Alemanha e França. Durante este tempo ele foi o grande responsável para a crescente popularidade do Concierto de Aranjuez. Mais, aqui.